Os 10 eventos desportivos mais valiosos do mundo

A Forbes descobriu quais os 10 eventos desportivos mais valiosos do mundo. Aqui fica a lista elaborada.

Os 10 eventos desportivos mais valiosos do mundo
Consegue acertar no nº1?

Já conhece os 10 eventos desportivos mais valiosos do mundo? Segundo uma lista elaborada pela revista Forbes, os Estados Unidos da América continuam a ser peritos na divulgação de espetáculos desportivos – possuem seis eventos nesta lista de 10. O ranking tem como base o valor de marca de cada evento e o lucro gerado pelas competições. Consegue adivinhar o nome dos 10 eventos?
 

Os eventos desportivos que movimentam mais milhões

 

10. Liga dos Campeões da UEFA

O evento que ocupa a décima posição da lista de 10 eventos desportivos mais valiosos do mundo não nos é nada estranho. A tão dinamizadora e aliciante liga milionária, que continua a entrar-nos casa adentro às terças e quartas-feiras, não é capaz de chegar aos calcanhares dos maiores eventos. Surpreendido? São “só” 116 milhões de euros…
 

9. Daytona 500

Ou as 500 milhas de Daytona. Já ouviu falar? Esta é uma das mais tradicionais provas do automobilismo americano e a principal prova da NASCAR Sprint Cup. Existe desde 1959 e desafia os pilotos a percorrer 500 milhas (800 quilómetros). Há até quem a apelide como "o Superbowl das corridas de stock car". Movimenta quase 122 milhões de euros.
 

8. World Series

Mais um evento realizado nos Estados Unidos que figura na lista de 10 eventos desportivos mais valiosos do mundo. A World Series é a série final (7 jogos) do campeonato de basebol da Major League Baseball, disputada entre os campeões da Liga Nacional e da Liga Americana. Basebol? Dinheiro? Sim… Cerca de 135 milhões de euros.
 

7. Campeonato de Basquetebol Masculino da NCAA

As finais de basquetebol universitário nos Estados Unidos da América atingem uma proporção inimaginável para muitos europeus. Mas não é por acaso que o Campeonato de Basquetebol Masculino da National Collegiate Athletic Association (NCAA) ocupa a 7ª posição desta lista. São quase 142 milhões de euros.
 

6. College Football Playoffs

Mantemo-nos dentro das competições da National Collegiate Athletic Association (NCAA) mas debruçamo-nos agora sobre o futebol americano, um desporto que goza de grande fama do outro lado do Atlântico. E é, uma vez mais, jogado a nível universitário! Agora, pense… São 146 milhões de euros!
 

5. Wrestlemania

A Wrestlemania é capaz de movimentar quase 165 milhões de euros! Não é por acaso que é o maior o maior evento de luta livre existente no mundo e ainda o principal evento anual em pay-per-view da World Wrestling Entertainment, Inc. (WWE). Realiza-se, geralmente, entre final de março e início de abril.
 

4. Mundial de futebol da FIFA

O desporto-rei ocupa mais um espaço na lista dos 10 eventos desportivos mais valiosos do mundo! O Mundial de futebol, organizado pela FIFA, é capaz de captar a atenção de milhões de espetadores por todo o mundo. O suficiente para movimentar cerca de 210 milhões de euros.
 

3. Jogos Olímpicos de Inverno

Surpreendido? Apesar de não terem grande expressão em Portugal, os Jogos Olímpicos de Inverno cativam, de quatro em quatro anos, milhões de fãs. Se estiver curioso em relação a este evento, guarde já na agenda: de 9 a 25 de fevereiro, na Coreia do Sul. A nível monetário… são quase 261 milhões de euros.
 

2. Jogos Olímpicos de Verão

Não era difícil de adivinhar, pois não? Muitos não fazem ideia mas os Jogos Olímpicos de Verão têm uma expressão bastante assinalável a nível global. Pela diversidade de modalidades e ainda pelo número de nacionalidades que lá participam. E chegam a movimentar quase 335 milhões de euros. Um absurdo, certo? Mas que não chega sequer aos calcanhares do…
 

1. SuperBowl

Ainda restavam dúvidas? O SuperBowl tem atingido uma dimensão astronómica nos últimos anos. Não só pelo jogo em si mas também por todo o espetáculo envolvente. Não é só o encontro que define o grande vencedor do campeonato da NFL National Football League, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. É muito mais para além disso! É também o dia que regista o segundo maior consumo de comida nos Estados Unidos, só atrás do Dia de ação de graças, e o evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão. Está curioso relativamente a números? São cerca de 576 milhões de euros. 


Veja também: