Factoring e Confirming: Receber mais rápido!

Factoring e Confirming: Receber mais rápido!
Saiba como diminuir os prazos de pagamento e recebimento da sua empresa

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersA liquidez é a grande luta por parte das empresas, principalmente das pequenas e médias empresas. Quando prestam um serviço ou vendem um bem, querem o seu recebimento o mais breve possível. Um atraso no referido, pode levar muitas vezes, a uma demora no pagamento, quando estas solicitam a prestação de um serviço ou compram um bem.

Para ajudar na diminuição dos prazos médios de recebimento e pagamento, por parte das empresas, o setor bancário apresenta duas boas soluções: Confirming e Factoring.
 

O que é o confirming?

O Confirming trata-se de um acordo contratual entre um banco e uma empresa, com vista a prestação de um serviço de gestão de pagamentos. O Cliente bancário informa o seu banco das ordens de pagamento da fatura ao seu fornecedor. A partir daqui, o banco gere todo o processo, informando o fornecedor da data de pagamento e dando a opção de antecipação do recebimento.
 

E o factoring?

O Factoring consiste num apoio financeiro baseado na cedência de créditos ao banco que, por sua vez, disponibiliza um montante até ao valor da dívida, ao seu Cliente. A partir desse momento, o banco assume a cobrança e, em determinadas situações, toda a responsabilidade sobre a fatura.

 

Exemplo Prático

Para perceber esta dinâmica, segue-se um exemplo prático:
Uma empresa produtora de sapatos, chamada Sapatos, Lda será o nosso exemplo para a solução de Confirming e Factoring. Esta compra matéria-prima ao seu fornecedor, MatPrima, Lda e vende produto final, os sapatos, para a empresa de retalho, Lojas, Lda.

A Sapatos, Lda precisa de pagar de uma forma célere aos seus fornecedores, ganhando assim capacidade negocial, e necessita de receber rapidamente para ter liquidez para a sua atividade. Para que isto aconteça, contratou o serviço de Confirming e Factoring.
 

Confirming

A Sapatos, Lda comprou 10.000 euros em matéria-prima à empresa MatPrima, Lda, no dia 01/10/N. Esta fatura tem data de vencimento a 90 dias após a compra. Como existe um acordo contratual de confirming, entre a empresa de sapatos e o banco, este informou o fornecedor de matéria-prima do dia definido para a liquidação da fatura e deu a possibilidade de antecipar o recebimento. A MatPrima, Lda resolveu antecipar o recebimento para o dia 01/11/N e recebeu antes da data prevista.
 

Factoring

O produto foi vendido para as lojas e estas têm que proceder ao pagamento. A empresa de sapatos cedeu essa dívida à instituição financeira. Esta, por sua vez, adiantou o dinheiro da dívida e assume a sua cobrança. A partir desta fase, a empresa de calçado e as empresas de retalho deixam de ter uma relação financeira direta.

 

Principais vantagens:

  • Redução de custos administrativos no sector das cobranças e pagamento;
  • Redução dos prazos médios de recebimentos e pagamentos;
  • Eficiência na gestão de tesouraria;
  • Possibilidade de utilização com empresas estrangeiras.
 

Desvantagem:

  • Os custos associados ao serviço.


Veja também: