5 experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto

Arte rupestre, pratos com sabor a História, corridas de Carnaval. São várias as experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto. Conheça 5.

5 experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto
Saiba como viajar no tempo nas Aldeias do Xisto

As 27 Aldeias do Xisto são um território cheio de surpresas e uma delas é, sem dúvida, a sua capacidade de transportar quem as visita para tempos longínquos. Parta em busca de aventuras gastronómicas, percursos pedestres com paisagens de cortar respiração ou tradições que as gentes destas terras mantêm vivas com entusiasmo. São muitas as experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto e nós sugerimos-lhe 5.

5 experiências de outros tempos a não perder nas Aldeias do Xisto

1. Uma viagem de descoberta pelas Aldeias do Xisto

5 experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto

Embarque numa viagem no tempo e surpreenda-se com os percursos pedestres, praias fluviais e aldeias de montanha que irá encontrar. Este programa de 8 dias, organizado pela A2Z Adventures em parceria com a ADXTUR, irá proporcionar-lhe a oportunidade de conhecer os saberes das gentes das Aldeias do Xisto e experimentar sabores com História.

Vai poder aprender a confeccionar queijo tradicional de cabra e pão em forno de lenha, participar em workshops de feltro, tecelagem e talha de madeira e, claro, visitar 10 Aldeias do Xisto, rodeadas de natureza. Prepare-se para noites de conforto e tradição em casas de pedra recuperadas e jantares deliciosos preparados segundo receitas tradicionais.

2. A Rota dos Pastores e da Lajeira

5 experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto

Este Caminho do Xisto de Ermida e Figueiredo vai fazê-lo recuar no tempo com a sua imensa riqueza histórica e cultural. A Rota dos Pastores e da Lajeira é um percurso pedestre que vai levá-lo a explorar vários testemunhos históricos, como as duas estações arqueológicas da Idade do Bronze e do Ferro, envoltos em paisagens deslumbrantes.

O percurso visita ainda as aldeias de Figueiredo, Santinha e Relvas e dar-lhe-á a conhecer o contraste entre as paisagens e a vegetação da Serra do Cabeço Rainho e das margens da Ribeira da Tamolha. Com início e fim no Largo da Igreja do Figueiredo, é um percurso de 13,5km que tem a duração de 5 horas. Existe a possibilidade, porém, de fazer apenas a variante (PR5.1), com 4,9km.

3. Uma visita ao Ecomuseu Tradições do Xisto

5 experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto

Este museu vivo é uma estrutura aberta que o vai levar a conhecer, de forma activa, as tradições e vivências da Serra da Lousã. Centrado nas Aldeias do Xisto de Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, e na Rede Natura 2000 da Serra da Lousã, é um espaço onde a parte humana e ambiental deste território coexiste harmoniosamente e onde vai poder escapar ao burburinho do mundo moderno.

Apadrinhe uma árvore e visite os burros Golias, Gaitano e Xisto, no Núcleo Asinino, mergulhando, sem medo, neste território tão rico a nível geológico, dos icnofósseis, da fauna e da flora.

4. Um retiro na Aldeia da Comareira

5 experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto

A Aldeia da Comareira, no concelho de Góis, é a mais pequena de todas as Aldeias do Xisto e, talvez por isso, uma das mais genuínas. Se está à procura de um sítio onde o burburinho da cidade não se faça ouvir, esta aldeia feita de casas aninhadas umas nas outras vai deixá-lo para lá de feliz.

5. A Corrida do Entrudo nas Aldeias do Xisto

5 experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto

Foi a partir de uma fotografia antiga que a Lousitânea decidiu reavivar a tradição de Carnaval nas Aldeias do Xisto. No Entrudo havia corridas às aldeias mais próximas, em que jovens e graúdos e as gentes declamavam quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias e onde (quase) tudo era permitido.

O percurso é agora feito nas aldeias de Aigra Nova, Pena, Cerdeira e Ponte do Sótão e termina com um almoço-convívio na primeira dessas Aldeias, com todos os participantes e habitantes locais. Segue-se um bailarico e o jogo do pau e, à tarde, algo a não perder: a II Edição do Desfile do Entrudo, no qual irão fazer parte cerca de dez foliões, devidamente trajados, que darão a conhecer as mais valiosas quadras do Entrudo, alusivas às Aldeias do Xisto de Góis e arredores. Este evento, que decorrerá no dia 11 de Fevereiro deste ano, é, sem dúvida, uma das experiências de outros tempos nas Aldeias do Xisto que não vai querer perder.

Onde ficar e onde comer?

Já conhece a plataforma Book in Xisto? Visite-a e faça, sem complicações, a reserva de alojamentos, restaurantes e actividades diversas nas Aldeias do Xisto.

Veja também: