AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Etiqueta no trabalho: 6 dicas essenciais

A sua imagem profissional vai além do seu desempenho profissional. A etiqueta no trabalho é essencial para que se destaque. Veja como.

Etiqueta no trabalho: 6 dicas essenciais
Conheça algumas dicas que podem influenciar o seu sucesso profissional.

As regras de etiqueta no trabalho podem ser um fator determinante para o seu sucesso profissional. Ter boas qualificações académicas é importante, mas a chave para uma carreira de sucesso só será sua se a isso acrescentar uma boa postura e bons relacionamentos interpessoais.
 
No fundo, destacar-se no mundo de trabalho passa por ser capaz de conjugar todos os fatores a seu favor, seja a sua experiência ou desempenho profissionais, as suas competências e a forma como se comporta ou enquadra no seu ambiente laboral.
 

Etiqueta no trabalho: um caminho para o sucesso

Se por etiqueta considera apenas boas maneiras e comportamentos no âmbito das suas relações pessoais, está muito enganado. A etiqueta vai além de saber “estar à mesa” ou algo do género. Na realidade, estas regras de boa conduta devem ser aplicadas também no seu local de trabalho e nas suas relações profissionais. Seguir algumas regras de etiqueta no trabalho vai ter um impacto direto no seu ambiente laboral e influenciar positivamente os níveis de produtividade – os seus e os das pessoas que o rodeiam.
 
Mas afinal sabe quais as regras de etiqueta no trabalho que deve seguir? Não? Nós ajudamos.
 

1. Seja Humilde

Nunca fez mal a ninguém. Independentemente da sua posição na empresa onde trabalha, deve esforçar-se por manter um bom ambiente de trabalho. Ninguém é melhor que ninguém, ninguém sabe tudo e todos precisam da ajuda de alguém a determinada altura. Seja humilde o suficiente para reconhecer que necessita da colaboração dos que o rodeiam.
 

2. Respeite para ser respeitado

Não deve ser novidade. Esta é uma máxima que deve aplicar a todos os âmbitos da sua vida. Lembre-se que deve tratar os outros como gostaria (ou quer!) ser tratado. O respeito conquista-se e nada melhor que dar o exemplo.
 

3. Tenha cuidado com a sua imagem

Não é a primeira vez que aqui falamos disto. Tenha cuidado com a sua imagem e adeque o seu estilo e indumentária ao ambiente de trabalho em que está inserido.
 

4. Evite atrasos

Seja para chegar ao local de trabalho, para participar numa reunião ou para entregar o trabalho deve evitar ao máximo atrasos ou incumprimento de prazos. Além de dar um má imagem de si enquanto profissional, pode ser encarado como uma falta de respeito para com as suas chefias e/ou colegas. No caso de não conseguir cumprir com os prazos estipulados, fale com as pessoas envolvidas e comunique a nova data prevista para a entrega dos trabalhos.
 

5. Seja educado e cordial

Já diz o ditado: "A educação cabe em qualquer lugar". Aplique esta máxima com frequência. Afinal de contas não “dói” assim tanto dizer um simples “bom dia” às pessoas com quem trabalha ou se cruza todos os dias, seja o seu chefe, os seus colegas, o segurança, etc.
 

6. Cuidado com o tom de voz que utiliza

Se partilha o gabinete com outras pessoas esta é uma regra de ouro. Tenha atenção ao tom de voz que utiliza para evitar incomodar as pessoas à sua volta. Se gosta de estar concentrado no seu trabalho o mesmo se aplica aos seus colegas, por isso evite falar demasiado alto.
 

Um “jogo de cintura” constante…

Resumidamente é isto. O seu sucesso profissional depende da sua capacidade de adaptação (o “jogo de cintura”). E aqui insere-se também a etiqueta no trabalho. Os exemplos que mencionamos, são apenas isso, exemplos; uma pequena amostra de cuidados que deve ter no seu dia-a-dia mas que podem fazer toda a diferença para que se destaque.
 
Lembre-se que o mundo laboral atual é uma avaliação permanente. Todos os dias é observado e as suas ações são analisadas ao detalhe: a forma como lida com os imprevistos, como ultrapassa os problemas no trabalho e a forma como lida com as pessoas que o rodeiam. Por isso, não descure a sua etiqueta profissional.
 
Veja também: