Feriados 2018: saiba com quantos feriados e pontes pode contar

A sonhar com uma pausa no trabalho? Comece a planear as suas férias e folgas para o próximo ano, com conhecimento antecipado dos feriados em 2018.

Feriados 2018: saiba com quantos feriados e pontes pode contar
Feriados em 2018: algumas pontes e muitos feriados a meio da semana

O ano de 2018 está aí à porta, e vem recheado de feriados. Saiba com o que pode contar e faça planos com antecedência para poder aproveitar da melhor maneira os feriados em 2018.

Feriados 2018: algumas pontes e muitos feriados a meio da semana

Em 2018, a maior parte dos feriados calha a meio da semana. Para quem vê nos feriados uma oportunidade para aproveitar fins de semana prolongados, há boas e más notícias.

Comecemos pelas menos boas: 2018 não será tão generoso como 2017. No global, iremos trabalhar mais dias, mas ainda poderemos tirar alguns dias de descanso. Agora as boas notícias: em 2018, teremos três fins-de-semana prolongados e três “pontes”.

calendario

Janeiro

Logo a iniciar o novo ano, o cenário de umas mini férias é algo a considerar. Senão vejamos: o dia 1 de janeiro calha a uma segunda-feira e tendo em conta que, possivelmente, o governo irá decretar tolerância de ponto pelo menos no dia 2 de janeiro, terça-feira, é mais ou menos seguro afirmar que poderemos contar com pelo menos 4 dias de descanso.

Março

Sim, saltámos o mês de Fevereiro: teremos que esperar quase 3 meses completos para encontrar um outro feriado, mas pode dizer-se que a espera vai ser recompensadora, pois o feriado de 30 de março, no qual se comemora a Sexta-feira Santa, calha como sempre na sexta-feira anterior ao Domingo de Páscoa, que em 2018 se comemora a 1 de abril.

Abril

O Dia da Liberdade comemorar-se-á a uma quarta-feira, em 2018, e aqui dá-se o início do capítulo dos feriados a meio da semana.

Maio

O Dia do Trabalhador (1 de maio) celebra-se a uma terça-feira, pelo que, caso tenha dias para gozar, aproveite para tirar a segunda-feira, dia 30 de abril. Em Maio, segue-se o feriado do dia 31, no qual se comemora o “Corpo de Deus”. Desta vez, calha a uma quinta-feira, pelo que poderá aproveitar novamente para tirar o dia de sexta-feira, dia 1 de junho, e assim ficar com umas mini-férias.

Junho

Continuando, em Junho dá-se o grande pesadelo de todos os que anseiam pela chegada dos feriados para poder descansar. Pois é, em 2018, o feriado nacional, que se festeja no dia 10 de junho, calha a um domingo.

Em 2018, os santos populares são mais amigos de Lisboa na matéria de calendário. Exclusivo para os lisboetas, o dia 13 de junho de 2018, dia de Santo António, festeja-se a uma quarta-feira. Chegados ao 24 de junho, dia de S. João, festa para os lados da Invicta, temos novamente um feriado a um domingo – pouca sorte!

Agosto

Teremos que esperar até agosto para podermos gozar de mais um feriado, desta vez o dia 15, dia de “Assunção de Nossa Senhora”, que nos brinda com mais uma quarta-feira de pausa laboral.

Outubro

Em outubro, temos o feriado do dia 5, Dia da Implantação da República, que finalmente nos abre perspetivas de fim de semana prolongado, uma vez que calha a uma sexta-feira.

Novembro

Os feriados em 2018 trazem-nos um mês de novembro com feriado no dia 1, Dia de Todos os Santos, assinalado a uma quinta-feira.

Dezembro

Em 2018, temos dois feriados seguidos ao fim de semana. O feriado do dia 1, no qual se celebra a Restauração da Independência, calha a um sábado, bem como o feriado do dia 8, Dia da Imaculada Conceição. Por sua vez, o dia de Natal comemora-se a uma terça-feira, o que poderá ser uma boa notícia para si se tirar férias no dia 24 ou tiver direito a tolerância de ponto.

Veja também: