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Falta de nutrientes: 7 sinais que não deve ignorar

O que acontece se o nosso organismo não recebe as ferramentas necessárias para enfrentar o quotidiano? Conheça 7 sinais que indicam a falta de nutrientes.

Falta de nutrientes: 7 sinais que não deve ignorar
Saiba quais as consequências da carência de alguns nutrientes

Para um organismo saudável, é fundamental garantir uma alimentação equilibrada e rica em diversos nutrientes. Qualidade e variedade são palavras-chave para uma vida sã. Quando o corpo não se encontra devidamente nutrido, é natural que reaja. Esteja atento e veja aqui 7 possíveis reacções do seu corpo à falta de nutrientes.

7 sinais que indicam a falta de nutrientes

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1. Obstipação

A chamada “prisão de ventre” pode ter várias causas. Alimentos ricos em fibra, como lentilhas e granola, deverão ajudá-lo a regular o sistema digestivo. Procure, também, incluir na sua dieta alimentos ricos em magnésio, como espinafre e sementes de abóbora.

2. Cãibras

Costuma ter cãibras nas pernas? Poderá ser um sinal de carência de magnésio ou cálcio. Procure ingerir alimentos como bananas e abacate para compensar a falta do primeiro mineral e bróculos e aveia para combater a falta de cálcio.

3. Cansaço

Sentir-se cansado mesmo depois de uma boa noite de sono pode ser um alerta para a falta de vitamina D. Guarde 20 minutos do seu dia para cumprimentar o sol (sempre com o devido cuidado) e procure ter uma alimentação que não exclua esta vitamina. Sardinha, ovos e cogumelos são alguns dos alimentos ricos em vitamina D.

4. Nódoas negras

Se basta chocar ligeiramente contra algo para ficar com nódoas negras, é provável que o seu corpo não esteja a receber vitamina C suficiente. Esta é uma vitamina que melhora a circulação sanguínea e ajuda na absorção de outros nutrientes, pelo que deve assegurar a ingestão de alimentos ricos em Vitamina C, como a laranja, o morango e o kiwi.

5. Feridas na boca

A falta de vitamina B12 pode levar a que lhe surjam feridas nos lábios e na boca. Não ignore a bandeira vermelha e procure incluir na sua alimentação esta vitamina, através de alimentos como queijo e ovos.

6. Cabelo fino e frágil

A carência de vitaminas que constituem o complexo B, conjunto de nove, pode levar ao enfraquecimento do seu cabelo. A Vitamina B9, ou ácido fólico, por exemplo, actua na formação de novas células, sendo altamente benéfica para a saúde do seu couro cabeludo. Alimentos como beterraba e espargos são excelentes fontes desta vitamina.

7. Escamação do couro cabeludo

Tem o couro cabeludo a escamar? É provável que o seu corpo não esteja a receber ácidos gordos em quantidade suficiente. Procure comer alimentos ricos, por exemplo, em Ómega 3, como salmão e sardinha, para um corpo naturalmente hidratado.

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Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes