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6 exercícios para melhorar o equilíbrio

Conheça exercícios práticos para melhorar o equilíbrio que poderá concretizar no seu dia a dia.

6 exercícios para melhorar o equilíbrio
Equilibre a sua saúde

Para melhorar o equilíbrio, há uma série de exercícios simples que trazem inúmeros benefícios para o nosso corpo. Usualmente, fala-se do exercício físico para prevenir doenças como o colesterol elevado, a hipertensão, ou mesmo a diabetes. Contudo, há outros aspetos que nos podem prejudicar à medida que envelhecemos, por exemplo as quedas.

É sabido que os nossos músculos iniciam uma caminhada de perda de massa a partir dos 40 anos, por isso é extremamente importante realizarmos exercícios que os mantenham fortes e que, acima de tudo, permitam mobilidade e equilíbrio que nos ajudarão a evitar e prevenir acidentes. Assim, os exercícios que apresentamos a seguir contribuirão para desenvolver uma consciência corporal e para melhorar o equilíbrio.


Melhorar o equilíbrio para uma relação de confiança com o corpo


1. Sente-se numa cadeira ou num banco e, a partir dessa posição, tente colocar-se de pé sem usar a ajuda dos braços e das mãos. Mantenha os membros superiores ao longo do corpo e faça força nas pernas e abdominais. Faça o mesmo exercício para se sentar. Pode fazer este exercício sempre que se sentar e levantar no seu dia a dia.


2. Mantenha-se em pé, de olhos fechados, durante alguns segundo sem procurar a ajuda de apoios. Mantenha-se ereto e consciente do seu próprio corpo e consequente equilíbrio. Este exercício simples pode ser praticado várias vezes ao dia e em vários locais. Só não perca o seu lugar na fila do supermercado por ficar demasiado tempo de olhos fechados.


3. Trace uma linha (real ou imaginária, embora a real lhe traga uma maior consciência do exercício) e caminhe sobre ela, colocando um pé na frente do outro. Comece por apoiar o calcanhar na frente do outro pé de forma a que quase se toquem. Repita este exercício para melhorar o equilíbrio sempre que quiser, pode, inclusivamente usar os motivos dos pavimentos na rua para o auxiliarem na criação de linhas retas.


4. Caminhe para a frente cerca de 10 passos e, de seguida, volte para trás, caminhando de costas, tentando usar exatamente o mesmo trajeto. Este exercício pode também ser feito para os lados, ajudando-o a melhorar o equilíbrio. 


5. Mantenha-se em pé, colocando todo o equilíbrio do seu corpo em apenas um dos pés, durante cerca de 10 segundos. Alterne. Este exercício pode ser praticado em diversas situações do nosso dia a dia e ajudam imenso na consciência que desenvolvemos da nossa própria postura.


6. Em pé, eleve uma das perna e aponte-a para a frente e para o lado. Mantenha uma postura correta e pode apoiar as mãos nos quadris. Repita o exercício com a outra perna.

Todos estes exercícios são extremamente simples e tornar-se-ão mais fáceis de executar à medida que os vamos realizando e repetindo. Para os tornar um pouco mais estimulantes pode, por exemplo, olhar para a direita e para a esquerda quando está a realizá-los. Isto aumentará o número de estímulos que o nosso corpo recebe.

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