Sabia que fazer praia em Porto Santo faz bem à saúde?

Sabia que fazer praia em Porto Santo faz bem à saúde? Reumatismo, dores nos membros e tensão alta são alguns dos problemas que pode cuidar nesta ilha.

Sabia que fazer praia em Porto Santo faz bem à saúde?
Uma ilha com propriedades terapêuticas

Quando se diz que fazer praia em Porto Santo faz bem à saúde, não é por acaso! Especialistas descobriram que a areia de Porto Santo, formada há mais de 30 mil anos, tem propriedades únicas no mundo. Também a água do mar madeirense ajuda em vários processos terapêuticos.

O que é feito agora centros de estética e bem-estar, já era feito, há muitos anos, de forma espontânea por muitas pessoas na praia de Porto Santo. Locais e turistas cobriam-se com a areia até ficarem com esta colada ao corpo, para depois a retirarem na água do mar, também conhecida pelas capacidades curativas.

Fazer praia em Porto Santo: vantagens para a saúde

Há muitos anos que se sabe que fazer praia em Porto Santo faz bem à saúde. Por isso já sabe, se quiser poupar uns euros, desfrute simplesmente da praia e deixe os elementos naturais fazerem o seu trabalho. Fique a conhecer todas as vantagens de usar as águas e areias de Porto Santo para fins medicinais.

Propriedades da Areia

Porto Santo Madeira

A areia de Porto Santo formou-se há  35 mil anos – quando, na ilha, o clima ainda era tropical – e tem propriedades muito singulares, únicas, até, comparando com as areias de todo o mundo.

Os especialistas que estudam, desde os anos 90, a areia de Porto Santo, concluíram que estas têm poderes curativos. Concluíram que esta é uma areia carbonatada, com magnésio e estrôncio, o que a torna um anti-inflamatório natural e leva a que, cada vez mais pessoas, procurem estes tratamentos.

Propriedades da água de Porto Santo

mar madeira

Fazer praia em Porto Santo faz bem à saúde e não é só por causa da areia. A água, com um elevado teor de iodo, permite várias as utilizações terapêuticas.

Na ilha, são vários os locais onde pode usufruir de tratamentos à base de água, como, duche terapêutico, indicado para problemas osteomusculares ou massagens de jatos de água, ideais para relaxar, tratar a celulite e problemas de reumatismo, circulatórios, musculares, de pele, de equilíbrio.

Um outro tratamento que tem tido muita procura consiste simplesmente em boiar, numa piscina de relaxamento, enquanto a água de Porto Santo faz o resto do trabalho e atua sobre o corpo.

Geomedicina

geomedicinaFonte da imagem: Tratamentos com água/Público

A geomedicina estuda a influência de fatores geológicos ambientais na saúde. Atualmente, em Porto Santo, as suas técnicas são aplicadas em centros de bem-estar na Madeira, para tratar problemas e dores relacionados com o reumatismo.

Que tipo de tratamentos existem? Um deles consiste, basicamente, em fazer um “panado humano”. Como assim? Verdade! O paciente entra para uma caixa, onde é coberto, até aos ombros. por areia quente.

Estes tratamentos aumentam a sua eficácia se se fizer uma quantidade mínima (cerca de 14 sessões), sendo que especialistas prometem que os efeitos se começam a sentir ao quinto dia.

Outro tipo de utilização desta areia terapêutica consiste em servir de matéria-prima para exfoliações profundas e máscaras faciais. Resultado? Uma hidratação profunda da pele.

No entanto, há uma detalhe muito importante: para que as areias façam o seu trabalho, é importante colocar a pele a suar, uma vez que o ácido do suor dissolve as partículas da areia, permitindo que o cálcio, o magnésio e o estrôncio penetrem na pele.

Conheça as ofertas TopAtlântico para Porto Santo e usufrua de uns dias de descanso para retemperar corpo e mente. Consultar programas >>

Veja também: