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Ética profissional – a competência que marca a diferença!

Entre as competências mais valorizadas pelos empregadores está a ética profissional. Descubra porquê!
 

Ética profissional – a competência que marca a diferença!
Descubra se tem ou não

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisPor ser quase impossível de se ensinar, a ética profissional é um bónus que qualquer empregador procura num candidato tecnicamente bem preparado. Da base ao topo das organizações, o comportamento ético dos colaboradores tem um impacto altamente positivo sobre as relações interpessoais, o ambiente e a cultura organizacionais.
 

O que significa ter uma conduta ética no trabalho?

Ética profissional é um conjunto de standards de comportamento corporativo, organizacional e pessoal esperado dos colaboradores de uma empresa.
Por outras palavras, ter uma conduta ética é saber construir relações de qualidade com colegas, superiores, subordinados e clientes, contribuir para o bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição perante os stakeholders: acionistas, clientes e a sociedade em geral.

Assim, pode dizer-se que a ética profissional é uma estratégia de employer branding – a imagem da organização que os colaboradores projectam para a sociedade em geral, com impacto directo sobre a sua reputação e capacidade de atracção de novos talentos. Por isso é tão valorizada por quem recruta.


 

Os 8 princípios que caracterizam a ética profissional
 

1 - Honestidade

Dizer a verdade e assumir a responsabilidade pelas suas decisões, quer estas tenham resultados positivos ou negativos.

2 - Sigilo

Parte da riqueza e do valor acrescentado de uma empresa reside em conhecimento organizacional, ou seja, em conhecimento construído pela organização como um todo, com o contributo de todos os envolvidos. Por vezes, este conhecimento traduz-se no registo de marcas e de patentes; outras vezes, permanece na empresa de forma tácita. Um profissional ético deve ser sigiloso quanto às informações e conhecimentos da e acerca da sua empresa, protegendo-a da concorrência.

3 - Competência

Quando aplica as suas competências técnicas no exercício das suas funções, o profissional pode fazê-lo de forma ética esforçando-se por ter um comportamento de orientação para a qualidade do serviço.


4 - Prudência

Respeitar a hierarquia da empresa sem interferir nas áreas de actuação dos colegas e dos superiores é fundamental para criar e manter boas relações de trabalho e é sinal de ética profissional. Se tem muito interesse por um projecto da responsabilidade de um colega, procure trabalhar em equipa.


5 - Humildade

Esta é uma característica fundamental na relação com colegas, superiores, subordinados e clientes. Pessoas realmente competentes não necessitam de exercer uma postura de arrogância!


6 - Imparcialidade

Não confunda as relações pessoais com as profissionais. Poderá ter colegas com quem partilha actividades extra-profissionais, mas em contexto de trabalho isso não deve interferir na tomada de decisão nem na discussão de pontos de vista.


7 - Cumprimento de normas da empresa

As regras da empresa devem aplicar-se a todos. Ao agir em benefício próprio, estará a prejudicar os seus colegas.


8 - Melhoria contínua

Este é um princípio que deve guiar a sua actuação na empresa desde o primeiro dia até ao último. Mesmo quando já sabe que o seu vínculo com a empresa não se irá prolongar, seja profissional e faça um trabalho de qualidade até ao fim!
 


Não se esqueça:

Todos os profissionais mobilizam competências técnicas e conhecimentos específicos para o bom desempenho das suas funções. Porém, estas competências e estes conhecimentos são aplicados de formas diferentes, consoante o quadro de valores éticos de cada profissional.

É a ética profissional que fará com que, a longo prazo, um candidato se destaque dos demais que, à partida, eram tão tecnicamente competentes como ele. Mesmo em cargos de liderança, e porque cada vez se valoriza mais a liderança baseada no exemplo, a ética profissional é uma característica pessoal essencial para ser bem sucedido.

Exercite a sua ética profissional:
  • Reflicta sobre situações-dilema da sua vida em que teve um comportamento ético
  • Em entrevista de emprego, se lhe perguntarem se tem ética profissional, dê exemplos!
  • Perante uma situação complexa no trabalho, evoque os seus valores fundamentais, e os da empresa, antes de tomar uma decisão.

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