5 dicas para fazer um currículo vencedor

Fazer um currículo parece coisa simples, mas um bom currículo pode fazer a diferença entre conseguir ou não o lugar.

5 dicas para fazer um currículo vencedor
Não sabe por onde começar?

Fazer um currículo bom depende muito da forma como é estruturada a informação. Para conseguir um currículo vencedor, é preciso cuidar de alguns pormenores. Num processo de seleção, o seu currículo, tal como o de outros, terá apenas uns minutos de atenção. Por isso, é importante fazer um currículo sucinto, mas também precisa de ter toda a informação necessária.

Siga as nossas dicas para estruturar a informação e fazer um currículo vencedor.


Fazer um currículo em 5 passos

 

1° Passo: Identificação

Para fazer um currículo, deve começar pelos seus dados pessoais e de contacto.
 


2° Passo: Percurso Profissional

Coloque as suas experiências profissionais de forma cronológica. Comece da mais recente para a mais antiga, com datas bem explícitas. Refira sucintamente as principais funções de cada experiência profissional.
 


3° Passo: Formação Académica

Comece pelas habilitações literárias ou grau académico, nome da instituição de ensino, nome do curso, data de início e fim ou previsão de conclusão.
Se for caso disso, faça o mesmo para Pós-graduações, Mestrados ou Doutoramentos.
 


4° Passo: Formação Complementar

Fazer um currículo também inclui informações sobre outros tipos de curso ou ações de formação. Indique o nome da instituição de formação, nome do curso ou formação, carga horária e ano de realização.



5°Passo: Aptidões e competências pessoais e técnicas

Finalize com informação acerca dos seus conhecimentos linguísticos e informáticos e o nível de seu conhecimento. Também pode fazer referência a outras competências pessoais ou técnicas que considere relevantes.
As competências e aptidões aqui descritas são as que adquiriu ao longo da sua experiência pessoal e profissional, não implicam obrigatoriamente a existência de certificados ou diplomas formais.

Veja também: