AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 exemplos de currículos

Seja um aspirante ao primeiro emprego ou um profissional experiente, um currículo faz a diferença. Veja de seguida os 4 exemplos de currículos e escolha.

4 exemplos de currículos
Escolha o que melhor se enquadra no seu perfil

O currículo, curriculum vitae ou CV, é uma apresentação da sua trajetória académica e profissional. Este documento deve apresentar as suas informações pessoais e qualificações académicas e profissionais, ou seja, deve comunicar de forma sucinta e eficaz as suas qualidades e experiências profissionais em qualquer um dos exemplos de currículos que escolha.
 
Tem a sua importância, claro que sim, mas não basta ter um excelente percurso profissional e académico para o seu currículo ser considerado um bom currículo. O conteúdo é importante, mas a forma também. É essencial que o currículo seja apresentável e bem redigido. A escolha do formato de currículo é fundamental. Apresentamos-lhe 4 exemplos de currículos para que possa escolher o que melhor se adequa ao seu percurso profissional e académico.
 

4 exemplos de currículo para download


1. Exemplo de currículo simples


2. Exemplo de currículo Europass


3. Exemplo de currículo limpo


4. Exemplo de currículo diferente



7 dicas para um bom currículo


1. Síntese

Concentre-se no essencial para mais facilmente ser analisado numa primeira leitura.
 

2. Primeiro emprego?

Se é o seu primeiro emprego, não exagere no número de folhas do currículo para disfarçar a falta de experiência profissional, uma ou duas folhas são suficientes. Comece pela educação e formação e dê destaque a estágios ou atividades de voluntariado realizadas.
 

3. Candidatos experientes

Para os candidatos mais experientes, o ideal é não exceder as três folhas. Seja direto e verdadeiro. Inclua apenas a informação necessária para o cargo a que se candidata. Por exemplo, se tem várias formações, escolha apenas as que se relacionarem com a área que está a concorrer.
 

4. Resposta a anúncio

Caso responda a um anúncio de emprego, assegure-se que cumpre todos os requisitos solicitados e anexe o que for preciso, carta de apresentação ou certificados, por exemplo. Seja claro, conciso, use frases curtas, seja criativo, e, seja qual for o exemplo de currículo, adapte o seu CV em função do posto a que se candidata.
 

5. Reler, reler e reler

Antes de o enviar a um possível empregador, releia atentamente o seu currículo, verifique se tem erros ortográficos ou gramaticais. Peça a amigos para o lerem também para se certificar de que o conteúdo é claro e de fácil compreensão.
 

6. Informação

Seja qual for a formatação do exemplo do currículo escolhido, no topo deve aparecer o seu nome completo, morada e dados de contato, telemóvel ou telefone e correio electrónico. O segundo ponto deverá ser a vaga ou função a que pretende candidatar-se.
 

7. Estrutura

A seguir, apresente as suas habilitações, aptidões e competências de forma clara e lógica para valorizar os seus pontos fortes. Comece pelas mais recentes. Nas informações adicionais, no final, aproveite para colocar informações que julgue importantes para a sua candidatura.  
 
Veja também: