5 dicas para fechar um bom negócio

Fechar um bom negócio não é fácil, mas com a ajuda das nossas dicas e algum esforço pode vir a ter resultados surpreendentes nas suas negociações.

5 dicas para fechar um bom negócio
Dicas que se aplicam a qualquer negociação.

Saber negociar é extremamente importante, e qualquer empreendedor precisa de ser capaz de fechar um bom negócio de vez em quando para conseguir progredir. Apesar de não ser fácil conseguir fazê-lo, há algumas coisas que pode fazer para ter maior probabilidade de conseguir aquilo que quer num negócio.
 

5 dicas para fechar o negócio dos seus sonhos

 

1. Procure benefícios mútuos

Fechar um bom negócio implica que este seja benéfico para ambas as partes. Isto significa que é importante concentrar-se em opções que não sejam boas não só para si e para a sua empresa, mas também para a entidade com que está a negociar.

Ao negociar é importante ser específico quanto aos seus objetivos, para que o outro lado possa também explorar opções que tragam benefícios mútuos, visto que para fechar um bom negócio a colaboração é importante.
 

2. Peça sempre mais do que aquilo que espera conseguir

Uma tática usada por excelentes negociadores é a de pedir sempre mais do que aquilo que se espera obter. Existe sempre a possibilidade de obter resultados inesperados, mas mesmo que tal não aconteça terá ainda poder de negociação ao baixar a proposta para o que esperava obter inicialmente.

Veja também: 5 dicas que o vão ajudar a negociar melhor
 

3. Saiba com quem está a lidar

Vale a pena fazer os trabalhos de casa e conhecer bem a entidade com quem negoceia, pois assim conhece os seus objetivos, e saberá como pode utilizá-los para conseguir fechar um bom negócio, através de soluções que beneficiem ambas as partes. Por outro lado, se não conhecer bem a empresa ou organização com que está a lidar, pode vir a fechar negócios com base em informação errada.
 

4. Tenha uma excelente atitude

A forma como age numa negociação pode fazer a diferença entre conseguir fechar o negócio e ter de ficar à espera de uma nova oportunidade para chegar a algum lado. Por norma, a confiança é bastante valorizada, mas humor e uma atitude positiva podem também ajudar a fazer a diferença. 

Deve, também, utilizar linguagem que faça com que não exista qualquer tipo de confronto na negociação – o objetivo é cooperar, não competir.
 

5. Prepare-se para enfrentar objeções

Para conseguir um bom negócio deve preparar-se para lidar com possíveis objeções criadas pelo outro lado, para que não seja apanhado desprevenido. Antecipar possíveis problemas e resolvê-los antes que estes surjam não só o vai ajudar a conseguir um excelente negócio, como também o ajudará a consegui-lo atempadamente. 


Veja também: