Férias em casa: o que fazer

As férias em casa não têm que ser aborrecidas. Por isso, não desanime, temos 15 sugestões para aproveitar ao máximo as suas férias.

Férias em casa: o que fazer
Não percas as nossas sugestões e boas férias!

Mesmo que vá passar as férias em casa, continua a ser tempo de descanso, por isso, esqueça a roupa para lavar, as gavetas para organizar, os e-mails para verificar e nada de grandes limpezas, refeições complicadas ou demais tarefas aborrecidas.

É tempo de desligar a ficha e fazer aquilo que mais lhe dá prazer. Assim, para começar, temos três recomendações: desligue o computador, o telemóvel e o alarme.

15 sugestões para passar as férias em casa

1. Turista na própria cidade

É sempre assim, tiramos férias para ir conhecer o mundo mas, quando se trata da nossa cidade, é muito possível que ainda não conheça o novo parque da cidade, os museus e monumentos ou os parques de animais. Se vai passar as férias em casa, este é o programa perfeito! Imagine que é um “estrangeiro” e tire um dia para percorrer as ruas do centro e para ver tudo o que nunca viu na sua cidade: o mais pequeno detalhe tem o seu encanto.

mapa

2. Maratona de cinema em casa

Passa o ano a lamentar-se que nem teve tempo para ver, pelo menos, os nomeados aos Óscares? Não tem mais desculpas! Prepare um bom balde de pipocas e arranque com a maratona de cinema em casa – estas aplicações dão uma ajuda. Quem diz filmes, diz livros!

cinema

3. Maratona de cinema em casa versão mini

E já que estamos a falar de maratonas de cinema, se tiver os miúdos em casa já sabemos que é necessário uma pequena adaptação…Aproveite para (re)ver os clássicos da Disney e apresentá-los à pequenada. Além disso, insira na playlist alguns dos filmes de animação mais atuais: vai ver que fica colado ao ecrã e que vai querer ver outro e outro.

cinema 2

4. Manhãs de sol

Se é um dos muitos portugueses que adora praia, aproveite as manhãs para apanhar banhos de sol numa das melhores praias do país, de norte a sul e também no interior, galardoadas com Bandeira Azul. Se não tem praia por perto, vá para a piscina municipal, do parque de campismo da zona ou em casa de amigos.

praia

5. Mergulhar na piscina

Se não tem praia por perto, não faltará certamente uma piscina municipal, ou até mesmo de um hotel ou de um parque de campismo na sua zona de residência. Quiçá até um amigo poderá ter uma no seu jardim? Mesmo com praia por perto, por vários motivos pode preferir a opção da piscina (ex: pelos facto de ter piscina para pequeninos).

piscina

6. Piquenique em família

Junte novos e velhos e faça um grande piquenique em família. Pode ser no parque da sua cidade, na praia, junto ao rio ou mesmo no jardim de casa. O que importa é reunir a família e passar um dia diferente. Faça desta uma nova tradição familiar.

piquenique

7. Acampar no jardim

Vá, literalmente, para fora cá dentro! Se tem miúdos, eles vão adorar esta pequena aventura em família. Leve a tenda para o jardim, prepare uma fogueira para assar marshmallows como nos filmes, apreciem as estrelas, partilhem histórias de terror e divirtam-se!

jardim

8. Faça exercício

Sabemos como é difícil, no loucura do dia a dia, ter tempo para cuidar de si. Se vai passar férias em casa, é a altura perfeita para começar uma rotina de exercício. Pode ser uma caminhada, corrida, yoga em casa ou ginásio. Tempo não lhe vai faltar! Depois é uma questão de se organizar para manter depois das férias.

treino

9. Road trip

Portugal está cheio de história, vilas pitorescas, belas praias e a melhor gastronomia. Escolha um destino, prepare um roteiro e parta de viagem em família ou com amigos para descobrir um novo pedaço de país. Pode fazê-lo de carro mas achamos que de comboio tem muito mais piada!

road trip

10. Festas e romarias

O verão é tempo de festas, romarias e festivais gastronómicos. Quem é que não gosta de bifanas, farturas, algodão doce, bailarico, carrinhos de choque e rodas gigantes? Esqueça os preconceitos, junte os amigos e aproveite as dezenas (centenas?) de festas populares que há pelo país e divirta-se!

festa

11. Tempo de qualidade

Depois do jantar, aproveite as noites quentes e vá para a rua para uma caminhada ou deixe-se ficar pela varanda ou pelo jardim, enquanto lê um livro, faz planos para o futuro ou apenas contempla as estrelas.

read

12. Usufruir da sua casa

Tem jardim em casa? E utiliza-o devidamente? Quantos jantares já organizou lá fora? E a sua varanda? É daquelas que é sempre elogiada? Pois bem, e quanto tempo é que costuma lá passar? Aproveite para se deixar ficar pela varanda ou pelo jardim, enquanto lê um livro, faz planos para o futuro ou apenas contempla o sol, durante o dia ou as estrelas, durante a noite.

jantar

13. Dormir, dormir e dormir

Aposto que vai adorar este plano de férias em casa: não fazer nada! Desligue e durma o maior número de horas possível. É tempo de recarregar baterias, não as quer gastar todas ao ponto de precisar de férias para recuperar das férias, pois não? No máximo, encha a banheira de água e sais e tome um longo e relaxante banho. E se tem pequeninos em casa, deixe-os na tia ou na avó para ter um dia inteiramente para si.

dormir

14. Relaxe

Sabe aquele programa de relaxamento que anda a adiar há meses? Ou aquela massagem que gostava mesmo de experimentar? Agora é o momento. E não se sinta culpado por gastar uns euros a mais: afinal, ao passar as férias em casa não está a gastar dinheiro em alojamento e grandes deslocações.

massagem

15. Workshops em força

Hoje em dia o que não falta é oferta de diversos workshops: culinária, cake design, fotografia, danças várias, pintura, teatro…podíamos fazer uma lista infindável. Aproveite esta altura de férias e faça um (ou dois) workshops; o seu lado mais criativo vai agradecer-lhe!

pintar

Veja também: