AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Estudar no estrangeiro: dicas

Se está a pensar ir estudar no estrangeiro, saiba que há inúmeros factores que deve ter em conta antes de ir. Este artigo ajuda-o a conhecê-los melhor!

Estudar no estrangeiro: dicas
Os conselhos mais úteis.
  • A experiência académica além fronteiras pode ser muito vantajosa.

Estudar além fronteiras é há muito uma excelente oportunidade para ganhar conhecimento e construir um currículo diferente. A experiência de estudar no estrangeiro pode tornar-se apelativa por variadíssimas razões que não se prendam apenas com o lado profissional.
O enriquecimento pessoal, a aprendizagem de novas línguas, o confronto com o desconhecido, entre outros factores, são ferramentas que nos constroem e acabam por ser fundamentais ao longo de todo o percurso académico e profissional.
 
Conheça o melhor e o pior de estudar no estrangeiro e aponte algumas dicas que o podem ajudar numa possível adaptação.
 

Quais as opções para estudar no estrangeiro?

Todas as opções são possíveis no estrangeiro, dependendo de país para país, claro. Mas desde os estágios, passando pelas licenciaturas, MBA ou simplesmente cursos de línguas, qualquer pessoa poderá optar e tentar a sua sorte lá fora, mediante também a altura da vida em que se encontrar.
 
 

Vantagens e desvantagens de estudar no estrangeiro

Antes de fazer a mala e se pôr ao caminho, analise bem os prós e contras de deixar o conforto do país, da família e dos amigos e passar a fronteira à procura de um mundo melhor. Há muitas vantagens, mas também existem algumas desvantagens que devem estar em consciência. Saiba quais.
 

Vantagens

  • Contacto com novas culturas, novos costumes
  • Aprendizagem ou aperfeiçoamento da língua do país escolhido
  • Experiência pessoal única
  • Conhecimento de novas pessoas
  • Valorização do Currículo Vitae
  • Contacto com outras formas de ensinar e trabalhar
  • Ganho de uma perspectiva mais crítica sobre o país
 

Desvantagens

  • Distância de casa, da família e dos amigos
  • Habituação a uma nova cultura, a uma nova língua e uma nova rotina
  • A aposta financeira é sempre alta
  • Nem sempre estamos preparados para lidar com situações difíceis sozinhos
  • Dificuldade de ambientação ao tipo de modelo de ensino
 
 

Melhores destinos:

Os países, as cidades e o mundo em geral vão mudando ao longo dos anos. A verdade é que o melhor destino para se estudar há 20 anos será o mesmo de agora. Segundo estudos recentes, aqui ficam os três melhores destinos para se estudar além fronteira.
 

1. Reino Unido

As universidades do Reino Unido têm vindo a dar cartas nas mais diversas áreas. A qualidade do ensino é reconhecida a nível mundial e a oferta de universidades é imensa. O clima não é de todo parecido com o de Portugal, mas nada que uma alteração de indumentária não possa resolver!
 

2. Austrália

Talvez pela dimensão e pelas mais de 50 universidades, a Austrália é um dos países predilectos para quem quer ir estudar para fora. O clima, a gastronomia, a mistura de culturas permite à Austrália ser um destino simpático e que oferece grandes perspectivas de emprego. Melbourne, Sydney e Perth são os destinos preferidos.
 

3. EUA

Os Estados Unidos da América vão residir sempre no imaginário de todo o mundo. Ter a oportunidade de viver lá, mesmo que por um tempo determinado, é o sonho de muitos jovens que cresceram em contacto com a cultura americana. A diversidade cultural e o espírito aberto ao mundo ajuda em muito à integração de qualquer pessoa que decida ir para lá estudar. Embora Nova Iorque possa ser o destino mais desejado, Boston e São Francisco são destinos de eleição para os estudantes.


Veja também: 6 países onde é possível estudar de graça
 
 

Dicas antes de viajar

  • Antes de sair do país, há alguns sítios onde pode procurar dicas interessantes. Consulte aqui o Portal das Comunidades Portuguesas.

  • Tente sempre escolher o país de destino pelas referências e qualidade de ensino na sua área e não porque possa ser um destino que quisesse visitar ou porque está na moda. Na altura de arriscar no futuro, é importante que se aposte também na qualidade de cada opção.

  • Faça muito bem as contas de quanto poderá gastar ao ir estudar para fora, mediante o país que escolher.
 

Melhores universidades

Se quiser pesquisar as melhores universidades de cada país, utilize este simulador.
 
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
  Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: