Fado de Coimbra em Água Formosa: Aldeias do Xisto

Ainda sem planos para este fim de semana? Sugerimos-lhe um momento musical com o Fado de Coimbra em Água Formosa, que irá decorrer no dia 6 de janeiro.

Fado de Coimbra em Água Formosa: Aldeias do Xisto
Aproveite para explorar a Aldeia do Xisto antes ou após o espetáculo

É já neste sábado, dia 6 de janeiro, que o Fado de Coimbra em Água Formosa, localizada em Vila de Rei, irá realizar um espetáculo às 15 horas, seguido de um lanche recheado com produtos regionais.

A Aldeia do Xisto de Água Formosa, pertencente ao distrito de Castelo Branco, acolhe assim as vozes e as guitarras portuguesas, que cantarão os poemas e as melodias tradicionais do característico Fado de Coimbra, um património cultural e musical do nosso país.

Esta atuação ao vivo resulta de uma parceria com o Fado ao Centro, um projeto nascido em 2011, que tem por missão promover e divulgar o Fado de Coimbra nas suas variadas vertentes.

Vá ao Fado de Coimbra em Água Formosa e explore as Aldeias do Xisto


As paisagens rurais destas famosas aldeias portuguesas prometem transformar o espetáculo numa experiência inesquecível. Se for assistir ao evento musical, pode aproveitar para conhecer a zona.

agua formosa

No caso de Água Formosa, pode visitar a Loja Aldeias do Xisto de Água Formosa, a Fonte de Água Formosa, o Lagar da Ferrugenta e o Centro Geodésico, um passeio que pode ser realizado antes ou após o Fado de Coimbra em Água Formosa.

Sugerimos ainda que visite as Aldeias do Xisto mais próximas do concerto.

Sarzedas

serzedas

Esta Aldeia do Xisto, a única que teve um título nobiliárquico atribuído, distingue-se pelo seu Pelourinho, o Largo, as Igrejas e Capelas, que se sobressaem das históricas casas locais.

A Torre Sineira, no Campanário, localizado no Alto de São Jacinto e junto à Igreja Matriz, serve de miradouro para a aldeia e para a charneca que a envolve.

Figueira

figueira

Conhecida pelo seu charme rural, esta aldeia repleta de ruelas tem ainda como ponto de atração o forno comunitário, de onde sai o aroma quente e convidativo do pão acabado de cozer.

Nesta aldeia em xisto destacam-se os inúmeros pormenores da arquitetura tradicional, que remete os visitantes para outra época histórica. Hortas, quintais, arrumos agrícolas, currais e capoeiras podem ser vistos no espaço urbano.

Martim Branco

martim branco

Nesta pequena aldeia esquecida no tempo pode ser vista a ribeira de Almaceda, além de também conter um forno comunitário, como em Figueira.

Num terreno de relevos altos e baixos, estreitos e largos, arredondados e bicudos, existem esteios de xisto nos quintais que unificam Martim Branco. As portas das casas são caracterizadas por ferragens vistosas.

Conheça algumas sugestões de alojamento nas Aldeias do Xisto


Se vai assistir ao Fado de Coimbra em Água Formosa e ainda quer ter tempo para passear com calma, estas são algumas das variadas opções de alojamento que pode encontrar nas Aldeias do Xisto e arredores.

Hotel Parque Serra da Lousã

O Quarto Twin com varanda, reservado para dois hóspedes e com pequeno-almoço incluído, custa cerca de 65 euros por noite.

Já o Quarto Suite com varanda, reservado igualmente para dois hóspedes e com pequeno-almoço incluído, custa cerca de 130 euros por noite.

O Quarto Familiar com varanda, com pequeno-almoço incluído e que pode ser reservado por quatro hóspedes no máximo, custa também cerca de 130 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa do Páteo – Vilar dos Condes, em Vilar Cimeiro

Uma casa inteira com pequeno-almoço incluído, para dois hóspedes, custa cerca de 50 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa do Forno, em Cerdeira Village

Uma casa inteira com pequeno-almoço incluído, para dois hóspedes, custa cerca de 68 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa Lausus, em Talasnal

Uma casa inteira sem pequeno-almoço incluído, que pode ser reservada até quatro hóspedes no máximo, custa cerca de 70 euros por noite.

Também pode ser reservada por dois hóspedes uma casa inteira sem pequeno-almoço incluído, no valor de cerca de 55 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa Princesa Peralta, em Talasnal

Existem várias opções de reserva para dois hóspedes, entre elas o Quarto Rei Arunce, o Quarto Princesa Peralta e o Quarto Príncipe Lausus, todos com pequeno-almoço incluído e no valor de 55 euros por noite.

Há ainda o Quarto Princesa Peralta para três hóspedes, também com pequeno-almoço incluído e igualmente no valor de 55 euros por noite.

Também pode ser reservada uma Casa Inteira, para o máximo de seis hóspedes, por 145 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa do Moinho – Camping Oleiros, em Açude Pinto

Uma casa inteira sem pequeno-almoço incluído, que pode ser reservada até quatro hóspedes no máximo, custa cerca de 57 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa Nascente – Casal Frias, em Pousaflores

Uma casa inteira para dois hóspedes, com pequeno-almoço incluído, custa cerca de 60 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa Alecrim, em Martim Branco

Uma casa inteira com pequeno-almoço incluído, reservada por dois hóspedes, custa cerca de 60 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa Cova do Barro, em Janeiro de Cima

Existem várias opções de reserva para dois hóspedes, entre elas uma Suite, o Quarto Roda de Janeiro, o Quarto Xisto, Quartos Seixos do Zêzere e Quarto Ó da Barca. Todas elas têm pequeno-almoço incluído e custam entre 60 e 70 euros por noite.

Ver alojamento >>

Casa do Dão, no Dão

Uma reserva no Piso Principal e Piso do Rés do Chão, que pode ser feita por quatro hóspedes no máximo e tem pequeno-almoço incluído, custa 60 euros por noite.

Se a reserva for feita por dois hóspedes, também no no Piso Principal e Piso do Rés do Chão, inclui igualmente pequeno-almoço e custa 40 euros.

Ver alojamento >>

Casa da Pífara, na Aldeia das Oliveiras

Uma casa inteira sem pequeno-almoço incluído, reservada por dois hóspedes, custa cerca de 70 euros por noite.

Ver alojamento >>

Veja também: