6 vantagens de estudar em bibliotecas

Descubra algumas vantagens de estudar em bibliotecas e saiba por que motivo são um bom espaço de estudo.

6 vantagens de estudar em bibliotecas
Há muitas razões que levam os alunos a escolher a biblioteca

As bibliotecas não se limitam a guardar livros e outras publicações ou a disponibilizar o seu fundo documental, geralmente de forma gratuita, para empréstimo domiciliário. Vão muito além da promoção da leitura, da escrita e da cultura. Apresntamos, por isso, as vantagens de estudar em bibliotecas.

São lugares de abertura e dinamismo, diálogo e diversidade. Apresentam-se como espaços de aprendizagem e de estudo, apoio e partilha de informação, mas também são pontos de encontro e espaços de lazer.
 

Uma oferta cada vez mais diversificada

Ações de formação, cursos de línguas, exposições, concertos, feiras do livro, clubes de leitura, ciclos de cinema, sessões de poesia, grupos de ajuda na procura de emprego, acesso à Internet, impressão e digitalização, oficinas de escrita criativa, concursos literários, ateliers de expressão plástica, troca de manuais escolares, visitas guiadas, conferências ou sessões de apresentação de livros — representam apenas algumas das propostas que habitualmente nos levam à biblioteca.

Há, obviamente, muito mais a descobrir e muito trabalho pela frente, para que as bibliotecas se mantenham atualizadas, relevantes e sejam capazes de rentabilizar os múltiplos tesouros que as habitam. No entanto, a par desse esforço e trabalho contínuo, as bibliotecas já disponibilizam uma multiplicidade de serviços absolutamente indispensáveis ao país e aos seus cidadãos.

Entre todos esses serviços, a consulta e o empréstimo de livros continuam a ser os motivos mais frequentes para nos deslocarmos à biblioteca, embora muitos alunos dos ensinos básico, secundário e superior também a procurem, por exemplo, para estudar, pesquisar informação, realizar trabalhos de casa ou trabalhos de grupo.
 


Principais vantagens de estudar em bibliotecas


Estudar em bibliotecas traz um conjunto de vantagens para os alunos:
 
  • Acesso rápido e gratuito a milhares de livros impressos e eletrónicos, jornais, revistas, enciclopédias, dicionários, gramáticas, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutoramento, documentos digitalizados, filmes, álbuns e muitos outros recursos;
  • Espaços destinados ao estudo individual (áreas silenciosas, com interdição do uso de telemóveis, que proporcionam maior concentração), ao estudo coletivo (salas para pequenos grupos, onde poderão realizar trabalhos, trocar ideias e conversar em tom moderado) e espaços de leitura informal;
  • Possibilidade de utilizar serviços de fotocópias, impressão e digitalização de documentos;
  • Acesso gratuito à Internet (nos computadores da biblioteca ou através de uma rede sem fios);
  • Serviço de cafetaria, existente em muitas bibliotecas (espaço ideal para pequenas pausas durante o estudo);
  • Possibilidade de empréstimo domiciliário, mediante a apresentação do cartão de leitor (sempre que os alunos pretendam continuar o estudo em casa).

Para além de todas estas vantagens, a biblioteca é um lugar calmo e propício ao estudo porque:
 
  • Evita algumas distrações e interferências, mais frequentes em casa (televisão, visitas inesperadas, ruídos incómodos);
  • Permite ao aluno estudar rodeado de outras pessoas (tornando a tarefa menos solitária e porventura mais motivante, influenciada pelo exemplo e pelos hábitos de estudo dos outros alunos);
  • E está, geralmente, aberta ao público de segunda a sábado (muitas vezes, com horário alargado em período de exames).

Veja também: