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5 exercícios de alongamento sem sair da secretária

Dores musculares de costas são consequências da má postura de quem trabalha numa secretária. Uma forma de as reduzir é realizar exercícios de alongamento.

5 exercícios de alongamento sem sair da secretária
Em apenas alguns minutos ficará mais relaxado e pronto para voltar ao trabalho

Os exercícios de alongamento são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, aumentam a a flexibilidade, agilidade, previnem lesões e contraturas. Estes exercícios podem também ajudar em situações de stress ou ansiedade visto que, para além de relaxarem o corpo, são também benéficos para a mente.

Confira os 5 exercícios de alongamento que lhe apresentamos, ative os seus músculos e tendões e reduza desta forma as consequências negativas de passar oito horas de trabalho sentado a uma secretária.

Os movimentos dos exercícios de alongamento devem ser sempre lentos e suaves. Quando se exercitar, sinta os músculos a alongar. É normal sentir alguma tensão muscular, mas não exagere, não force essa tensão. O exercício de alongamento serve para relaxar e não é suposto provocar a dor.

E não se esqueça de respirar, inspire e expire calmamente, acompanhe os movimentos dos exercícios de alongamentos com a respiração.


5 exercícios de alongamento


1. Exercício de alongamento para a cabeça e pescoço

Rode a cabeça da esquerda para a direita e rode novamente para a esquerda. Repita o exercício, entre 2 a 3 vezes.



2. Exercício de alongamento das costas e pescoço

Sentado na cadeira, com as costas direitas, estique os braços acima da cabeça. Entrelace as mãos, vire as palmas das mãos para o teto. Sem deixar cair a cabeça para trás, olhe para o teto. Aguente nesta posição cerca de 30 segundos e volte a uma posição de relaxamento. Repita mais uma vez.



3. Exercício de alongamento das pernas

Posicione o tornozelo da perna esquerda sobre o joelho da perna direita cruzando as pernas. Alongue a coluna em direção ao teto, aguente a posição por 30 segundos. Retome uma posição de relaxamento do corpo e repita o exercício de alongamento com a outra perna.



4. Exercício de alongamento dos braços

Estique o braço direito para a frente do tronco, segure o cotovelo com a mão oposta e puxe-o em direção a si. Para dar mais intensidade ao exercício de alongamento, mantenha o braço que está a alongar relaxado, neste caso é o direito, e vire a cabeça na direção oposta. Mantenha a posição por 30 segundos, relaxe e repita o exercício com o braço esquerdo.



5. Exercício de alongamento com torção do tronco

Sentado na cadeira e sem mover as ancas, inspire e tente virar a cabeça e ombros para as costas da cadeira enquanto expira. Respire calmamente, segure as costas da cadeira com as mãos e conte até 5. Regresse lentamente à posição inicial e repita do outro lado.

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