AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Evoluir na carreira: 8 características essenciais

Conheça algumas das características mais comuns das pessoas que querem evoluir na carreira.

Evoluir na carreira: 8 características essenciais
Quer crescer profissionalmente? Então continue a ler.

Evoluir na carreira não é um dado adquirido. Principalmente numa fase em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Se ambiciona subir na carreira o melhor é pôr já mãos à obra. Aprenda com quem não perde uma oportunidade. Descubra quais são as principais características das pessoas que querem crescer profissionalmente.

8 Caraterísticas que o vão ajudar a evoluir na carreira

Se é daqueles que pensa que alguns anos de experiência o “vão recompensar” talvez queira repensar a sua estratégia ou vai acabar por “esperar sentado” pelo sucesso. Os profissionais que querem evoluir na carreira e crescer profissionalmente não perdem tempo e procuram a sua sorte. Sim, porque a sorte procura-se e o sucesso constrói-se. Saiba o que ajuda os profissionais de sucesso a evoluírem.
 

1. Não temem novos desafios

Profissionais de sucesso não têm medo de enfrentar novos desafios. Aliás, tendem a encarar esses desafios como oportunidades de aprendizagem e de crescimento. Sejam novos projetos, novas chefias, novas instalações, novas equipas, tudo os ajuda a crescer e a evoluírem como profissionais. Se quer evoluir na sua carreira aprenda a aceitar estes desafios e a usá-los em seu favor. Os seus empregadores vão ver com “bons olhos” essa atitude e – aí sim – vão começar a premiar a sua capacidade de iniciativa e profissionalismo.
 

2. Encaram os fracassos como oportunidades

Tal como os desafios, também os fracassos e as falhas podem ser boas ferramentas de aprendizagem. Os profissionais que querem evoluir profissionalmente sabem disso e, como tal, sabem tirar uma “lição” dessas falhas. Não só aprendem como podem melhorar, mas também como evitar repetir esses mesmos erros no futuro. Esta capacidade permite-lhe lidar com as emoções de forma positiva e isso, certamente, tem influência o seu sucesso.

 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.

3. São confiantes

Não basta querer algo é preciso acreditar que é capaz de o conseguir. E para evoluir na carreira o princípio é o mesmo: há que acreditar em si, no seu trabalho e no caminho que traçou para si. Se você acreditar em si, as pessoas que o rodeiam terão também mais facilidade em acreditar nas suas capacidades e a vê-lo como um líder, algo que lhe pode ser muito útil para conseguir aquela promoção que tanto ambiciona, por exemplo.
 

4. São otimistas

Ninguém gosta de trabalhar com pessoas pessimistas e que não fazem mais nada que não queixar-se de tudo e de todos ou a criar obstáculos a tudo e mais alguma coisa. Aqueles que crescem profissionalmente não veem problemas, mas sim soluções e formas de ultrapassar as dificuldades. São otimistas natos.
 

5. Aceitam o feedback do seu trabalho

Não só aceitam como estão sempre recetivos a ouvir o que os outros têm a dizer sobre o seu trabalho, a receber novas indicações, críticas construtivas e sugestões de melhoria. E mais, aprendem com esse feedback e implementam mudanças com vista a melhorarem.
 

6. Querem sempre mais

Para evoluir é preciso querer que isso aconteça e, sobretudo, trabalhar para isso. Por exemplo, se quer subir na estrutura da empresa em que se encontra a trabalhar deve mostrar-se disponível para assumir mais e novas responsabilidades e mostrar-se interessado nesse crescimento e em dar o seu melhor (sempre!).
 

7. São bons negociadores

E não, não falamos no sentido estrito de conseguir um bom negócio para a empresa. Também, mas não só. Há mais negociações a acontecerem e muitas delas têm lugar no seu ambiente de trabalho. Os profissionais que evoluem nas suas carreiras são capazes de valorizar o trabalho e as pessoas em seu redor para que todos se sintam motivados e contribuam para o sucesso da equipa e da empresa.
 

8. São flexíveis

Isto não significa que deixe de ter vida pessoal para se dedicar exclusivamente ao trabalho, mas apenas que esteja disponível para – quando e se necessário - participar num projeto de “última hora” ou dar resposta a pedidos extra que possam surgir. Os seus chefes vão aperceber-se da sua flexibilidade e disponibilidade e, certamente, vão ficar agradados.
 

Prepare-se para evoluir

Boas notícias para si. As características que enumeramos não têm que nascer consigo; todas podem ser trabalhadas e desenvolvidas. A sua evolução e o seu sucesso profissional estão nas suas mãos, portanto de que está à espera? Comece já a trabalhar para isso.

E então tem o que é preciso para evoluir na carreira? 


Veja também: