Não dê descanso ao lazer!

Inscreva-se e receba as melhores dicas e os artigos que realmente lhe interessam.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

Férias de verão: 5 dicas para ocupar as crianças

Campos de férias ou ateliers são apenas dois exemplos de sugestões de formas para ocupar as suas crianças durante as férias de verão.

Férias de verão: 5 dicas para ocupar as crianças
Não sabe como ocupar as crianças durante as férias?

Com a chegada do verão e das férias chega também um problema para grande parte dos pais: não saber ou não ter como ocupar as crianças durante o tempo de férias. São três meses sem aulas e (uma ou mais) crianças cheias de energia e a precisarem de ser ocupadas

Mas, ainda que os avós possam parecer a solução mais óbvia, este é um problema com outras soluções. E não falamos de os deixar em frente à televisão ou agarrados a um tablet. Ao seu dispor e das suas crianças tem várias atividades que serão perfeitas para ocupar as férias de verão.

 

5 Sugestões para ocupar as crianças nas férias de verão

 

1. Campos de Férias

Há para todos os gostos e carteiras, de norte a sul do país. Uma rápida pesquisa na internet e vai perceber o que estamos a dizer. E se falar com amigos ou conhecidos sobre esta possibilidade, certamente vai conhecer alguém que já tenha recorrido a esta solução para manter os filhos ocupados. E a melhor parte é que além de estarem ocupados e se divertirem, os campos de férias ainda são úteis para dotar as crianças de algumas competências importantes para a vida. Sem falar de que são uma boa oportunidade para fazer novas amizades. 

Alguns campos são diários, ou seja, as crianças chegam de manhã e vão embora ao final do dia, outros funcionam em regime fechado. Neste caso, permitem que as crianças durmam no campo. Juntas de freguesia, museus, associações desportivas, escolas de teatro, desporto ou de línguas, zoos ou ATL podem oferecer aquilo que procura.

 

2. Férias desportivas

Se o que não falta às suas crianças é energia então temos uma boa dica para si: ocupe-lhes as férias com desporto. Há vários programas que permitem às crianças ter aulas de várias modalidades desportivas, em muitos casos atividades associadas ao verão.

Por exemplo, a norte pode espreitar a oferta das Férias Desportivas Douro Academy, que é apenas um dos muitos exemplos que tem ao seu dispor. Aqui as crianças vão ter oportunidade de aprender a praticar vela, surf, sup ou surfsky, por exemplo. Todo o material é disponibilizado pela escola. Outro exemplo, mais abaixo, são as Férias Desportivas de Oliveira de Azeméis, onde os participantes praticam dança, caminhadas, piscina, atividades radicais, entre outras.  Mais uma vez, o ideal será procurar na sua zona geográfica. Não faltam são possibilidades.
 


3. Família

Para quem não tem a família por perto, ocupar as crianças durante as pode ser um verdadeiro pesadelo. Mas não quer dizer que a família não é uma solução. Pode não estar por perto mas... está por longe? As crianças vão adorar passar parte das férias de verão na terra, com os avós, os tios-avós, os primos ou outro familiar. E a família vai adorar ter os pequenos por perto. Eles vão estar longe de si, mas vão de certeza ser muito bem tratados e divertir-se.
 


4. Ateliers e oficinas

Ora aqui está uma boa forma de ocupar as crianças durante as férias. E é só escolher de acordo com os gostos das suas crianças. De norte a sul do país a escolha é muita e diversificada. A Fundação de Serralves, a Fundação Calouste Gulbenkian ou o Portugal dos Pequeninos são apenas algumas das entidades que disponibilizam atividades lúdicas para os mais novos no verão. E a pequenada adora. 
 


5. Praia

A maioria das Juntas de Freguesia organiza, anualmente, campos de férias na praia, sendo que algumas juntam crianças e mais velhos nesta atividade, o que é ótimo para ambos. O tempo varia de freguesia para freguesia mas, pelo menos durante duas semanas, é possível aos mais pequenos passarem algum tempo na praia.
 

Missão “férias ocupadas” cumprida 

Ocupar as crianças durantes as férias não tem que ser uma dor de cabeça. Seja em atividades lúdicas, desportivas ou de recreação há muito por onde escolher. Mas claro, lembre-se que é importante que também passem tempo consigo. No fim, desfrutam as crianças e os pais.

 
Veja também: