AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 Fatores que influenciam a contratação

Afinal o seu sucesso num processo de recrutamento ser determinado por vários outros detalhes. Conheça alguns dos fatores que influenciam a contratação... alguns deles que nem sequer imagina.

6 Fatores que influenciam a contratação
Se pensava que o seu CV e uma boa entrevista bastavam, prepare-se para ser surpreendido!

Nem só o seu Curriculum Vitae (CV) ou a sua prestação na entrevista de emprego são determinantes para o seu sucesso num processo de seleção e recrutamento. Há outros fatores que influenciam a contratação de um candidato e que podem mesmo ser decisivos para que seja ou não selecionado.
 

Ser ou não ser o escolhido: uma questão de detalhes

Certo, um bom CV e a prestação na entrevista serão os dois pontos centrais de qualquer entrevista. É assim que funciona.

É através de um bom CV que qualquer recrutador pode dizer se tem as qualificações necessárias para a posição e será a sua entrevista que vai decidir se é ou não uma boa opção para o lugar a que se candidata. Sabendo disto a grande maioria (senão mesmo todas) as pessoas levam estes dois passos muito a sério e tentam dar o seu melhor.   

Mas acontece que o sucesso da sua entrevista de emprego afinal está dependente de mais do que simplesmente de aparecer na entrevista e ser excelente. Dizem os especialistas que há vários detalhes que (mesmo inconscientemente) podem afetar o desfecho da sua entrevista.

 

1. A hora da entrevista

Sim, o dia e a hora da sua entrevista pode influenciar o resultado da mesma. Já aqui falamos da melhor altura para marcar uma entrevista de emprego e a verdade é que há vários detalhes a ter em conta. Por exemplo, segundo os especialista há um dia e uma hora mais aconselháveis se quer aumentar as suas hipóteses de ser selecionado. Os especialistas sugerem que entre as 10 e as 11h30 (mais concretamente às 10h30) à terça-feira é uma boa opção. Isto porque as pessoas tendem a ser mais produtivas à terça e à hora sugerida os recrutadores terão mais tempo para falar consigo. Dizem ainda os mesmos especialistas que deve evitar marcar entrevistas para o final do dia ou imediatamente antes ou depois de almoço, alturas em que o recrutadores estarão mais cansados e menos predispostos a darem a devida atenção à sua entrevista.

 

2. A sua linguagem corporal

Este aspeto não (ou não deveria) é novidade. A forma como gesticula, como cumprimenta o seu recrutador ou a sua postura durante a entrevista são apenas alguns exemplos de como a sua linguagem corporal pode influenciar a sua seleção num processo de recrutamento.

 

3. O tempo

E não falamos da duração da entrevista, mas sim das condições climatéricas. Segundo um estudo da Universidade de Toronto, as condições meteorológicas podem influenciar o resultado de uma entrevista. Os dados do estudo que envolveu cerca de três mil pessoas revelaram que os candidatos a emprego entrevistados em dias de sol tiveram mais sucesso do que aqueles que fizeram entrevistas em dias de chuva.

 

4. A hora a que chega para a entrevista

Pode até pensar que vai impressionar se chegar cedo para a sua entrevista, mas é bom que não chegue demasiado cedo ou pode estar a fazer mais estragos do que possa pensar. Sim, deve chegar antes do horário marcado e deve evitar a todo o custo chegar atrasado, mas não precisa de chegar meia hora antes. Chegar cedo demais pode dar a ideia de que está demasiado ansioso ou – de certa forma – a pressionar o seu entrevistador. Por isso, nada de exageros. Os tradicionais 10 a 15 minutos antes bastam.

 

5. A sua indumentária

O que veste pode mesmo ser determinante para o seu sucesso ou fracasso da sua entrevista, inclusivamente as cores que escolhe. É que até para as entrevistas existem roupas apropriadas e cores mais ou menos indicadas. O ideal é apostar numa roupa sóbria e elegante, com cores discretas.

 

6. Sentar-se antes do tempo

Espere sempre que o recrutador lhe diga para se sentar ou que ele próprio se sente. É uma forma de mostrar respeito pelo seu recrutador e que pode influenciar o resultado da sua entrevista. Mais. A forma como se senta também pode ser determinante. Mais uma vez, a postura é fundamental.

 

Seja um sucesso

Há vários outros fatores que podem influenciar o resultado da sua entrevista. Se olha ou não para o telemóvel (e não deve fazê-lo); se é um pouco narcisista (a sua autoestima influencia a sua capacidade de se autopromover ou não); se aceita ou não um café ou uma bebida… enfim, há uma panóplia de detalhes que podem interferir na sua entrevista, mesmo sem que se dê conta. Ou melhor, sem que desse, porque agora já sabe que deve ter atenção a estes detalhes e evitar arruinar a sua entrevista.


Veja também: