Publicidade:

Etiqueta à mesa: o que deve e o que não deve fazer

Saber a correta etiqueta à mesa pode poupar-nos alguns embaraços e ajudar-nos a passar uma boa imagem . Vamos saber como em 15 dicas simples?

Etiqueta à mesa: o que deve e o que não deve fazer
Sugestões para impressionar todos à sua volta

Não há como negar: a etiqueta à mesa é importante, ainda que haja quem a desvalorize hoje em dia. Saber como comer e que comportamentos são adequados à mesa pode revelar muito sobre nós. Atente nas nossas dicas para conseguir cumprir as regras e deixar a imagem correta de si.

Etiqueta à mesa: 15 dicas para não errar


etiqueta à mesaFonte: Pixabay/rawpixel

O que não deve fazer?

  • Nunca sopre a comida – isso são apenas as crianças que podem fazer em casa para arrefecer o que vai no garfo. Deixe que os seus alimentos arrefeçam naturalmente. Soprar-lhes é falta de elegância à mesa.
  • Nunca cuspa comida para o seu guardanapo – se houver necessidade de retirar algum alimento da sua boca, como uma espinha de peixe, faça-o com a ajuda do garfo e pouse na beira do prato.
  • Nunca corte o pão com uma faca – sim, deve retirar pequenos pedaços de pão com as mãos e só depois usar a faca para barrar a manteiga.
  • Não comece a comer antes dos outros – se está acompanhado, o momento certo para começar a comer é quando todos estiverem servidos, nunca antes.
  • Não fale com a boca cheia – termine sempre de mastigar antes de falar. Falar com a boca cheia não é apenas deselegante, mas também prejudica a comunicação.

O que deve fazer?

talheres

  • Segure corretamente a faca – nunca empunhe a faca no ar, ou a agarre como se fosse trinchar a carne no talho. Seja elegante, colocando o indicador ao longo da faca.
  • Use corretamente os talheres – o garfo deve estar na mão esquerda e a faca na mão direita. Os talheres estão sempre dispostos de fora para dentro, de acordo com o que vai ser serviço. Assim, o primeiro talher que vai usar é o que está mais longe do prato.
  • Use o guardanapo corretamente – ele deve estar pousado no seu colo e, quando necessário, ser levantado com elegância para limpar os lábios com pequenos toques. Nunca limpe os dentes com o guardanapo.
  • Indique que terminou a refeição com os talheres – os talheres devem ficar juntos para um dos lados do prato ou para o centro. Para acertar sempre: quando acabar de comer, deixe os talheres na posição 16h20.
  • Beba com moderação – beber socialmente significa ser moderado e equilibrado. Não exagere. Se vai beber vinho, tenha sempre ao lado um copo d’água.
  • Levante-se com graciosidade – se, por algum motivo, tiver de se levantar da mesa durante a refeição, faça-o com calma e deixe o guardanapo pousado na cadeira.
  • Passe as travessas corretamente – se tiver de fazer chegar uma travessa ao outro lado da mesa, não se debruce ou levante; passe sempre a travessa à pessoa que estiver à sua direita.Os talheres menores, que ficam em cima do prato, são os talheres de sobremesa.
  • Azeitonas – use o garfo sem o apoio da faca para levar a azeitona à boca (sem espeta-la) e para retirar o caroço da azeitona da boca. Pegue o caroço do garfo com a mão e pouse num espaço vazio do prato. Também pode usar as mão para levar a azeitona à boca e retirar o caroço da boca.
  • Espinha de peixe – retire da boca com os dedos discretamente e pouse num espaço vazio do prato.
  • Fotos – se o prato é muito bonito e é inevitável tirar uma foto, nunca use flash e poste apenas depois.

Seguindo as nossas dicas, saberá que impressiona os que o rodeiam e evitará embaraços desnecessários. As nossas atitudes e comportamentos à mesa podem influenciar significativamente as pessoas que nos estão a conhecer.

Preparado para colocar em prática as nossas 15 dicas de etiqueta à mesa?

Veja também:

Limpeza e Arrumação