AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Quer fazer voluntariado? Saiba como, onde e quando

Tudo o que necessita de saber para fazer voluntariado: os programas existentes e como se pode inscrever.

Quer fazer voluntariado? Saiba como, onde e quando
Que programas existem?

Fazer voluntariado está nos planos de cada vez mais pessoas. O trabalho voluntário é uma oportunidade de aprendizagem, assim como uma excelente forma de desenvolver as suas competências técnicas e pessoais. Damos-lhe algumas dicas para procurar programas de voluntariado à sua medida!


Fazer voluntariado: cá dentro ou lá fora

Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

O voluntariado é uma atividade que está ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das populações. Traduz-se num conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada. Desenvolve-se através de projetos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras. Ser voluntariado corresponde a uma decisão livre, apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.



Que atividades posso realizar enquanto voluntário?

Se está interessado em fazer voluntariado mas ainda não decidiu que tipos de atividades gostaria de realizar, está na hora de tomar uma decisão!
São inúmeras as instituições que acolhem voluntários e diversificadas as carências sociais a que os voluntários podem atender.



Bolsa de Voluntariado

Para começar a pôr em prática o seu objetivo de fazer voluntariado, recomendamos que faça uma pesquisa abrangente das oportunidades que existem perto de si através da consulta da Bolsa de Voluntariado.

Ao fazer esta consulta terá uma perceção muito mais clara das áreas de trabalho voluntário que são mais apelativas para si!



Voluntariado Jovem

Se o seu objetivo é trabalhar com jovens, poderá ter interesse em conhecer o site do Instituto Português do Desporto e Juventude, onde poderá encontrar oportunidades para dinamizar campos de férias, atividades de tempos livres, programas desportivos e de acompanhamento ao estudo, entre outras.

A Fundação da Juventude possui uma bolsa de oportunidades de voluntariado nos mais diversos setores.



Voluntariado Internacional

No site do Serviço Voluntário Europeu encontrará a calendarização das oportunidades de voluntariado existentes na Europa para jovens com idade até aos 30 anos. Pelo trabalho realizado, irá receber uma bolsa de voluntariado que lhe permitirá cobrir as suas despesas no país de destino.

A Organização das Nações Unidas também promove programas de voluntariado. Estes destinam-se a jovens com idade até aos 25 anos, com formação superior, dois anos de experiência profissional e domínio de pelo menos uma língua estrangeira. A duração dos programas de voluntariado vai dos 6 aos 12 meses.



Voluntariado com idosos

Se o seu objetivo é tornar melhor e mais cómoda a vida dos mais velhos, poderá ter interesse em conhecer o Programa Aconchego e o projeto Recados & Companhia.
O primeiro é um programa que junta jovens que procuram casa nas cidades para onde vão estudar com idosos que têm quartos à disposição. Desta forma, os estudantes conseguem um alojamento a preços muito reduzidos e os idosos garantem companhia em casa.

O Recados & Companhia, como o nome indica, é uma plataforma de voluntariado cujo objetivo é mobilizar voluntários para fazer pequenos recados a idosos que se vêm impossibilitados de os fazerem eles mesmos. Uma ida às Finanças ou à mercearia, que aos jovens parece muito simples e rápida de se fazer, pode ser custosa para uma pessoa mais velha. Iscreva-se!



Crie o seu próprio projeto de voluntariado

Se o seu objetivo é fazer voluntariado mas num projeto criado por si, está na hora de colocar esse plano em marcha. A Pista Mágica é uma instituição que promove formação de voluntários que pretendem arrancar com projetos em áreas que ainda não são cobertas pelos projetos e programas já existentes.

Veja também: