Falta de apetite? Conheça 5 motivos

A falta de apetite pode ocultar problemas graves. Saiba como identifica-los para se manter saudável.

Falta de apetite? Conheça 5 motivos
Conheça as possíveis causas e descubra como tratá-las

Sentir falta de apetite uma vez ou outra é normal. Às vezes chegamos cansados do trabalho, ou tivemos um dia cheio, e não nos apetece comer muita coisa. No entanto, as refeições são, muitas vezes, atividades sociais. Estar com a família e os amigos à mesa são momentos de partilha e alegria. Infelizmente para muitas pessoas, a falta de apetite constante ou extrema pode atrapalhar este momento agradável.

Não sentir vontade de comer em situações pontuais não é um problema. Porém, sentir fome é a maneira que o corpo tem para avisar que precisa de energia para funcionar e deve ficar alerta caso a falta de apetite ocorra durante longos períodos e esteja, principalmente, associada a mais sintomas.

Razões para a falta de apetite

Ansiedade

ansiedade

A ansiedade é uma sensação comum ao ser humano. Experimentar o sentimento de antecipação a algum acontecimento, ao visualizar as tarefas diárias de casa ou do trabalho, por exemplo, pode fazer com que a pressão e a vontade de ver tudo concluído altere quimicamente o nosso corpo. Sentimos o coração mais acelerado, menos apetite e muitas vezes até suamos mais.

Caso se sinta assim com demasiada frequência ou de uma maneira que esteja a atrapalhar o quotidiano, e a afetar o seu apetite regular, ao ponto de caracterizar uma perda de peso excessiva, não hesite em procurar orientação médica.

Anemia

anemia

A anemia é o resultado da diminuição de glóbulos vermelhos no sangue e, como são eles os responsáveis pelo transporte do oxigénio no corpo, os sintomas mais comuns da anemia são a fadiga, a fraqueza e a falta de apetite.

Se este prognóstico vier acompanhado de dores no peito e dores de cabeça, convém que seja realizada avaliação médica para o diagnóstico e tratamento corretos.

Gravidez

gravida

Durante o primeiro trimestre é frequente as grávidas queixarem-se de náuseas e falta de apetite. Um dos motivos da falta de apetite é o aumento da hormona progesterona no organismo. Esta afeta o sistema digestivo e torna-o mais lento, para além de dificultar a absorção de água nos intestinos.

Tudo isto pode deixar a futura mamã a sentir-se mais pesada, enjoada, e levar assim a um quadro de falta de apetite.

Medicamentos

pills

Por vezes a falta de apetite é causada por fatores externos, como alguns fármacos. Determinados remédios podem afetar o sistema digestivo e diminuir a vontade de comer. Se a falta de apetite for um problema, verifique o que anda a tomar e consulte um médico.

Úlcera

úlcera

Uma úlcera é uma ferida, normalmente localizada na parede de um órgão, que pode medir cerca de 5mm de diâmetro e ocorre devido a fatores genéticos, situações frequentes de stress e abuso de substâncias anti-inflamatórias, álcool ou tabaco.

As úlceras podem aparecer em conjunto ou em separado, tanto no duodeno como no estômago, sendo esta última mais rara. Os sintomas, além da falta de apetite, são náuseas, vómitos e dores persistentes.

Veja também