Expressões e curiosidades inglesas sobre a Páscoa

Expressões e curiosidades inglesas sobre a Páscoa são o mote para aprender novo vocabulário e expressões em inglês. Amplie os conhecimentos.

Expressões e curiosidades inglesas sobre a Páscoa
Easter: the only time it’s OK to put all of your eggs in one basket!

As tradições e as datas comemorativas de um país, região ou cidade fazem parte da cultura desse local e, por isso, são geralmente incluídas no ensino e na aprendizagem de um idioma. Se o inglês é a língua que está sob a sua mira, vai gostar de conhecer a nossa lista de expressões e curiosidades inglesas sobre a Páscoa.

Com a aproximação de uma das quadras mais esperadas do ano, decidimos partilhar algumas expressões e curiosidades típicas dos ingleses sobre a Páscoa. Afinal, eles festejam o feriado em grande estilo. Este parece um ótimo mote para aprender novo vocabulário e alargar os conhecimentos. Tudo a postos para o início da aula?

7 Curiosidades inglesas sobre a Páscoa

1. Good Friday, Easter Sunday… E Easter Monday

Em Inglaterra, a Páscoa começa com a Good Friday (Sexta-feira Santa) e, de seguida, há o Easter Sunday (domingo de Páscoa). O facto curioso e que difere da nossa cultura, é que os ingleses também comemoram o Easter Monday (segunda-feira de Páscoa), ou seja, existe um fim de semana prolongado – que é conhecido como Pascoela.

2. Caça aos ovos

Quando o assunto é diversão, os ingleses têm uma tradição ímpar para agradar a miúdos e graúdos: as chamadas caças aos ovos da Páscoa, ou, em bom inglês, Easter Egg Hunts. Trata-se de uma imprescindível brincadeira que não pode mesmo faltar nas comemorações da quadra.

Nesta espécie de jogo, as famílias divertem-se à procura de ovos decorados muito bem escondidos. A atividade é tão apreciada que, em alguns casos, pode ser realizada em grandes grupos, através de diferentes instituições, organizações ou comunidades.

3. Os ingleses levam a Páscoa a sério (mas a brincar)

Os ingleses têm o costume de celebrar datas especiais com eventos públicos, muito movimento nas ruas e, nesta época em particular, é comum ver pessoas fantasiadas de coelhos gigantes com saquinhos de ovos. Parte desta tradição, que simboliza a fertilidade, também já é vista em Portugal há alguns anos. Não está a ver como? Lembre-se das amêndoas da Páscoa, de mil cores e sabores, e também dos ovos e coelhos em chocolate, que já estão muito presentes na nossa cultura.

4. A Páscoa é festa e festejo

Em Portugal, alguns católicos jejuam durante a Quaresma (período entre Carnaval e a Páscoa), deixando de comer carne às sextas-feiras. No caso da Páscoa britânica, isto não acontece. Lá, a Páscoa não tem um significado religioso.

5. Vamos celebrar a primavera?

As curiosidades sobre a Páscoa vão muito para além das questões religiosas e dos rituais doces. Numa breve pesquisa sobre as origens da Páscoa, podemos vê-la associada a antigos rituais de paganismo onde se festeja o início da primavera. Há, inclusive, festivais em torno de grandes símbolos pagãos, como o Stonehenge, um gigantesco monumento da antiguidade que fica a pouco mais de 100km de Londres.

6. Ovos de ouro

Durante o reinado de Eduardo I, a nobreza era presenteada com ovos banhados a ouro, que, com o passar dos tempos, foram substituídos por ovos de chocolate.  Assim nasceu a tradição de presentear as pessoas queridas com ovos de chocolate.

Sabia que a Inglaterra é conhecida por ter os mais bonitos e criativos ovos de Páscoa em todo o mundo?

7. O chá das cinco da Páscoa é um banquete

Para não quebrar o costume inglês, também neste período, em especial no feriado, o tradicional chá das cinco transforma-se num banquete com diferentes chás, biscoitos, bolos e outras doçuras.

Vamos agora à outra parte do nosso mote? Conheça a listagem de expressões inglesas para a Páscoa e aproveite para treinar muito os seus conhecimentos.

Expressões inglesas para a Páscoa

Feliz Páscoa!

Happy Easter!

Feliz Páscoa para os meus amigos e família!

Happy Easter to my friends and family!

Páscoa: a única altura em que se pode colocar todos os ovos no mesmo cesto!

Easter: the only time it’s OK to put all of your eggs in one basket!

Vocabulário em inglês para a Páscoa

Quaresma. Lent

Jejum. Fasting

Páscoa. Easter

Páscoa (dos Judeus). Passover

Sexta-feira Santa. Good Friday

Sábado de aleluia. Holy Saturday ou Silent Saturday

Domingo de Páscoa. Easter Sunday

Missa de Páscoa. Easter Mass

Domingo de ramos. Palm Sunday

Semana Santa. Holy Week

Feriado de Semana Santa. Easter break; Easter Holiday

Última Ceia. Last supper

Ascensão de Cristo. Ascension of Christ

Crucificação de Jesus. Crucifixion of Jesus

Paixão de Cristo. Passion of Christ

Ressureição de Cristo. Resurrection of Christ

Coelho/Coelhinho da Páscoa. Easter bunny

Ovo(s) da Páscoa. Easter egg(s)

Ovo de chocolate. Chocolate egg

Ovos da Páscoa de chocolate. Chocolate Easter Eggs

Caça ao Ovo de Páscoa. Easter Egg Hunt

Ovo Colorido. Coloured Egg

Ovo Decorado. Decorated Egg

Dica final: preposições

Por fim, para completar as nossa aula de inglês sobre a Páscoa, deixamos uma dica sobre as preposições a utilizar com Easter. Tome nota:

On ou at?

Para nos referirmos ao período de tempo, utiliza-se a preposição at.

Exemplo: At Easter

Para nos referirmos a um único dia desse período, usa-se  on.

Exemplo: On Easter Sunday.

Fim da aula. Está pronto para treinar o inglês durante as férias da Páscoa? Está na altura de treinar, mas não esqueça: se quer aprofundar os seus conhecimentos em língua inglesa ou aproveitar as férias da Páscoa para o fazer, consulte a oferta do British Council para esta época.

Veja também:

Continuar a Ler

Os mais vistos