AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 dicas para explicar tempo sem emprego no CV

Estar preparado para explicar tempo sem emprego no CV é fundamental para o sucesso de uma entrevista.

5 dicas para explicar tempo sem emprego no CV
Saiba responder em entrevista

A melhor estratégia passa por manter a calma e ser honesto com o recrutador. Mentir ou esconder será sempre prejudicial.

Questões de saúde e/ou familiares, licença sabática, desemprego prolongado. Motivos não faltam para explicar tempo sem emprego no CV. No entanto, esteja certo de que a forma como justificar a sua ausência do mercado laboral será sempre alvo de uma rigorosa avaliação. Afinal, quem contrata quer conhecer o perfil profissional dos candidatos.

Não se iluda! Os ‘buracos temporais’ no seu percurso profissional irão sempre despertar a atenção do recrutador. Assuma-os sem medo e conte o que se passou. Ocultar ou mentir é um erro crasso. Será descoberto e depois a sua credibilidade não será mais a mesma. A exclusão do processo de recrutamento é quase sempre imediata.


5 dicas para justificar o tempo sem emprego no CV

Esteve alguns meses ou até mais de um ano afastado do mercado laboral e foi chamado para uma entrevista. Não fique ansioso. Pense na sua resposta e quando o recrutador fizer a temida pergunta, apresente as suas razões. Vamos dar-lhe uma ajuda. Como? Deixamos-lhe, em seguida, 5 dicas para explicar o tempo sem emprego no cv.



Problemas de saúde

Naturalmente que qualquer recrutador compreende que possa ter parado por causa de uma doença e do respectivo tratamento. O importante é passar a informação de que está recuperado e pronto para regressar ‘em força’ ao mercado de trabalho. As dúvidas quanto à sua performance podem deixar quem está a contratar de pé atrás. Mostre-se seguro e confiante.



Questões familiares

Fazer uma pausa na carreira para cuidar dos filhos, nos primeiros anos de vida, ou tomar conta de um parente (doença ou acidente) é comum nos nossos tempos. Ninguém lhe pode apontar nada. No entanto, ao explicar o tempo sem emprego no CV reforce a mensagem de que essa fase já passou e que está preparado para assumir um compromisso profissional a 100%.



Desemprego prolongado

Seja assertivo na sua resposta (a empresa encerrou, despedimento colectivo, extinção do posto de trabalho, cortes financeiros) e nunca faça comentários negativos sobre a ex-entidade patronal. Aproveite sim a oportunidade para revelar como se manteve activo durante esse período. Voluntariado, formação profissional, workshops, palestras, entre outros, são bem vistos.



Licença sabática

Voltar a estudar, viajar, participar num projecto de voluntariado. Bons motivos para explicar uma licença sabática. Os recrutadores gostam de profissionais independentes, com espírito de iniciativa. Coloque o enfoque na aprendizagem (cultural, pessoal) que fez ao longo da sua pausa. Concluído esse projecto pessoal, a carreira voltou a ser a sua prioridade.



Verdade acima de tudo

Não se precipite na hora de responder. Lembre-se que tem um motivo para aquela pausa no seu CV. Seja sincero na razão, não importa qual seja. Uma mentira ou exageros não ajudam em nada. Antes pelo contrário. E atenção: se o recrutador não o questionar sobre o assunto, também não o mencione. Se ele não o fizer é porque não vê necessidade.

Veja também: