Facebook Messenger ou WhatsApp: qual o melhor?

Existem imensas apps para trocar mensagens, mas a verdadeira batalha é: Facebook Messenger ou WhatsApp? Veja aqui os prós e contras das duas aplicações.

Facebook Messenger ou WhatsApp: qual o melhor?
Facebook Messenger ou WhatsApp? Faça a sua escolha

Quase toda a gente que usa um smartphone tem lá instalado o Facebook Messenger ou WhatsApp, ou até os dois. Mas qual é a melhor aplicação de mensagens?

WhatsApp chegou à marca de um bilião de utilizadores no início de 2016, enquanto o Facebook Messenger regista cerca de 900 milhões de utilizadores ativos por mês. Combinando os utilizadores destas duas apps, contam-se, aproximadamente, 60 biliões de mensagens por dia.

Mas quer o Facebook Messenger quer o app de mensagens WhatsApp têm vantagens e desvantagens. Caso tenha ambas as aplicações instaladas, já se apercebeu de alguns dos seus pontos fracos e fortes. Por isso, provavelmente, usa o Facebook Messenger para umas situações, e o WhatsApp para outras.

Facebook Messenger ou WhatsApp: vantagens e desvantagens

apps mensagens

Para perceber os aspetos fortes e frágeis de cada um destes serviços é preciso analisar os seus diferentes parâmetros e características.

1. Privacidade

Tudo o que é enviado pelo WhatsApp é encriptado, e o mesmo não se passa com o Facebook Messenger. Todas as mensagens do WhatsApp, por definição, são encriptadas (desde 2016). O que significa que as mensagens enviadas através desta plataforma só podem ser lidas pelo remetente e pelo destinatário, sendo que o WhatsApp não as consegue ler.

Este nível de encriptação aplica-se ao texto, fotos, vídeos, ficheiros e mensagens de voz. Desde que ambos os utilizadores tenham a última versão da aplicação instalada, todo o conteúdo da conversa é encriptado. Nada disto se aplica ao Facebook Messenger.

2. Envio de fotos e vídeos

Tanto o Facebook como o WhatsApp permitem o envio de fotos e vídeos. As duas apps permitem a publicação de fotos diretamente no perfil do Facebook.

Ao contrário do Facebook Messenger, o WhatsApp tem um limite de 30 fotos por mensagem, enquanto o Facebook Messenger não tem limite. Esta app tem ainda a vantagem de ter mais opções de edição de fotografia, podendo adicionar texto, filtros, stickers e outros add-ons às fotos disponíveis no Facebook Messenger.

3. Fazer chamadas de vídeo e voz

Pode ser usado o Facebook Messenger ou WhatsApp para fazer chamadas VoIP gratuitas, bastando haver ligação wi-fi. Mas para fazer chamadas ao viajar no estrangeiro, a melhor opção é o WhatsApp. E esta popularidade deve-se ao facto de funcionar bem numa variedade de diferentes países, dispositivos e com diferentes forças de sinais (funciona bem em 2G, 3G, 4G e WiFi). É a melhor alternativa se estiver em países em desenvolvimento e/ou zonas rurais.

4. Acesso a um maior número de pessoas

No que toca ao número de contactos, o Facebook Messenger bate o WhatsApp. Enquanto este precisa do número de telemóvel do outro utilizador para contactar outras pessoas, o Facebook Messenger permite contactar qualquer pessoa que esteja no Facebook (dependendo das suas definições de privacidade). Isto pode ser uma vantagem também para as empresas.

Facebook Messenger ou WhatsApp: conclusões

A escolha entre Facebook Messenger ou WhatsApp acaba por ser uma questão de hábito e preferência pessoal. As funcionalidades são praticamente as mesmas em ambas as aplicações. O melhor será ter as duas apps instaladas, e usá-las de acordo com aquilo que elas fazem melhor, na situação mais indicada.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.