Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

8 exames que deve fazer fazer regularmente

Saiba quais são os exames a fazer que lhe podem salvar a vida.

8 exames que deve fazer fazer regularmente
Faça exames regularmente para evitar problemas de saúde

Independentemente da idade ou do seu estado de saúde, uma vez por ano  deve consultar o seu médico de família para fazer um check-up geral.

É importante também, ter em conta os exames a fazer para despiste de algumas doenças graves. Neste artigo apresentamos uma lista destes exames e um breve resumo sobre cada um.


8 exames a fazer regularmente


Despiste do cancro do intestino

Só em Portugal, o cancro do intestino é a causa de morte de mais 4 mil pessoas por ano. Na maior parte os casos, a perda de sangue nas fezes é um sintoma de outros problemas não tão graves, mas também constitui um sinal de alerta para o cancro do intestino.

Um dos exames a fazer regularmente, principalmente se tiver historial deste tipo de cancro na sua família, ou mais de 50 anos, será fazer um exame simples que implica apenas a recolha de fezes para posterior análise laboratorial.
 


Despiste do cancro cervical

O exame ginecológico ou Papanicolau, é o método preventivo do cancro do colo do útero, permitindo detectar a presença de cancro cervical em fase inicial e verificar a presença infecções e células cervicais fora do normal.
A liga portuguesa contra o cancro aconselha as mulheres a realizarem o rastreio a partir dos 21 anos, ou três anos após terem iniciado a sua atividade sexual, de dois em dois anos.
 


Análise dos níveis de colesterol

O colesterol em excesso acumula-se nas artérias, e aumenta o risco de doenças cardiovasculares como o enfarte ou AVC.
Como muitas vezes os sintomas são impercetíveis, é necessário realizar exames regularmente.
 


Controlo da tensão arterial

A tensão arterial elevada danifica as paredes arteriais e, consequentemente, enfraquece o coração, o que aumenta gravemente o risco de problemas cardíacos, AVC e doenças nos rins. Procure realizar o exame de controlo da tensão arterial com regularidade



Despiste do cancro da mama

É aconselhado auto-exame da mama de forma regular e a realização de mamografia e ecografia mamária não podem ser dispensadas pois são a melhor forma de garantir um diagnóstico precoce do cancro da mama.
 

Despiste do cancro da próstata

Se apresentar sintomas ou resultados de exames que sugiram cancro da próstata, o médico irá questionar acerca da sua história clínica e familiar, irá observá-lo (exame físico) e poderá, ainda, pedir exames laboratoriais.
Estes exames podem incluir  análises à urina para detectar a presença de sangue ou infecção, análises ao sangue e toque rectal.
 


Exames aos olhos

Um dos exames a fazer com regularidade é a análise ocular, pois, além de detectar problemas nos olhos que revelam a necessidade de usar óculos, também podem detetar sinais precoces de várias doenças, como diabetes e glaucoma, antes que estas se manifestem através de outro qualquer sintoma percetível.
 


Exame da pele

É importante cuidar da pele e estar atento a alterações ou ao aparecimento de novos sinais. A maioria é inofensiva, mas alguns podem desenvolver-se e transformar-se numa forma anormal, mas muito agressiva de cancro de pele, o melanoma.
Se reparar que um sinal mudou de cor, tamanho ou forma, deve consultar o seu médico de imediato. 

Veja também: