Publicidade:

4 dicas para evitar que o seu telemóvel seja espiado

É essencial manter o smartphone tão privado quanto possível. Usar código de bloqueio é obrigatório. Descubra mais dicas para evitar que o telemóvel seja espiado.

4 dicas para evitar que o seu telemóvel seja espiado
Medidas simples para que não lhe espiem o telemóvel

Há já bastante tempo que os telemóveis deixaram de ser dispositivos limitados à realização de chamadas e envio de mensagens. Hoje, praticamente toda a gente tem um smartphone, que é um dispositivo que guarda muitos dados pessoais: chamadas, mensagens, e-mails, dados bancários, etc.

É importante proteger estes dados e manter a sua privacidade intacta, tanto quanto possível. Saiba como evitar que o seu telemóvel seja espiado.

Como evitar que o seu telemóvel seja espiado


1. Cuidado com onde (e com quem) deixa o telemóvel

telemovel espiado

Parece básico, mas é essencial. É a forma mais simples de impedir que lhe mexam no smartphone: se tiver sempre o dispositivo consigo, ninguém vai poder pegar nele e espiar.

Esta é uma dica que a maioria das pessoas não precisa, dado o hábito vincado que têm de andar sempre com o telemóvel. Mas nunca é demais lembrar: transporte sempre este dispositivo consigo, nos bolsos ou na mala.

2. Use apps para monitorizar a localização do telemóvel

telemovel espiado

Pode instalar apps que monitorizem a localização do telemóvel, o que pode ser útil caso não saiba onde deixou o smartphone ou suspeite que alguém pegou nele.

Estas aplicações podem mostrar também um registo da atividade do telemóvel, incluindo as chamadas e mensagens enviadas e recebidas. Pode aceder a esta informação através do computador.

3. Ative o bloqueio de ecrã

codigo de bloqueio

É a primeira linha de defesa contra intrusos a funcionar quando não está perto do gadget. Coloque um código de bloqueio, padrão, e/ou ative o desbloqueio através da leitura de impressões digitais e/ou deteção facial no ecrã do dispositivo.

O desbloqueio através da identificação facial e da impressão digital é preferível, uma vez que não pode ultrapassar esta barreira através de tentativas.

Verifique nas definições se o telemóvel fica desbloqueado durante muito tempo após o desbloqueio (pode querer reduzir este tempo se achar que é pouco). É inconveniente ter de desbloquear o dispositivo com muita frequência, mas é uma forma eficaz de evitar que lhe espiem o telemóvel.

Caso escolha o bloqueio através de um código, selecione um código que não envolva o seu ano de nascimento e opte sempre por códigos com vários dígitos. Deve alterar este código de vez em quando.

4. Desative a opção que permite o aparecimento de notificações no ecrã bloqueado

telemovel espiado

Algumas notificações aparecem no ecrã mesmo quando o telemóvel está bloqueado. Vá às definições e desative esta funcionalidade. Isto porque estas notificações aparecem mesmo que o ecrã esteja bloqueado e exibem conteúdo, como mensagens, e-mail, etc. Basta olhar para o ecrã e qualquer pessoa pode ver.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.