Publicidade:

Felicidade no trabalho: 6 dicas essenciais

Sabia que a felicidade no trabalho influencia a performance, a motivação e a satisfação dos profissionais? Conheça as nossas dicas e seja feliz.

Felicidade no trabalho: 6 dicas essenciais
Aprenda a ser feliz no seu emprego e garanta o sucesso profissional

O grau de felicidade no trabalho tem um forte impacto no bem-estar e nos resultados de qualquer profissional. Descubra as 6 dicas que selecionámos e saiba como ser feliz em ambiente laboral.

Felicidade no trabalho: como alcançar em 6 passos


1. Faça aquilo que gosta

Para alcançar a felicidade no trabalho é essencial que se identifique com as tarefas que realiza diariamente. É claro que irá sempre gostar mais de umas atividades do que de outras, mas é importante que, de uma forma geral, o seu trabalho consiga despertar em si um nível saudável de paixão e satisfação.

2. Defina os seus objetivos

Saber qual é a sua posição atual e onde quer chegar ajuda a traçar metas profissionais de uma forma mais clara. Isso fará com que desenvolva as suas atividades com maior empenho e supere os seus desafios com maior motivação.

Este percurso nem sempre é fácil e temos que contar com possíveis adversidades que possam surgir. Devemos absorver todas essas experiências como grandes oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional, que nos vão permitir alcançar os objetivos que tanto desejámos. Com os objetivos bem definidos será mais fácil construir a sua própria felicidade.

3. Aprenda a gerir conflitos

Uma boa gestão de conflitos é essencial para garantir o seu bem-estar no ambiente de trabalho. Com uma estratégia assertiva para gerir os conflitos, conseguirá aumentar a sua felicidade no trabalho de forma mais eficaz.

Deve, ainda, evitar focar-se nos problemas e procurar oferecer soluções para resolver as adversidades no seu ambiente laboral.

4. Saiba dizer “não”

Antes de aceitar um novo projeto, consulte o que já tem agendado para fazer e decida se é viável aceitar mais alguma tarefa. Caso não seja possível, tente ajustar para outra data mais conveniente para si. Isso irá impedir que fique sobrecarregado no trabalho e evitará elevados níveis de stress, frustração e insatisfação laboral.

Use a palavra “não” para potenciar a eficácia do seu trabalho e aumentar a sua felicidade.

5. Cultive bons relacionamentos

Para alcançar a felicidade no trabalho é essencial criar um ambiente organizacional onde impere a confiança, a transparência e o respeito mútuo entre os seus colaboradores. Nas relações interpessoais fortes pode-se falar livremente e pensar de forma mais criativa, sem receio das críticas ou da diferença de opiniões.

Ter bons relacionamentos no trabalho potenciam melhores resultados e aumentam o grau de felicidade dos profissionais envolvidos.

6. Fortaleça a comunicação

Uma boa comunicação é um elemento fundamental para a felicidade no trabalho, pois ajuda a diminuir os conflitos organizacionais e aumenta a satisfação profissional. Todos devem ter a oportunidade de partilhar as suas ideias e as suas experiências de forma assertiva, objetiva e construtiva.

Uma comunicação mais forte origina bons relacionamentos entre as pessoas e aumenta significativamente o nível de felicidade no trabalho.

Lembre-se: A felicidade constrói-se, por isso ponha em práticas as nossas dicas e seja feliz!

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.