Exercícios para compensar excessos do Natal com benefícios a longo prazo

Exercitar-se 45 minutos todos os dias pode ajudar a compensar os excessos do Natal.

Exercícios para compensar excessos do Natal com benefícios a longo prazo
Mantenha-se ativo sempre

A prática de atividade física é benéfica para o corpo e mente em qualquer altura, no entanto, os exercícios para compensar excessos do Natal podem ser o ponto de partida para um início de ano mais saudável.

Pesquisas mostraram que o sedentarismo, ainda que num curto espaço de tempo, pode causar efeitos a longo prazo no corpo humano. Um estudo realizado pela Universidade de Bath, no Reino Unido, revelou que estes danos podem ser controlados com a prática diária de 45 minutos de uma atividade física. O estudo diz ainda que o benefício ocorre mesmo naqueles que consumiram um percentual calórico muito maior, facto comum nas festividades de fim de ano.

No estudo, os pesquisadores concluíram que exercitar-se em épocas de excessos alimentares, como o Natal, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e previne danos no metabolismo.

Exercícios para compensar excessos do Natal

Num grupo de 26 homens saudáveis, 13 deles praticaram apenas exercícios na passadeira por 45 minutos, enquanto a outra metade permaneceu inativa, sem praticar nenhum tipo de atividade física.

atividade

Foi recomendado aos participantes que ingerissem calorias à vontade, sem restrições. Além do consumo realizado naturalmente, as suas dietas tiveram um acréscimo calórico, manipulado pelos médicos, de 50% para os sedentários, e 75% para os que praticaram algum tipo de atividade física.

No entanto, após uma semana, o grupo de homens inativos apresentou níveis de açucares considerados elevados, enquanto o grupo de homens que fez uso dos exercícios para compensar excessos do Natal não apresentou efeitos colaterais provenientes das calorias excedentes.

Para os homens que permaneceram sedentários, o resultado foi ainda pior: de acordo com estudo das células de gordura, verificou-se que o metabolismo ficou mais lento, pouco eficaz a processar as refeições aumentadas pelas delícias das festividades.

É possível passar pelas festas de Natal de maneira saudável?

O autor do texto da pesquisa, Dr. Dylan Thompson, revelou que que foi feita uma medição da energia excedente em ambos os grupos e que os homens ativos, apesar de terem consumido ainda mais calorias, estavam bem de saúde mesmo após a semana de excessos.

Portanto, a pesquisa mostra que a melhor maneira de passar pela semana de Natal, onde a tendência é o consumo alimentar exacerbado e a inatividade física, sem causar prejuízos a longo prazo para o corpo, é realizar exercícios físicos de no mínimo 45 minutos diariamente.

jantar

É importante ressalvar que esta prática não está associada ao emagrecimento, mas sim à maneira como o corpo lida com as taxas de açúcares e ao funcionamento do metabolismo.

Exercitar-se é sempre benéfico para o corpo, e fazer das atividades físicas um hábito é a melhor maneira de garantir um corpo saudável.

Veja também: