AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 expressões a evitar no trabalho

É a falar nos entendemos mas há expressões a evitar no trabalho. Palavras ou frases mal colocadas podem dar azo a interpretações erradas.

6 expressões a evitar no trabalho
Há frases que deve evitar

A verdade é que os nossos comentários e a forma como nos expressamos podem dizer muito acerca de nós. O que nem sempre é positivo. Podemos estar a transmitir uma ideia negativa ou até a passar alguma mensagem incorrecta a quem está à nossa volta. Existem por isso expressões a evitar no trabalho.

Antes de abrir a boca, pense bem no que e como vai dizer. Pouca produtividade, hesitação, desconhecimento, irresponsabilidade. Pode não acreditar mas estas sensações pouco abonatórias (e muitas outras) passam simplesmente através do seu discurso. Já parou para pensar que a expressão “eu vou tentar” pode muito bem ser entendida como “não quero fazer mas não o vou dizer já abertamente”?

Na prática, pequenas mudanças no seu comportamento oral podem fazer toda a diferença. Esqueça a gramática e o dicionário. Tudo o que precisa é de estar concentrado e focado no essencial. Não vale a pena ficar preocupado. É simples Não vamos ajudá-lo, indicando-lhe 6 expressões a evitar no trabalho. Estude a lição e aprenda.


As 6 expressões a evitar no trabalho


1. Estrangeirismos

De uma vez por todas, esqueça a moda das palavras ou expressões estrangeiras. Quase todas estão traduzidas para português, mesmo as mais técnicas. Skills são competências, know how é saber fazer, por exemplo. Lembre-se que nem todos podem ter a sua facilidade para dominar línguas e é desnecessário criar a sensação desconfortável de exclusão num colega.



2. Conversa a mais

Neste caso concreto, não se trata tanto do conteúdo mas da quantidade. Tudo o que é demais chateia. Muitas palavras não são sinónimo de um discurso rico e com potencial. Antes pelo contrário. No mundo do trabalho, dá-se mais valor a um bom ouvinte do que a um grande falador. Seja ponderado e assertivo nos seus comentários. Vai destacar-se pela positiva.



3. Palavras de hesitação

Firmeza e convicção. Duas características cruciais no diálogo. Quando falamos, temos de nos expressar com clareza e objectividade. Os ‘portanto’, ‘no entanto’, ‘contudo’, ‘entretanto’ dão precisamente a ideia oposta. Ao utilizar estas expressões é como se não tivesse a certeza do que está dizer. Uma imagem nada benéfica numa reunião de trabalho, por exemplo. Seja directo.



4. Adjectivos e advérbios em exagero

Talvez as expressões a evitar no trabalho que mais facilmente sejam recorrentes. As pessoas adoram ‘florear’ o discurso. O problema é que depois desviam a importância e o destaque às palavras certas. Cria-se uma imagem exagerada da realidade que retira credibilidade a si, à sua opinião e às suas ideias. Usar com conta, peso e medida.



5. Calão/gíria

Lembre-se de onde está: no seu local de trabalho e não em casa ou entre amigos. É preciso ter um discurso cuidado e adequado ao ambiente. De certeza que tem colegas com idades e origens diferentes, pelo que não deve constranger ninguém com o seu vocabulário. ‘Fixe’, ‘porreiro’, ‘ó pá’, ‘bué’ não constam do dicionário de língua portuguesa.



6. Palavras/expressões com carga negativa

Em vez do tradicional ‘isto não é difícil de fazer’ porque não ‘isto é fácil de fazer’? A ideia base é a mesma mas, sejamos honestos, a segunda expressão é muito mais positiva e confiante do que a primeira. São pequenos detalhes como este que podem afectar a sua imagem. Um optimista nato ou um pouco motivado profissional? A escolha é sua.

Veja também: