5 factos curiosos sobre o VW Carocha

Há quem diga que o VW Carocha parece um brinquedo, contudo este é um dos modelos mais importantes do mundo automóvel. Conheça alguns factos curiosos sobre ele.

5 factos curiosos sobre o VW Carocha
65 anos de produção deste modelo icónico.

Este é o carro que todos conhecemos, quem nunca ouviu falar num VW Carocha? Há alguns entre nós que já conduziram o carro com umas linhas arredondadas e que parece nos querer enrolar. Outros ainda dentro dele viajaram com ou sem destino, como se dentro de um crepe estivessem. Este modelo foi adorado por muitos e sabia que há alguns factos curiosos? Vamos conhecer alguns deles sobre este alemão que começou a ser produzido em 1938 e apenas terminou a produção em 2003, apesar de haver um interregno nesta longa viagem de 65 anos.
 

5 curiosidades sobre o Carocha

 

21,529,464

O número é longo, e pode representar muitas coisas, mas vamos acabar com o suspense e dizer-lhe a que se refere. É o número de unidades produzidas nestes 65 anos. Houve várias versões, umas mais interessantes que outras. Fique por aqui porque não vamos passar ao lado de uma versão rara.

 

Vidro dividido

Há uma versão, das primeiras e mais raras, que tinha o vidro traseiro dividido, em vez de ter apenas um oval. Era conhecido como o Split Window - terminologia em inglês. Em 1953 a produção do VW Carocha passa a ser feita com um vidro único e oval. É também neste ano que começa a produção no Brasil.

 

Carro de oficial

O VW Carocha era utilizado pelos oficiais na Segunda Guerra Mundial. Tinha inspiração no modelo civil, mas debaixo estava um VW Kübelwagen, um modelo desenhado para fins bélicos. Apenas foram produzidas 669 unidades desta versão do VW Carocha.

 

Estrela do pequeno e grande ecrã 

Sabe quantos filmes foram feitos em que a estrela principal é um VW Carocha?
Falamos do famoso Herbie, com o número 53 gravado e as listas ao longo da carroçaria. A lista começa com o filme de 1968, Se o meu Carro falasse. Continua em 1974 com Herbie, um Carocha dos Diabos, para uns anos mais tarde, em 77 ser lançado Herbie no Rally de Monte Carlo com Dean Jones. Em 1980 uma série de televisão onde o protagonista é o VW Carocha - Herbie Goes Bananas. Em 1997 é lançada uma nova versão de Se o meu Carro falasse. O último filme, e que mais presente está na nossa memória com Lindsay Lohan no papel principal logo depois de Herbie no filme Herbie: Prego a Fundo, lançado em 2005, quando Herbie toma de assalto o mundo da Nascar.

 

Piscas que não piscam

Há uma versão bastante curiosa que tem piscas que saltam, sim saltam quando são ativados. Não havia luzes a piscar na traseira e na zona frontal do carro, mas sim umas peças que se levantavam a meio do carro, no pilar B para indicar a intenção de mudança de direção. Um modelo pouco vulgar, se quiser ver um vá à Covilhã, ao pé da igreja matriz pode ver um que costuma estar por aqueles lados.


Veja também: