AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O nosso exemplo de Carta de Apresentação

A Carta de Apresentação é o seu primeiro contacto com o possível empregador. Confira as nossas dicas para exemplo de Carta de Apresentação.
 

O nosso exemplo de Carta de Apresentação
Siga as nossas dicas e faça uma boa carta de apresentação

Antes de avançarmos para o exemplo de Carta de Apresentação, convém referir que este é um instrumento de apresentação formal que deve ser resumida, simples e apelativa. Usar uma Carta de Apresentação juntamente com o seu currículo poderá ser bastante útil, pois ajudará o possível empregador a conhecê-lo melhor.

Em situações de candidatura espontânea, a Carta de Apresentação é muito importante e deve ser vista como uma estratégia para se dar a conhecer e conseguir, com isso, uma oportunidade profissional. Antes de proceder ao envio, faça o seu estudo de mercado e adapte o seu currículo e Carta de Apresentação ao lugar e à empresa que pretende contactar.

Mas a Carta de Apresentação não é só utilizada em situações de candidaturas espontâneas. São também várias as vezes que para responder a um anúncio de emprego lhe é pedido, para além do currículo, uma Carta de Apresentação.

Dirija a sua carta sempre à pessoa certa e, nunca é de mais alertar, cuidado com os erros ortográficos e gramaticais! Passemos então ao exemplo de carta de apresentação.


Estrutura e exemplo de carta de apresentação

1º Parágrafo: refira o motivo que o leva a procurar a empresa e a querer candidatar-se ao posto de trabalho. Comece com uma frase forte sem entrar em clichés. Seja direto e original.

2º Parágrafo: relacione a sua formação e experiência com a atividade da empresa e demonstre como poderá ser útil. Tenha cuidado com a arrogância, mas também não precisa de ser demasiado modesto.

3º Parágrafo: disponibilize-se para entrevista, desperte o interesse em querer conhecê-lo melhor.

4º Parágrafo: despeça-se cordialmente.

A carta deverá ser datada, assinada e fazer referência ao currículo que acompanha.
 

Exemplo de Carta de Apresentação

(Nome do candidato)
(Morada)
(Telefone/Telemóvel)
(E-mail)
(Localidade, dia, mês e ano)
Exmo. (a) Sr. (a)

(Nome do destinatário/Cargo/Empresa),

O meu nome é ______________________________ e sou licenciado(a) em ______________, pela ____________________________. O meu objetivo é desenvolver as minhas capacidades e aplicar os conhecimentos adquiridos numa empresa a operar a nível multinacional.

Ao longo do meu percurso académico e profissional, desenvolvi várias atividades tais como, _____________________________, que me permitiram adquirir experiência prática na(s) área(s) de __________________________. Encaro com entusiasmo a possibilidade de integrar uma empresa de prestígio e líder no mercado neste ramo de actividade.

Comunico-lhe total disponibilidade e interesse em aprofundar as razões desta candidatura.

Na certeza que esta carta merecerá a melhor atenção de V.Exa., subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

(Assinatura do candidato)

Anexo: Curriculum Vitae

Veja também: