Publicidade:

8 dicas para se preparar para os exames de Cambridge

Os exames de Cambridge são provas necessárias em processos de recrutamento para estágios, emprego ou mesmo formação. Prepare-se!

8 dicas para se preparar para os exames de Cambridge
Exames de Cambridge: tudo o que precisa de saber

Num mundo cada vez mais dominado pela língua inglesa, é conveniente não só dominar esse idioma, mas também ter um comprovativo que ateste que o domina mesmo. Os exames de Cambridge são provas apresentadas com cada vez maior frequência nos processos de admissão a estágios internacionais, cursos universitários ou empregos. Vamos saber mais.

Exames de Cambridge: tudo o que necessita de saber


Os exames Cambridge English Language Assessment são reconhecidos por escolas, universidades, e empresas dos setores público e privado nos países de língua inglesa. Tal significa que ter sucesso num exame Cambridge English dá-lhe um certificado internacionalmente reconhecido que prova o seu nível de inglês.

Em Portugal, os exames da Universidade de Cambridge são realizados em fevereiro, março, maio, junho, julho, outubro, novembro e dezembro de cada ano.

ingles

Locais onde os exames são realizados

Em Portugal, os exames de Cambridge são realizados em 13 locais: Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães, Aveiro, Viseu, Leiria, Entroncamento, Setúbal, Almada, Parede, Sines e Abrantes.

Os candidatos são classificados numa escala de 1 a 9 (a maior parte das universidades requerem uma classificação de 6.0 ou superior).

Preços

Certificar o seu nível de inglês recorrendo a este tipo de provas tem um custo que varia com o nível de complexidade do exame: os preços em 2018 variam entre os 97 e os 197 euros.

Cursos de preparação

Recomendamos que se inscreva num curso de preparação para o exame. O British Council oferece um curso intensivo de 10 semanas, no qual se poderá familiarizar com o exame, progredir e treinar. Poderá também fazê-lo na EF, ou na International House Porto.

Tipos de exames Cambridge

Escolha o exame que melhor se adequa a si e às suas necessidades:

  • Inglês Geral;
  • Young Learners (YLE) – para crianças dos 7 aos 12 anos;
  • Inglês Comercial, para comunicar eficazmente em Inglês em situações profissionais diárias;
  • Inglês Jurídico e Financeiro – conhecimentos de Inglês necessários para lidar com as áreas do direito internacional, contabilidade e finanças internacionais;
  • Qualificação de Professores – Teaching Knowledge Test TKT – destina-se a professores de todos os níveis de ensino e grupos etários.

Como se inscrever

A inscrição pode ser feita online. Preencha o formulário online, selecione o seu exame, data e local. Preencha com os seus dados pessoais o exame pretendido e faça o pagamento.

De seguida, descarregue e assine a declaração de fotos. Será tirada uma foto tipo passe a todos os candidatos inscritos no dia do teste de expressão oral ou no dia do teste escrito. Esta fotografia é obrigatória.

Resultados dos exames

Por norma os resultados serão conhecidos quatro semanas depois da data do exame.

Duração do exame

Um exame de Cambridge dura dois dias. No primeiro são avaliadas as capacidades de leitura e análise, escrita e oral. Cada módulo demora uma a duas horas, dependendo do nível do aluno. Geralmente, a parte oral do exame acontece num dia separado e demora cerca de 15 minutos.

Validade do exame de Cambridge

Uma diferença importante entre os diplomas é a validade do seu resultado. Um certificado Cambridge é válido para o resto da sua vida, enquanto que o IELTS e o TOEFL – outros reputados exames de língua inglesa – registam o seu nível de inglês num determinado momento da sua vida e, por essa razão, são válidos por apenas dois anos.

Vejam também: