8 exportações da Madeira que os estrangeiros adoram

O arquipélago madeirense é conhecido em todo o mundo e pelos mais variados motivos. Conheça algumas das exportações da Madeira que os estrangeiros adoram.

8 exportações da Madeira que os estrangeiros adoram
Há produtos da Madeira espalhados por todo o mundo

Anualmente, entram na Madeira cerca de um milhão de turistas. Destino com diversos encantos naturais, o arquipélago tem ainda para oferecer uma gastronomia de topo e produtos tradicionais únicos, que os estrangeiros já não dispensam, mesmo quando estão no seu país de origem. Confira 8 exportações que os estrangeiros adoram, incluindo o aclamado Vinho da Madeira e, claro, o melhor futebolista do mundo.

8 exportações madeirenses que nos enchem de orgulho

Bordados

Bordado Madeira

Fonte da imagem: visitmadeira.pt

Richelieu, ponto de corda, caseado, arrendado, granito. Estes termos dizem-lhe alguma coisa? Pois bem, são os nomes de alguns dos pontos mais usados nos Bordados da Madeira, uma arte que se pratica desde o século XV. No século XIX, comerciantes britânicos instalados na ilha começaram a exportar bordados para Inglaterra, fazendo surgir uma nova dinâmica no setor e levando à sua industrialização.

Hoje, são apreciados no mundo inteiro, com destaque para o Reino Unido, Itália e Estados Unidos. Existem atualmente na ilha 30 empresas e cerca de 3000 bordadeiras, que todos os dias colocam a sua habilidade em lençóis, toalhas, naperons e muitas outras peças.

Vinho da Madeira

vinho da Madeira

Fonte da imagem: Tokyo Dayori

Sabia que o Vinho da Madeira foi a bebida escolhida para brindar à Independência dos Estados Unidos em 4 de Julho de 1776? Este néctar é apreciado um pouco por todo o mundo, sendo exportado em maior escala para França e países anglo-saxónicos.

As castas de uvas mais conhecidas usadas para produzir o Vinho da Madeira são Malvasia, Cercial, Verdelho e Boal, cultivadas em pequenos lotes de terra nas encostas das montanhas da ilha.

Se quer saber mais sobre o vinho da Madeira, sugerimos que visite a ilha em setembro: para além de ser a época das vindimas, é neste mês que se realiza a animada Festa do Vinho da Madeira.

Flores

estrelícia

Estrelícias, magnólias, ranúnculos, orquídeas (destaque para a orquídea ‘sapatinho’, um verdadeiro ex-libris da ilha), proteas, jacarandás… a lista de flores que se podem encontrar na Madeira é longa, colorida e aromática. Muitas vezes designada de “Jardim Flutuante”, a ilha madeirense fica especialmente bonita na primavera, altura em que milhares de turistas ocorrem à monumental Festa da Flor.

O seu clima subtropical e a sua terra fértil estão por detrás destes maravilhas, sendo muitas das espécies endémicas, ou seja, naturais da ilha. Parte da produção é vendida a países como Espanha e Holanda.

Bolo de mel

Bolo de Mel da Madeira

Fonte da imagem: receitasdecozinha.net

A cultura da cana-do-açúcar na Madeira faz com que o mel de cana seja um dos produtos típicos da região, usado em muitas receitas. É o caso do célebre Bolo de Mel, que leva ainda frutos secos e especiarias. Feito tradicionalmente no início de dezembro, para que chegue ao Natal com o sabor apurado, apontam-se os séculos XV e XVI como o seu período de origem.

Há quem defenda que se trata de uma receita adaptada do pudim de natal britânico, por influência dos muitos ingleses que viviam na ilha. Pode durar até um ano e hoje em dia é exportado para diversos países.

Bolo do caco

Bolo do Caco

Fonte da imagem: iguaria.com

Outro produto gastronómico muito apreciado pelos estrangeiros é o Bolo do Caco. Apesar do nome, é mais parecido com um pão do que um bolo. E consome-se como se fosse pão: barrado com manteiga de alho ou aberto e recheado com carne. O ingrediente que torna esta iguaria original é a batata doce.

Nos últimos anos, o Bolo do Caco tem vindo a ser ‘importado’ pelo continente e são vários os restaurantes fora da ilha da Madeira e da ilha de Porto Santo que o servem. E se ainda não é dos produtos madeirenses mais exportados, a receita, ou variações desta, encontra-se em vários sites internacionais.

Banana

Banana da Madeira

Fonte da imagem: vintage-surprise.pt

Numa célebre campanha publicitária, D. Dolores afirmou que para ela a banana era “a segunda melhor exportação da Madeira”. E não deve andar longe da verdade. Pelo menos em números, este fruto exótico cultivado em solo português dá alguma luta à performance do seu filho Cristiano Ronaldo.

É o produto agrícola madeirense mais exportado, sendo produzidas cerca de 20 mil toneladas todos os anos, por mais de 2800 produtores. A reboque da banana, o arquipélago tem investido na promoção internacional de outras frutas exóticas como a anona, o abacate e o maracujá.

Consulte os programas de férias na Madeira da TopAtlântico e marque  a sua viagem ao melhor preço! Saber mais aqui

Artigos em vime

Artesanato em vime, Madeira

Os Estados Unidos e os países da Europa Central são quem mais importa o artesanato em vime feito na Madeira. É na freguesia da Camacha que se concentram os artesãos, que com mãos ágeis e experientes dão forma a cestos, malotes, cadeiras e outras peças decorativas ou com utilidade doméstica.

O vime é a matéria-prima que se obtém do vimeiro, uma árvore que se dá bem em terrenos bastante irrigados. Só depois de um longo processo de transformação, que inclui o descasque, a seca e a fervura das canas, é que estas ficam flexíveis e prontas para serem trabalhadas.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo

Fonte da imagem: newsportsinfo.com

Ok, o melhor do mundo não é um produto. Mas o seu talento e o seu percurso invejável no futebol a nível mundial, faz com que feche esta lista de exportações da Madeira que os estrangeiros adoram. Afinal, a sua carreira desportiva levou os nomes de Portugal e da Madeira a recantos nunca antes alcançados.

Na ilha, não faltam símbolos relacionados com Ronaldo para os turistas levarem na memória, desde o seu Museu até ao aeroporto do Funchal batizado recentemente com o seu nome, passando pela estátua mais fotografada da ilha.

E se dúvidas houvesse sobre a sua fama e o seu impacto galáctico, bastaria atestar o desempenho do jogador do Real Madrid nas redes sociais. Peguemos nos números da sua conta de Instagram. Só aqui, conta com 106 milhões de seguidores e, à data deste artigo, a primeira foto que Ronaldo publicou nesta rede social dos seus filhos gémeos, totalizava 8 milhões de likes.

Ficou com vontade de voar até Porto Santo? A TopAtlântico tem vários programas de férias à sua espera. Ver preços aqui

Veja também: