Exercícios de inglês online: onde, quando e como

Praticar e testar os próprios conhecimentos é uma forma eficaz de fazer uma autoavaliação e detetar fraquezas. Descubra dicas de exercícios de inglês online

Exercícios de inglês online: onde, quando e como
Se quer medir a sua evolução no idioma, teste os seus conhecimentos

Já todos sabem: não faltam motivos para aprender inglês. Mas se quer ser um craque no idioma, vai ter de dominar o assunto. Não é segredo para os experts na língua inglesa: não basta memorizar a gramática e os vocábulos.

A proficiência é alcançada quando trazemos a língua para a vida real, percebemos como ela funciona e sabemos como ela é usada no dia-a-dia.

Para conquistar esse objetivo, temos para si três importantes dicas para fazer exercícios de inglês online – e praticar a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Esqueça as desculpas. Está na hora de investir na prática.

Veja neste artigo a importância dos exercícios na aprendizagem, descubra 3 formas criativas de praticar inglês online e tome nota das nossas 4 dicas para inserir o idioma no seu dia-a-dia.

 

Porquê exercitar o inglês?

A resposta é simples: porque não se ganha intimidade com a língua se não a dominarmos do ponto de vista prático. A conversação em inglês, por exemplo, é um dos fatores determinantes para isso – e esse importante passo não é dado se nos dedicarmos apenas à memorização de regras gramaticais. É preciso exercitar e há muitas formas de o fazer.

O estudo e a prática do inglês elevam os conhecimentos no idioma e são fundamentais para que a aprendizagem seja consolidada. Porquê exercitar? Porque qualquer ideia de exercício faz-nos lembrar que ainda não dominamos a língua e que é necessário investir em mais carga de esforço pessoal. Isso, em particular, é essencial para quem está a aprender novos idiomas. Lembre-se: é possível entender textos, memorizar palavras e regras gramaticais, mas se não exercitar o que aprende durante os estudos, nunca vai adquirir fluência.

 

Entenda a importância dos exercícios de inglês

Vamos imaginar que queremos construir uma casa. Começamos por ler inúmeros manuais de instruções e procurar por todo o tipo de tutoriais sobre o assunto, mas na altura de iniciar a obra e pôr mãos ao trabalho, vai ser difícil perceber qual é o primeiro passo a dar. Levantar paredes não é uma tarefa teórica, tal como falar um idioma estrangeiro.

É certo que as primeiras tentativas de pôr uma porta ou uma janela vão falhar, por mais que tenha lido e estudado sobre o assunto. Isso acontece porque é preciso investir no treino. Com o inglês acontece o mesmo: não chega ler e memorizar, porque apenas a prática regular pode levar ao sucesso.

Felizmente, temos uma boa notícia para si: há formas criativas e divertidas de praticar o inglês e consolidar os seus conhecimentos. Tome nota das nossas 3 dicas para treinar online e usufrua da facilidade e gratuidade que o meio virtual oferece.

 

3 formas criativas de praticar e exercitar o inglês online

 

1. Divirta-se a treinar o inglês

A rede de escolas British Council disponibiliza uma infinidade de exercícios para treinar inglês online. Para tornar ainda mais aliciante a aprendizagem, os exercícios são organizados por temáticas e pode escolher a forma mais interessante de treinar. São incontáveis opções de aplicações móveis, atividades, vídeos, jogos, áudios, puzzles  – e muito mais.

Há exercícios dedicados aos mais novos, aos adolescentes, ou a quem procura desenvolver habilidades mais comerciais e levar o melhor do inglês para o mercado de trabalho. Mas estas são apenas algumas das muitas possibilidades, pois o portal LearnEnglish oferece ainda muito mais. Vale a pena espreitar.

 

2. Treine o inglês com áudio

O ZapEnglish é um site simples de usar e completamente gratuito, onde é possível testar os conhecimentos através de exercícios práticos e curtos. São testes de respostas rápidas e exercícios baseados na repetição de áudios – uma excelente aposta para quem quer trabalhar a pronúncia.

 

3. Exercite o inglês com falantes nativos

O WeSpeke é uma rede social direcionada para o intercâmbio online de idiomas, onde é possível praticar a língua através de conversas com nativos. De forma gratuita, pode encontrar parceiros para praticar o inglês e trocar informações – através de áudio, texto ou vídeo.

 

5 formas de trazer o inglês para a vida real

Para além de praticar o inglês através dos exercícios, que tal criar métodos alternativos de encaixar a língua no seu dia-a-dia? Há muitas formas de praticar e dar continuidade à sua aprendizagem. Tome nota das 5 sugestões que temos para si:

 

1. Traduza as músicas favoritas

Esta é uma das formas mais divertidas de expandir os conhecimentos e o vocabulário. Escolha as suas músicas favoritas e faça a tradução de cada uma. No final, vai ficar surpreso com a quantidade de novas palavras que aprendeu.

 

2. Faça tutoriais

Gosta de construir, pintar, cozinhar ou bordar? Aproveite as suas aptidões e crie receitas, tutoriais e projetos em inglês. Esta dica é particularmente boa para quem quer treinar as competências também na interpretação de textos, pois o conteúdo deve ser bem mais leve e natural.

 

3. Faça amizades fora de fronteiras

Conhecer estrangeiros é uma excelente forma de praticar inglês. Pense: onde vão os estrangeiros que visitam a sua cidade? Perca a timidez, vá ter com eles e aproveite para iniciar ótimas conversas em inglês.

 

4. Tome nota das suas tarefas

Faça a sua agenda em inglês. Uma consulta médica, uma reunião de trabalho, um jantar com amigos ou mesmo a lista de compras do supermercado. Sempre que for apontar as tarefas diárias, faça-o em inglês.

 

5. Acompanhe uma série

Escolha uma série que seja falada em inglês e assista com regularidade. Deixe que o áudio esteja na versão original, abra mão das legendas em português.

Pronto para praticar? Use as nossas dicas e aprenda inglês com prazer.

Veja também:

Continuar a Ler

Os mais vistos