Fatos de noivo: como escolher o look perfeito

Conheça os diferentes tipos de fatos de noivo, saiba como escolher e onde pode encontrar o fato para o seu grande dia.

Fatos de noivo: como escolher o look perfeito
Saiba o que considerar na hora de escolher o outfit para o grande dia

Fato e gravata, fraque ou casaca são apenas algumas das opções de fatos de noivo. Sim, não é tão básico quanto se possa pensar e, na realidade, são cada vez mais os noivos que dão importância à escolha da indumentária perfeita para o grande dia. Afinal, ainda que se pense que o vestido de noiva é a grande atração de um casamento, os fatos de noivo já não ficam assim tão atrás.

Claro que perante uma escolha tão vasta de estilos, marcas e modelos, escolher pode não ser assim tão simples. O segredo para fazer a escolha certa é simples: basta ser fiel ao seu estilo pessoal e apostar na elegância. Afinal de contas, de entre os homens presentes, o noivo deve ser o homem mais elegante e distinto da cerimónia.

Para o ajudar nesta procura, temos algumas dicas essenciais a ter conta na hora de comprar o seu outfit.

Os diferentes tipos de fatos de noivo

Antes de escolher, há que saber o que existe no mercado e, por isso, deve saber quais são os diferentes tipos de fatos de noivo disponíveis. Ei-los aqui:

Fato e gravata

fatos de noivo com gravata

Fonte da imagem: The Wedding Play Book e Intimate Weddings

É um dos tipos de fatos de noivo mais usados. Clássico e elegante, o fato e gravata, com uma camisa de cor clara (habitualmente branca) é daquelas opções que nunca falha e que garantem um visual elegante.

Se pretende dar um toque ainda mais formal, pode sempre acrescentar um colete. E aqui as opções de cores são imensas, as mais usadas são sempre os tons mais escuros, claro.

O azul marinho, azul escuro ou cinzento escuro são as cores mais indicadas. Mas claro que pode dar alguns toques de cor e, de preferência, levar algo que combine com as cores que a noiva vai usar.

Fraque

fato noivo fraqueFonte da imagem: Peter Posh e DH Gate

Não é muito comum, mas há quem opte por esta solução. Habitualmente, usa-se em casamentos à noite. A grande diferença deste conjunto é que é composto por um casaco estilo pinguim, que desce até à altura dos joelho.

Esta opção inclui ainda um colete e camisa com botões de punho. Calças e gravata ou papillon (laço), obviamente. Nesta opção, ainda pode juntar outros acessórios, como chapéu, luvas ou relógio de pulso.

Casaca

fato noivo jaquetFonte da imagem: Fashion Beans

A par do fraque, a casaca é outro dos fatos mais formais para os noivos. Ideal para casamentos à noite, consiste num fato com casaca preta ou cinzenta, curta à frente e uma cauda (com dois bicos) atrás.

Habitualmente, usa-se com colete branco, calças da mesma cor da casaca ou às riscas, camisa branca com peito plissado de laço. Tal como no fraque, também pode adicionar alguns acessórios adicionais, como luvas brancas ou chapéu. Esta é outras das opções usada por poucos.

Smoking

noivo smokingFonte da imagem: Canal Masculino e Greg Ross

Há noivos que usam e até são vários os estilistas que disponibilizam smokings como fatos de noivo, no entanto, esta não é a opção mais indicada, pelo menos não para casamentos diurnos. Ainda assim, se optar por usar, deve ter em atenção a hora do enlace, se for no final do dia ou à noite, pode fazê-lo.

Mas atenção: ainda que alguns noivos usem smoking para o casamento religioso, é considerado desadequado, visto que não se usa smoking numa igreja.

Fato informal

Fatos de noivo modernosFonte da imagem: One Fab Day

Nem todos os noivos seguem à risca a tradição no que diz respeito à indumentária e há aqueles que preferem opções mais modernas e arrojadas, como fatos de linho ou apenas uma camisa e umas calças ou calções são boas ideias para um casamento na praia, por exemplo. Este toque de modernidade pode notar-se em vários aspetos da indumentária.

Há quem aposte em acessórios diferentes (como suspensórios, por exemplo) e quem prefira apostar em roupa um pouco mais avant-garde do que aquilo que estipula a tradição. Para estes noivos, há já vários estilistas e lojas que disponibilizam fatos de noivo modernos, que conjugam uma boa dose de irreverência sem comprometer a elegância.

6 aspetos a ter em conta ao escolher o fato de noivo

Fatos de noivo

Fonte: Smart Groom 

Só pela oferta disponível já pode perceber que escolher fatos de noivo, afinal, tem mais que se lhe diga do que possa aparentar. A juntar à escolha, há que ter em consideração alguns cuidados, que lhe listamos agora:

1. Less is more

Não, a regra não se aplica apenas às noivas. Também os noivos devem ter em atenção que nem sempre abusar das cores, detalhes ou acessórios é sinónimo de requinte ou bom gosto. Por isso, ao escolher tenha sempre em mente que, enquanto noivo, deve apostar na elegância. Prefira “dar nas vistas” pelas melhores razões.

2. Escolha o traje de acordo com o tipo de cerimónia ou local

A indumentária dos noivos deve estar em plena concordância com o tema, local e hora do casamento. Ou seja, para cada situação há um traje adequado. Se o casamento é mais formal, pode apostar em fato e gravata ou fraque, por exemplo. Se é à noite, o smoking é uma boa opção. Se o casamento for à hora de almoço, aposte no fraque.

3. Seja fiel ao seu estilo

É suposto marcar a diferença, mas isso não implica que tenha que vestir a pele de outra pessoa completamente diferente. O fato do noivo deve ser algo com que se sinta confortável e de acordo com o seu estilo.

4. Escolha um fato à sua medida

O que quer que escolha usar deve estar ajustado a si mesmo. Seja feito para si ou comprado feito, é importante que sirva como uma luva. Opte por um fato com um bom corte, com as suas medidas, de forma a que se ajuste bem ao seu corpo. Deve evitar que fique demasiado apertado porque, além de deselegante, não é confortável.

5. Conjugue o seu estilo com o da noiva

É certo que não deve ver o vestido de noiva antes do casamento, mas também não precisa. Só precisa de saber qual o estilo que a sua futura esposa vai usar para poder escolher algo que conjugue na perfeição com o vestido. Por exemplo, se a noiva opta por um vestido mais descontraído ou mais formal, o seu fato também deve seguir a mesma linha.

Além disso, deve ter em atenção as cores usadas no casamento ou no bouquet da noiva, para poder escolher acessórios (laço, gravata, flores ou laço de lapela) nos mesmos tons.

6. Atenção aos detalhes, ou seja, os acessórios

Acessórios para noivos

Fonte: Men Style Fashion

Sim, os noivos também usam vários acessórios. Falamos das flores ou um lenço de lapela, das meias, do conto, do relógio, da gravata ou laço, dos sapatos. É importante que tudo o que escolha contribua para a harmonia da sua indumentária. Tudo deve combinar na perfeição.

Onde comprar fatos de noivo?

Penhalta

Fonte: Penhalta

De norte a sul do país não faltam lojas para escolher a roupa para um dos dias mais importantes da sua vida. Além das marcas mais conhecidas como a Dielmar, a Hugo Boss, a Gio Rodrigues ou a Suits Inc., há em todas as cidades lojas, maiores ou mais pequenas, que vendem fatos de noivo. A título de exemplo, deixamos algumas sugestões:

Para descobrir as melhores lojas mais perto de si, pode sempre usar os sites especializados em tudo o que diz respeito a casamentos (nomeadamente ZankYou, Noivas de Portugal ou o Casamentos.pt) onde pode encontrar listagens de lojas por todo o país.

Preços de fatos de noivo

fatos de noivo modernos

Fonte: One Fab Day

Há soluções para todos os orçamentos e carteiras. Há fatos com preços a rondarem os 100€ e outros que podem custar 700€ ou mais. Tudo depende da marca, do tipo de materiais com que são feitos e da qualidade dos acabamentos. Quanto melhor for o fato (ou mais reconhecida a marca), mais elevado será o preço.

Sim, a parcimónia continua a estar na ordem do dia e há quem procure opções mais em conta para vestir no grande dia. Por isso, se está determinado em poupar no casamento e procura fatos de noivo baratos, há várias opções de lojas onde se podem encontrar fatos a preços bastantes acessíveis.

Veja também: