Como evitar perder dinheiro nos seus investimentos

Siga algumas regras que o vão ajudar a preservar o seu dinheiro e que evitam que o perca com erros mais ou menos fáceis de evitar. Conheça as nossas regras para não perder dinheiro

Como evitar perder dinheiro nos seus investimentos
Todos detestam perder dinheiro. Mas há que saber que quem investe está permeável a perder dinheiro.

Todos detestamos perder dinheiro. Dinheiro que muito nos custou a ganhar evapora-se com alguma facilidade se o investirmos sem uma estratégia bem delineada. Antes de lhe darmos algumas dicas que o vão ajudar a evitar perder o seu dinheiro, queremos que saiba que para conseguir enriquecer terá de assumir alguns riscos. E quem assume risco pode perder o seu dinheiro. Assim, esteja pronto para perder algum dinheiro mas invista com cautela.


Diversifique os seus riscos:

Quem investe está permeável ao risco dos seus investimentos. Para reduzir os seus riscos deverá diversificar os seus investimentos. Comprar ativos de diversa natureza, diferentes classes de ativos e ativos que não estejam relacionados entre si. Para diversificar com alguma segurança poderá recorrer aos fundos de investimento que fazem grande parte do trabalho por si.


Cuidado com os custos e comissões:

Uma forma de perder dinheiro é o pagamento de custos, comissões e impostos. Assim, se quer poupar algum dinheiro deverá evitar efetuar demasiadas transações nos seus investimentos e manter uma política de investimento mais estável. Assim, irá reduzir os seus custos e pagar menos impostos.


TOME NOTA:
É fácil perder dinheiro no mundo dos investimentos. Para ganhar dinheiro terá de assumir riscos, mas o importante é geri-lo de forma eficiente.

Produtos de baixo risco:

Se quer manter a estabilidade da sua carteira de investimentos ao mesmo tempo que procura algum retorno, deverá investir em produtos com baixo risco. Por exemplo, optar pelos depósitos a prazo, certificados de aforro ou fundos de investimento em obrigações. Não se esqueça, contudo, que sendo produtos de baixo risco irão ter níveis de retorno tendencialmente muito baixos. Não vai enriquecer ao investir nestes produtos mas pelo menos irá garantir que não perde o seu dinheiro.


Assuma os seus erros:

Errar é humano. É normal que cometa alguns erros nos seus investimentos. O que não é normal é não aprender com os erros e insistir em repeti-los. A melhor forma de melhorar enquanto investidor é assumir que errou e vender investimentos que estejam a perder dinheiro. Já reparou que muitas pessoas dizem que só perdem dinheiro quanto venderem os seus ativos? Faz algum sentido? Perde dinheiro a pessoa que tem os seus ativos abaixo do valor de compra. Assuma os erros e parta para outros investimentos.


Defina regras:

Os grandes investidores são aqueles que têm um conjunto de regras que lhes possibilitam regular os seus comportamentos. Estas regras são fundamentais quando está a perder dinheiro. Exemplos de regras:
  • Vender o meu investimento se estiver a perder 5%;
  • Vender o meu investimento se estiver a ganhar 25%;
  • Não investir em ações que já valorizaram mais de 15% nos últimos 3 meses.

Defina as suas regras e saiba que estas existem para o seu sucesso e para o bem das suas finanças. Certamente que não quer perder dinheiro pelo que deverá conhecer os seus hábitos e perceber que o mundo do dinheiro nos costuma dar a volta à cabeça!


Veja também: