Publicidade:

42 falsos factos em que todos acreditamos

Neste artigo vamos desvendar falsos factos em que todos acreditamos, mas que, na verdade, não passam de conversa. Vamos descobrir quais são?

42 falsos factos em que todos acreditamos
Sabia que a cafeína é diurética, mas não desidrata?

Sente-se, porque vai ficar admirado com algumas das nossas revelações, e prepare-se para descobrir que certas coisas que tem como verdades absolutas não passam de mitos. Descubra aqui 42 falsos factos em que todos acreditamos, mas que não fazem parte da realidade.

A sua avó sempre lhe disse que não se pode tomar medicamentos com leite? Esperamos que não tenha passado pelo embaraço de confirmar com o seu médico, porque se o fez ele deve ter-se rido de si. Sim, é um mito e dos grandes. Mas há muito mais por descobrir.

Continue a ler e saiba em que é que tem sido enganado durante toda a vida.

42 falsos factos em que todos acreditamos (e não devíamos)


Na verdade, este é um momento de viragem, porque vai deixar de acreditar nestes falsos factos.

Esperamos não o deixar muito desapontado com algumas das revelações que temos para lhe fazer.

1. Tomar banho depois de comer

banho

Sim, podemos ter uma paragem de digestão e, sim, podemos ter cãibras, mas não pelo simples facto de entrarmos na água.

A paragem de digestão pode ocorrer se houver um choque térmico. Ou seja, se a água estiver a uma temperatura muito diferente da do nosso corpo, o coração tem que bombear sangue com velocidade suficiente para continuar a digestão e para regular o calor da pele.

E, se comermos muito antes de nadar ou de fazer movimentos muito intensos debaixo de água, podemos sentir cãibras. Mas se tomarmos um banho tranquilo de piscina depois de uma refeição leve nada acontecerá.

2. Ferver água com sal

Adicionar sal à água não acelera o processo de fervura. Pelo contrário, pode retardar.

3. Azeite na massa

azeite na massa

O azeite na massa só faz com que esta fique mais gordurosa, mas não impede que esta se agarre. O que evita que a massa fique toda junta é ir mexendo enquanto esta cozinha.

4. Moedas assassinas

Não, as moedas de 1 cêntimo não o podem matar, caso se dê uma queda livre e ela venha a uma grande velocidade.

5. Reis Magos

A Bíblia não especifica que são três os homens sábios que visitam o menino Jesus.

6. Transpiração canina

transpiração canina

Sim, os cães transpiram e é através da base das patas. Mas a forma como eles regulam a temperatura do corpo é através do arquejo, daí estarem tantas vezes ofegantes.

7. Grande Muralha da China vista do espaço

É grande, mas não ao ponto de se ver a partir do espaço, tal como não é possível ver qualquer outra estrutura criada pelo homem, lá de cima.

Mas, durante a noite, é possível ver as cidades! Deve ser tão impressionante quanto observar as estrelas a partir da terra.

8. Água das sanitas em diferentes hemisférios

A força de Coriolis caracteriza-se por ser uma força de inércia que atua juntamente com a força de arrastamento e a força centrífuga, sobre um corpo cujo sistema de referência se encontre em rotação. Por outras palavras, é o que, por exemplo, faz com que num hemisfério a água num lavatório gire para um lado e noutro hemisfério gire para o outro.

Há outras consequências, como a erosão nas margens dos rios. No hemisfério norte a erosão é maior na margem direita, no hemisfério sul na margem esquerda. O mesmo não se verifica na forma como a água das sanitas gira lá dentro.

9. Einstein e a matemática

Einstein

Muito se diz que Albert Einstein chumbou a matemática. Falso! Einstein nunca reprovou a esta disciplina. Falhou, sim, num exame de admissão à Universidade.

10. Dinossauros e humanos

41% dos adultos nos EUA acredita que coabitámos com dinossauros. A verdade é que houve um período de 64 milhões de anos desde que eles foram extintos e que os humanos “apareceram” na terra.

11. Buracos negros

Não são “buracos”, mas sim objetos enormes e densos com uma atração gravitacional muito grande.

12. 5 sentidos

Alguns cientistas afirmam que temos 21 sentidos e não 5. Destes 21 fazem parte o equilíbrio, a dor e a temperatura.

13. Vacinas e autismo

vacina

Há quem acredite que as vacinas podem causar autismo. Hoje sabe-se que existiram estudos manipulados que nos fizeram acreditar nesta mentira.

14. Tocar em pássaros bebés

Sempre ouvimos dizer que não podemos tocar em animais bebés porque os seus progenitores os poderão rejeitar, por sentirem o nosso cheiro. No caso dos pássaros, esta regra não se aplica, porque a maior parte deles têm um olfato bastante limitado. Tocar nas crias não fará com que eles os abandonem. Ainda assim, talvez não seja adequado fazê-lo.

15. Células cerebrais mortas pelo álcool

Mesmo que abuse do álcool, não vai matar as suas células cerebrais. Mas abusar do álcool continua a não ser a prática mais aconselhável porque, apesar de não morrerem, as células ficam danificadas.

16. Desaparecimentos e as 24 horas de espera

Um mito que pode fazer toda a diferença no salvamento da vida de uma pessoa é o das 24 horas de espera para reportar um desaparecimento. Não precisa de esperar todo esse tempo para comunicar à polícia que alguém está desaparecido.

17. A língua e os sabores

sabores

Não é verdade que os diferentes sabores são detetados por diferentes partes da língua. Durante muito tempo, pensou-se que isto era verdade e chegou a ser lecionado nas escolas, mas não passa de um mito. As papilas gustativas estão espalhadas por toda a língua sem distinção.

18. 10% de utilização do cérebro

Existe a teoria de que apenas utilizamos 10% da capacidade total do nosso cérebro, mas a verdade é que isso depende das tarefas que estejamos a desempenhar. Na realidade, quase todos os dias usamos todas as regiões do cérebro.

19. Arrefecimento pela cabeça

A menos que só a cabeça esteja destapada, esta não é a forma através da qual o nosso corpo perde calor. Só nos bebés é que a maior parte do arrefecimento acontece com a perda de calor pela cabeça.

20. Sonâmbulos

Os terrores noturnos são difíceis de perceber, mas não tenha medo de acordar um sonâmbulo. Afinal, estes não vão morrer se o fizermos. Ficarão bastante confusos, mas a probabilidade de se ferirem é maior se não os despertarmos.

21. Bananeiras

As bananeiras são, na verdade, plantas grandes. Não são árvores.

22. Morcegos

Sim, eles usam a ecolocalização, mas não o fazem por serem cegos. Isto torna-os ainda mais dotados, porque têm estas duas capacidades.

23. Cafeína

cafe

A cafeína tem um efeito diurético, mas consumi-la não o vai desidratar, porque esse efeito é compensado pela quantidade de água presente nas bebidas com esta substância.

24. Memória de peixe

Equiparar os peixes dourados – goldfish – à Dori é um pouco exagerado. É verdade que eles não têm uma memória muito duradoura, mas é bem mais do que apenas 3 segundos. A memória destes peixes dura 3 meses.

25. Barbear para engrossar

As mulheres sofrem muito com este mito, porque nem sempre conseguem perceber o que é verdade ou mentira. Confrontam informações encontradas na internet, com opiniões de especialistas e a própria experiência.

Barbear ou cortar os pelos com gilete não faz com que estes engrossem ou fiquem mais escuros. O que acontece é que, pela forma como são cortados e, consequentemente, crescem, nos dá essa sensação.

26. Engolir pastilhas

Não deve ser saudável, mas não levaremos 7 anos para digerir uma pastilha se a engolirmos acidentalmente. A base das pastilhas não é digerível pelo nosso organismo, por isso é apenas expelida. O resto é absorvido pelo corpo.

27. Vikings

Os capacetes com cornos foram criados por um figurinista do século XIX para um espetáculo de ópera de Wagner.

28. Aquecer com o álcool

vinho

O álcool apenas dilata os vasos sanguíneos quentes perto da pele, o que nos dá a sensação de estarmos mais quentes. Na realidade, o álcool pode fazer descer a temperatura corporal interior.

29. Açúcar e a hiperatividade

Crianças com uma dieta sem açúcar também podem ser agitadas e enérgicas. Um estudo contraria a teoria de que o açúcar aumenta a hiperatividade nas crianças.

30. Touros e a cor vermelha

Os touros não têm como não gostar de vermelho, simplesmente porque são daltónicos. O que eles entendem como uma ameaça é a movimentação do pano.

31. Gaita de foles

A Escócia pode ter-se apropriado da gaita de foles e muita gente acredita que é de lá que estas são originárias. A verdade é que, muito antes de chegar à Europa Ocidental, a gaita de foles já existia no Médio Oriente.

32. Crescimento de cabelos e unhas após a morte

O cabelo e as unhas não continuam a crescer depois de se morrer. O que acontece é que a pele recua, o que pode provocar essa ilusão.

33. Sapos e verrugas

Despreocupe-se. Pode agarrar em sapos à vontade que não vai ficar com verrugas. Os humanos só podem apanhar verrugas entre si.

34. SOS

sos

SOS não é uma sigla para “save our ship” – salvem o nosso navio, em português. Simplesmente, é um código fácil de transmitir: 3 pontos, 3 traços, 3 pontos.

35. Adão, Eva e a maçã

É verdade que no Génesis se afirma que Adão e Eva comeram o fruto proibido da árvore do conhecimento, mas não é mencionado que o esse fruto é a maçã.

36. Engolir aranhas

Todos sabemos que, durante o sono, engolimos em média 8 aranhas por ano. O problema é que isso não é verdade, pelo simples facto de que as aranhas não têm presas nas nossas camas, por isso é pouco provável que vão até lá.

O mais certo é que não engula nenhuma aranha ao longo do ano.

37. Evereste

O Monte Evereste só é a maior montanha acima do nível da água. Se contabilizarmos o que está abaixo do nível do mar, o vulcão Mauna Kea, no Havai, ganha.

38. A orelha de Van Gogh

Van Gogh

É incrível imaginar como Van Gogh terá cortado a própria orelha, mas afinal ele só cortou um pequeno pedaço do lóbulo. E isto aconteceu durante uma discussão violenta com Gauguin.

39. As pirâmides do Egipto

Segundo os egiptologistas, as pirâmides não foram construídas por escravos, mas por trabalhadores respeitados que, inclusivamente, foram sepultados perto destes monumentos mundialmente conhecidos.

40. Crescimento das unhas

Não, as unhas não crescem exatamente à mesma velocidade. A circulação sanguínea estimula o crescimento das unhas. Por isso, as unhas da nossa mão dominante crescem mais depressa, porque esta é mais ativa que a outra, o que faz com que o sangue circule mais desse lado.

41. Roupa ninja

O melhor disfarce é aquele que não se distingue entre a multidão. Por isso, os ninjas usavam roupas que lhes permitisse passar despercebidos no dia a dia. As vestes pretas surgiram com a ficção e o folclore.

42. Leite e medicamentos

Há muitas crenças que trazemos do convívio com os nossos avós, certo? Ainda há quem acredite que tomar medicamentos com leite pode cair mal. Respeite a crença dos seus avós, mas não se preocupe, porque tanto pode tomar medicamentos com água como com leite.

Veja também: