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Férias no trabalho: 6 dicas para se organizar

Andava a contar os dias e as horas que faltavam para tirar férias no trabalho... Mas lembrou-se de organizar tudo? Veja estas dicas.

Férias no trabalho: 6 dicas para se organizar
Saiba tudo o que deve fazer para ir de férias descansado

Os dias pelos quais tanto ansiava chegaram! Tirou férias no trabalho, fez as malas e viajou para uma praia paradisíaca. Está deitado à beira mar, a aproveitar o devido descanso, e… toca o telefone. É um colega de trabalho a perguntar onde está uma pasta com documentos urgentes ou a dizer que há um cliente que ficou a aguardar uma resposta sua. Não quer que isto aconteça pois não?

Para que consiga aproveitar da melhor forma o seu descanso e para que não tenha na cabeça as responsabilidades e preocupações, antes de ir deve preparar as férias no trabalho e seguir alguns passos para que a sua ausência quase não seja notada e para que o trabalho dos seus colegas não seja prejudicado.
 

Férias no trabalho: tudo o que deve fazer antes de partir!
 

1. Programe o que precisa de fazer e termine tudo o que puder

Programar a sua saída para férias vai permitir que os dias anteriores sejam menos stressantes.
Faça uma lista sobre todos os projectos que tem que concluir e decisões que precisa de tomar antes de ir de férias. Se for preciso trabalhe um pouco mais para terminar algumas tarefas. É melhor isso do que levar essa preocupação consigo.
 

2. Confirme a sua agenda

Alguém marcou uma reunião importante para uma altura em que já não está no local de trabalho? Enganou-se e ficou de ligar a um cliente num dia em que já está de férias? Confirme todas as datas e organize a sua agenda para que tudo corra bem. O ideal é marcar as férias na agenda mal saiba as datas para que isto não aconteça.
 

3. Informe o chefe e os colegas

Não espere pelo último dia para lembrar o chefe que não vai estar na empresa nos próximos dias. Informe também os colegas que estão nos mesmos projetos ou cujo trabalho dependa, de alguma forma, das suas funções. Pode e deve estender este aviso a clientes ou parceiros de negócios com os quais trabalha frequentemente, indicando as datas em que estará de regresso.
 

4. Delegue tarefas ou prepare um manual

Há alguém que vai desempenhar as suas funções enquanto está ausente? Então procure, nas últimas semanas antes de ir de férias, preparar essa pessoa, passando-lhe todas as informações que necessita e até contatos de outros colegas a quem pode recorrer no caso de dúvidas. Pode ainda deixar um manual com instruções sobre a forma como costuma resolver certos assuntos ou com informações sobre temas que possam ter ficado pendentes e que é preciso fazer. Isso pode evitar que o seu telefone toque durante as férias!
 

5. Arrume a sua mesa ou espaço de trabalho

Aproveite as férias para organizar o seu espaço de trabalho. Limpe a secretária, ponha todos os documentos que possam ser necessários na sua ausência nos devidos lugares, disponibilize a password do seu computador, se achar que pode ser necessária. Além de deixar tudo preparado para se alguém precisar de alguma coisa também lhe vai saber bem voltar de férias e encontrar uma mesa arrumada.
 

6. Crie uma resposta automática no seu email

Chegou ao último dia e já tratou de tudo? Ainda bem. Agora basta preparar o seu email para que envie uma resposta automática a quem o contate, informando que está de férias, as datas em que regressa e com os números e email de outra pessoa que possa contatar na empresa em caso de urgência.
 
Se fez isto tudo está preparado! Só nos resta desejar-lhe boas férias!

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