Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Exposição solar: 5 erros a evitar

A exposição solar exige medidas de proteção que, talvez por excesso de otimismo, nem sempre pomos em prática. Veja os 5 erros mais comuns.

Exposição solar: 5 erros a evitar
Seja um veraneante responsável

Embora os perigos da exposição solar sejam amplamente debatidos hoje em dia em todos os meios de comunicação social e mesmo através do nosso médico de família, a verdade é que a maioria das pessoas ainda comete alguns erros no que concerne às medidas que deviam adotar para se protegerem dos efeitos do sol.


5 erros que pode estar a cometer na exposição solar

O cancro da pele é o tipo mais frequente de cancro para as pessoas de pele branca, sendo que 90% dos casos têm origem na exposição solar excessiva. O mais provável é que também cometa pelos menos alguns destes 5 erros relativamente à sua relação com o sol, por isso leia com atenção as nossas explicações e corrija os seus comportamentos para ficar mais protegido.

 

1. Não aplico protetor solar todos os dias

Se quando o sol está forte e as temperaturas altas as pessoas já vão reconhecendo a necessidade de aplicar o protetor, a verdade é que não pensam nisso nos dias mais cinzentos. E quando não está sol, a radiação solar UVA consegue, ainda assim, atingir a superfície terrestre, por isso é obrigatório colocar protetor. Este hábito deve ser diário, fazendo a sua aplicação cerca de 30 minutos antes de sair de casa. A maior parte dos cosméticos atuais já trazem um índice de proteção solar associado, mas se não usar nada deve começar a aplicar um creme com proteção solar todos os dias.



2. Não me exponho assim tanto ao sol

Os estudos realizados relativamente às queimaduras solares indicam que muitas das pessoas que afirmam que não se expõem muito ao sol sofreram de algum tipo de queimaduras solares. Isto significa que nem sempre as pessoas têm noção que estão expostas ao sol.



3. Quero ficar bronzeado

As modas vão-se alterando com os tempos e, hoje em dia, as pessoas acham-se mais atraentes se estiverem bronzeadas e que isso lhes dá um ar mais saudável. Porém, a verdade é que não há nada de saudável num bronzeado demasiado carregado. O bronzeado é a forma de o nosso corpo se proteger dos efeitos das radiações solares.

 

4. Quando vou para a praia, aplico protetor uma única vez

A primeira aplicação do protetor solar deve ser sempre cerca de 30 minutos antes de sair de casa. Se for para a praia ou para a piscina, deve renovar essa aplicação de duas em duas horas, ou mesmo mais frequentemente se usar protetores demasiado líquidos ou com um factor de proteção baixo. Mesmo quando os produtos dizem ser resistentes à água, depois do banho faça sempre uma nova aplicação do protetor.

 

5. Não respeito o horário mais perigoso

Muitas pessoas querem aproveitar ao máximo as suas férias e acabam por ficar na praia o dia todo, expondo-se ao sol mesmo nas horas mais perigosas. Das 12h às 16h a exposição solar é vivamente desaconselhada.

Além de corrigir estes 5 erros mais comuns, não se esqueça que, para não desidratar, deve ingerir líquidos regularmente e não só quando tem sede. É importante estar à sombra, usar roupas de algodão e fazer uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais.

Veja também: