6 vantagens de fazer um estágio durante a faculdade

Um estágio durante a faculdade pode trazer inúmeros benefícios associados, mas nós selecionamos os 6 grandes motivos para apostar nesta escolha.

6 vantagens de fazer um estágio durante a faculdade
Que tal conhecer a profissão enquanto ainda estuda?

Começar a trabalhar na área onde deseja fazer carreira é o primeiro passo para alcançar os seus objetivos – e, porque não, fazer um estágio durante a faculdade? Esta escolha pode contribuir com inúmeros benefícios académicos e profissionais, enriquecer a sua rede de contactos e melhorar o seu currículo.

Ainda não ficou convencido de que este pode ser o início da sua trajetória profissional? Então fique atento a este artigo e veja os 6 grandes motivos para investir tempo e determinação nesta experiência.

6 vantagens de fazer um estágio durante a faculdade

estagio na universidade

Um estágio realizado ainda durante a frequência na universidade pode ser o elemento diferenciador que procurava para ganhar mais destaque no início na vida profissional. Porquê? Porque esta experiência profissional pode mesmo contribuir para que seja um recém-licenciado mais apetecível para as empresas e, claro, com mais hipóteses de ser bem sucedido.

Mais, para além de contribuir para aumentar a sua experiência profissional e facilitar a entrada no mercado de trabalho, um estágio vai ajudá-lo a entender, na prática, o dia a dia da profissão escolhida – e, o melhor: isso vai acontecer enquanto ainda está a estudar.

Mas, há mais razões para fazer um estágio antes de concluir o curso superior. Tome nota dos 6 grandes benefícios que destacamos e comece a pensar em apostar num estágio durante a faculdade.

1. Um estágio ajuda a fazer a escolha profissional

Tem dúvidas sobre a escolha profissional? Não está sozinho. Muitos jovens chegam a ponderar a decisão da carreira durante a universidade e, ainda que este não seja o seu caso, acredite: um estágio durante a faculdade pode ajudar a acabar com este problema e confirmar a escolha profissional.

A razão é simples: quando começa a trabalhar na área, passa a perceber a realidade da profissão, a prática, os caminhos que pode seguir e as possibilidades reais do mercado.

2. O estágio melhora o currículo e oferece contactos

Não há como negar que o trabalho oferece incontáveis oportunidades para conhecer pessoas e realidades diferentes, ampliando a sua rede de contactos e alargando o seu leque de conhecimentos e experiência profissional. O resultado? Um currículo mais apetecível logo à saída da universidade.

3. O estágio ajuda a desenvolver habilidades práticas

O estágio vai oferecer uma oportunidade de crescimento – pessoal, académico e profissional – e isso vai refletir-se nas habilidades práticas que tem sobre a sua profissão. Este tipo de experiência ajuda a amadurecer, a refletir sobre o convívio com diferentes pessoas e em distintos ambientes, e a entender todas as dinâmicas que fazem parte do universo corporativo. Acredite: esta é uma competência essencial.

4. Contribui para a experiência profissional

Um estágio pode não ser sinónimo de um contrato de trabalho a seguir, mas a verdade é que pode ajudá-lo a conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Afinal, os empregadores dão mais oportunidades a quem já trabalhou na área.

5. Um estágio pode significar ter muitas atividades sociais

Entrar no mercado de trabalho pode ser uma verdadeira aventura. Hoje em dia, muitas empresas criam programas para aproximar os colaboradores e isso inclui o benefício de contar com algumas – ou muitas – atividades sociais. E sim, os estagiários são convidados a conviver. Conhece melhor forma de trocar experiências e aprender mais?

6. Independência financeira? Sim, há estágios remunerados

Pode ainda não ser comum em Portugal, mas no estrangeiro esta é uma prática comum: os estágios podem ser remunerados. Mas, ainda que ir para fora de fronteiras – e fazer um intercâmbio com direito a estágio – não faça parte dos seus planos, há empresas nacionais dispostas a oferecer uma ajuda de custos em troca dos serviços dos estagiários.

Se uma delas gostar de si, esta pode ser a sua primeira experiência de trabalho remunerado e, ainda que seja pouco, vai ajudá-lo a aprender a lidar com a vida financeira.

Preparado para dar o arranque na sua carreira? Não perca tempo e aposte num estágio durante a faculdade. O seu currículo agradece.

Veja também: