Publicidade:

Como fazer férias de luxo por uma fração do preço

Viajar à grande sem gastar fortunas? É possível desde que siga alguns conselhos. Descubra neste artigo como fazer férias de luxo por uma fração do preço.

Como fazer férias de luxo por uma fração do preço
Truques para férias à grande sem gastar muito

Viajar é bom. Viajar de forma confortável é ainda melhor, por muito charme que o turismo de pé-descalço possa ter. Mas, como ter umas férias de luxo por uma fração do preço? Sim, porque nem todos temos uma conta bancária que nos permita partir à aventura sem olhar a despesas, mas todos gostamos de hotéis de 5 estrelas e de sermos mimados. A solução é seguir as dicas que apresentamos de seguida.

Férias de luxo por uma fração do preço: 10 dicas essenciais


Aceite trocar de casa com alguém

Troca de Casas

Ok, apostamos que está a pensar que férias de luxo não é ir para casa de alguém. Mas queremos que pense de novo: e se trocar a sua casa, temporariamente, por uma vivenda na Provença francesa ou por um apartamento no centro de Londres?

O homesharing é uma opção a ter em conta se deseja passar uns dias num destino caro – ou quer apenas mudar de ares – com um budget limitado.

Só tem de disponibilizar a sua casa em troca. Há muitos sites que servem de intermediário entre os interessados em trocar de casa nas férias, onde pode obter o feedback de utilizadores e perceber melhor como funciona. Aqui ficam algumas plataformas:

Pesquise e compare preços

Pesquisar preços

Pesquisar e comparar são os dois verbos a praticar por quem quer fazer férias de luxo por uma fração do preço. E acrescentamos outro detalhe importante: fazê-lo com antecedência. Não falamos apenas da reserva do alojamento, mas também das viagens de avião.

Sabia que há uma aplicação onde pode introduzir o valor que quer pagar por uma determinada viagem e receber um alerta quando a viagem estiver disponível por esse valor? Seja como for, comece cedo a pesquisar e a comparar, para ter tempo de fazer o melhor negócio.

Tenha um cartão de crédito com vantagens para quem viaja

Cartão de crédito vantajoso

A melhor forma de pagar uma viagem ou proceder à reserva de um hotel é com cartão de crédito. Isto porque é uma forma de pagamento prática e segura e que a maior parte das vezes oferece vantagens extras ao seu titular. Escolha um cartão de crédito que lhe ofereça um seguro para a viagem que pagou com o cartão, por exemplo, e já terá aí um ótimo benefício.

Há também cartões que oferecem descontos em agências de viagem ou que permitem acumular milhas de avião. Outra questão importante é saber qual a taxa cobrada pelas transações fora do país. Pesquise, compare e escolha o cartão mais competitivo.

Tente obter um upgrade

O “não” está garantido, por isso, não perde nada em tentar um upgrade no seu lugar do avião ou no seu quarto de hotel. Seja simpático e sensato na hora de fazer o pedido e pode ser que lhe ofereçam mais conforto ou algum detalhe luxuoso pelo mesmo preço.

Não é difícil conseguir isso nas companhias aéreas, sobretudo se for um cliente fiel ou se viajar numa altura tranquila e com lugares vazios no avião, se for um dos primeiros a fazer o check-in ou… estiver bem vestido e com bom aspeto.

Fique em hotéis acabados de inaugurar

Hotéis a estrear

Tente descobrir se há novos hotéis no destino para onde quer viajar ou se inauguram próximo da sua chegada: muitas vezes as unidades hoteleiras começam a funcionar em regime de “soft opening”, uma espécie de período experimental com preços mais atrativos e oferta de experiências, com o objetivo de obter um feedback inicial dos hóspedes e assim poder afinar o serviço.

Viva como um local

Em Roma, sê romano

Se nunca usa o táxi no seu dia a dia, porque haveria de usá-lo numa cidade estrangeira? E quem diz táxi, diz outros serviços que poderão ter um impacto significativo no preço das suas férias, mas que não acrescentam valor à sua experiência. Usar o metro ou o autocarro levá-lo ao mesmo sítio por muito menos dinheiro.

O mesmo conselho se aplica a restaurantes, por exemplo: siga os conselhos das pessoas locais insuspeitas, em vez de aceitar as recomendações do rececionista do hotel, que pode ter comissões nos restaurantes que sugere.

Fuja dos destinos mais óbvios

Os destinos mais badalados são os mais procurados e, consequentemente, os mais caros. No momento de escolher as suas próximas férias, pense em locais que já estiveram na moda, mas que entretanto ficaram esquecidos, ou pense em locais pouco prováveis. Temos a certeza que a ousadia da sua escolha se irá refletir em preços bem mais convidativos do que os praticados nos destinos mais óbvios.

Adira aos programas de fidelização

Aproveite os programas de fidelização

Todas as companhias aéreas e cadeias de hotéis desenvolvem programas de fidelização, que oferecem vantagens aos seus clientes. Pode ser que demore a conseguir uma oferta relevante, mas se sempre que viajar escolher a mesma companhia e a mesma cadeia de hotéis, mais facilmente será recompensado com descontos, noites grátis, ofertas de spa ou viagens pagas com milhas, o que lhe permitirá gastar menos dinheiro numas excelentes férias.

Equacione viajar em regime de Tudo Incluído

O regime de Tudo Incluído é muitas vezes associado a programas de férias populares e um pouco massificados, no entanto, pode ser a sua oportunidade para ficar alojado num hotel de luxo, repleto de comodidades. E nos dias que correm, muitos resorts e hotéis com Tudo Incluído já oferecem muito mais do que apenas um restaurante buffet, permitindo que os hóspedes variem de espaços, ambientes e comida ao longo da sua estadia.

Procure viajar fora da época alta

Viajar na época baixa

E para terminar esta lista de dicas para fazer férias de luxo por uma fração do preço, deixamos-lhe a regra mais básica de todas: ir de férias na época baixa. Esta dica é de pôr em prática sobretudo nos destinos em que o clima varia pouco ao longo do ano ou naqueles destinos em que a meteorologia tem pouca importância. Por exemplo: viajar até à Disneylândia fora das épocas de férias escolares pode significar uma enorme poupança, mesmo ficando nos hotéis temáticos do parque.

Veja também: