As 5 principais falhas mecânicas que originam acidentes

Para além dos gastos financeiros, um acidente pode colocar em risco a sua vida e a dos outros. Conheças as principais falhas mecânicas que originam acidentes.

As 5 principais falhas mecânicas que originam acidentes
Tenha cuidado com o carro, um acidente pode trazer enormes prejuízos

Um carro é também uma “máquina capaz de matar”. Só no ano de 2016, registaram-se 27.210 acidentes de viação, sendo que deles resultaram 447 vítimas mortais e 2.034 feridos graves. Portanto, apesar de conduzir ser uma das formas mais práticas de se deslocar a qualquer lado, é também uma das mais perigosas. Saiba quais são as principais falhas mecânicas que originam acidentes.

5 falhas mecânicas que mais conduzem a acidentes

acidente

1. Freios dos travões

As pastilhas dos freios vão-se desgastando, o que significa que a eficácia dos travões vai diminuindo. Por isso, se sentir que o seu carro não está a travar como deve ser, deve verificar como estão os freios do mesmo.

Muitas vezes, um condutor habituado a um bom sistema de travagem pode ganhar excesso de confiança e, se este sistema estiver a desgastar-se, pode facilmente provocar um acidente.

2. Pneus

É recomendado trocar de pneus com frequência. Problemas como pneus carecas, rachadelas e a falta de controlo da pressão dos pneus são falhas mecânicas muito comuns e que originam acidentes.

Tenha cuidado, veja regularmente a pressão dos pneus, se tem o número de ar expresso no manual de instruções, e verifique se tem 1.6 mm de espessura nos pneus – é o mínimo aceitável. Há também dicas para aumentar a durabilidade dos mesmos.

3. Limpa para-brisas

Devem ser substituídos pelo menos de ano a ano. As escovas começam a desgastar-se e limpam de forma menos eficaz. Além disso, verifique se o recipiente de água do limpa para-brisas está cheio.

Às vezes, nem reparamos e estamos a conduzir com visibilidade reduzida simplesmente porque o limpa para-brisas está sujo.

4. Luzes frontais e de travagem à retaguarda

Experimente conduzir à noite, ou em condições adversas, e vai perceber que se a estrada não estiver bem iluminada pode originar um acidente. Tenha o cuidado de verificar se o sistema de luzes está bem calibrado e se as luzes de travagem estão bem. Quem conduzir atrás de si, pode não se aperceber que está a travar e não reduzirá a velocidade. Depois de quem é a culpa? De quem bateu por trás ou de quem não tinha as luzes como manda a legislação?

5. Direção

Alinhar a direção custa caro, mas compensa, uma vez que é mais seguro. As estatísticas provam que mais vale gastar algum dinheiro em manutenção, visto que vai correr um menor risco de gastar alguns milhares por causa de acidentes ou mesmo devido à deterioração do sistema.

Veja também:

Também lhe pode interessar: