5 exames médicos que deve fazer aos 50 anos

Com o avançar da idade, os cuidados de saúde devem ser redobrados. Saiba quais são os exames essenciais para homens e mulheres a partir dos 50 anos.

5 exames médicos que deve fazer aos 50 anos
A chegar aos 50 anos? Conheça os exames que deve fazer

Com a saúde não se brinca. Como em quase todas as matérias, a prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para evitar males maiores. A saúde não é, obviamente, exceção. Saber os exames que deve fazer a partir de determinada idade pode ser fulcral para prevenir doenças. Deve, portanto, estar atento às doenças que têm como um dos principais fatores de risco a idade. Conheça 5 exames que deve fazer a partir dos 50 anos.

A chegar aos 50 anos? Faça estes exames médicos

Colonoscopia

Segundo a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva, a colonoscopia “permite diagnosticar o cancro coloretal ao detetar lesões malignas ou pré-malignas no intestino” e é um dos exames que deve fazer aos 50 anos. No entanto, quando há registo de historial familiar, a colonoscopia deve ser efetuada aos 45 e repetida a cada cinco anos.

Segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o cancro do cólon é o terceiro com maior incidência em Portugal e, por dia, morrem, em média, dez pessoas com cancro retal.

Densitometria óssea

Trata-se de um exame que mede a densidade dos ossos e recomenda-se que seja feito a partir dos 65 anos. No entanto, no caso de fraturas vertebrais ou da anca e/ou de magreza exagerada, o exame de densitometria óssea deve ser efetuado mais cedo.

Este exame permite diagnosticar a osteoporose. Sublinhe-se que depois da menopausa, há uma perda de massa óssea abrupta, conforme informa o Instituto Português de Reumatologia. O exame deve ser repetido a cada dois anos, se tiver osteoporose e se estiver a fazer tratamento.

Exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico)

Todos os homens devem marcar uma consulta anual com um urologista a partir dos 45/50 anos, idade em que o risco de ser diagnosticado cancro da próstata (um dos mais comuns entre os homens) aumenta.

Assim, deve efetuar, sempre e em conjunto, a dosagem de PSA, toque retal e ultrassom da próstata por via retal. Isto porque o toque retal nem sempre consegue detetar um cancro que apresenta dosagem de PSA, assim como nem todos os tumores apresentam altas dosagens da proteína PSA. O exame de toque retal deteta outras doenças além do cancro da próstata.

exames medicos

Mamografia

Na Europa, o carcinoma da mama é o tumor com maior incidência na mulher. A mamografia é fulcral para o diagnóstico precoce do cancro da mama, pois consegue detetar a patologia antes de surgirem queixas ou alterações no exame clínico.

Este é um exame que deve efetuar a partir dos 35 anos e complementado com uma ecografia mamária. A partir dos 50 anos, deve ser feito anualmente.

Exames aos olhos

Particularmente a partir dos 50 anos, deve controlar o risco de cataratas ou até mesmo glaucoma, através de exames aos olhos. O exame é ainda mais importante para quem tem diabetes ou problemas de metabolismo. Nestes casos, é importante visitar o oftalmologista com maior frequência.

Veja também: