Saiba mais informações sobre o mercado livre de energia

Preço fixo de energia durante 2 anos. Oferta de 3 meses do serviço Smart

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero saber mais

5 formas de evitar os insetos em casa

Ter insetos em casa pode ser não só extremamente desagradável, como potencialmente perigoso: aprenda as técnicas para se ver livre deles.

5 formas de evitar os insetos em casa
Técnicas a aplicar já

Com a chegada do tempo quente, a preocupação com os insetos em casa aumenta. Há diversas formas de evitarmos a sua presença nas nossas casas, até porque além de muito desagradáveis, os insetos podem também ser perigosos, uma vez que são potenciais portadores de doenças.


Acabe com os insetos em casa agora

Os mosquitos podem transformar-se rapidamente num grande problema, pois reproduzem-se com muita facilidade e prejudicam não só as pessoas como também as plantas. Aliás, as plantas são um dos focos de atenção para conseguirmos controlar as populações de insetos em casa.


1. Mantenha a sua casa bem isolada

É muito importante que todas as portas e janelas estejam bem isoladas, isto porque os insetos precisam de pouco espaço para conseguir entrar em sua casa. Além disso, em noites quentes, não pode ter as luzes acesas dentro de casa e as portas abertas. Escolha: ou as luzes ligadas, ou as janelas abertas.


2. Construa armadilhas

Uma excelente armadilha para insetos é encher um frasco de vidro com vinagre de cidra de maçã (até meio) e cobri-lo com um plástico. Prenda o plástico com um elástico e faça pequenos furos com um palito. O cheiro do vinagre fará com que os insetos entrem no frasco, mas não conseguirão sair.


3. Não tenha fruta muito madura na banca da cozinha

Quando a fruta está muito madura ou mesmo podre, ela acaba por atrair insetos que se manterão na sua casa enquanto tiverem onde se alimentar e reproduzir. Por isso é extremamente importante que opte por guardar a fruta no frigorífico e que deite fora a fruta podre ou outros materiais orgânicos em decomposição. Isto é, deite o lixo fora e evitará focos de interesse para os mosquitos.


4. Faça um inseticida caseiro

Use uma embalagem de spray e encha-a com água. Junte uma dose de detergente líquido de limão e com essa solução ensaboada borrife as plantas que possam estar a ser foco de insetos na sua casa. Pode usar qualquer outro tipo de detergente, desde que não seja demasiado abrasivo, pois poderá danificar a planta. Esta solução não afasta os insetos, mata-os. Após uma hora, passe as folhas da planta por água limpa para evitar danos causados pelo detergente.


5. Despeje óleo na sua banca da cozinha

Muitas vezes não conseguimos encontrar a origem dos mosquitos. Pode acontecer que eles estejam a aparecer dos seus canos, por exemplo da banca da cozinha. Para garantir que isso não acontece, deite um pouco de óleo vegetal (cerca de 60ml) no ralo e feche-o bem usando uma fita adesiva, com o lado pegajoso para baixo. Faça apenas um ou dois pequenos furos na fita para que os mosquitos sintam o ar e subam o cano. Retire a fita no dia seguinte e saberá se há insetos nessa zona se estiverem colados à fita.

Livre-se dos insetos na sua casa aplicando estas técnicas simples e eficazes.

Veja também: