AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Festa de Natal da empresa: 5 dicas de sobrevivência

A festa de Natal da empresa pode ser uma “faca de dois gumes”. Conheça as nossas dicas de "sobrevivência" profissional para a quadra festiva. 

Festa de Natal da empresa: 5 dicas de sobrevivência
Saiba como divertir-se sem comprometer a sua imagem profissional.

E eis que depois de um ano de trabalho chega a tão aguardada festa de Natal da empresa. Um jantar com os colegas de trabalho que se pode alongar e… arruinar a sua imagem profissional se não tiver alguns cuidados.
 
Parece-lhe exagerado? Talvez sim… ou talvez não. Por muito que pense ter tudo sob controlo, a festa pode “descambar” mais depressa do que possa imaginar.
 
Apesar de estar num ambiente mais relaxado, não significa que deva descurar o seu comportamento. Conheça algumas dicas para que não prejudique a sua imagem profissional durante a festa de Natal da empresa.
 

5 Dicas para ultrapassar com sucesso a festa de Natal

Mesmo tratando-se de uma festa há um pequeno (grande) detalhe que não deve esquecer: é a festa de Natal da empresa onde trabalha. E ainda que o ambiente descontraído o convide a relaxar, tenha em atenção o seu comportamento. A última coisa que quer é comprometer a sua reputação ou mesmo o seu emprego.
 
É fundamental que se lembre do seu papel. Em ambiente de festa ou não, continua a ser um colaborador da empresa e como tal existem algumas regras de etiqueta que deve seguir. Para evitar constrangimentos leia as nossas cinco dicas de “sobrevivência” para garantir que se diverte “sem riscos”:
 

1. Beba com moderação

Esta deve ser uma das regras principais a seguir na sua festa de Natal da empresa. Por muito óbvio que lhe possa parecer, acredite que há muitos profissionais que não resistem e “caem em tentação”. Mesmo que não veja qualquer problema no "calor do momento", pode ter alguma dificuldade em encarar os seus colegas e (pior!) as suas chefias no dia seguinte.
Lembre-se que estas festas são também um espaço de networking não só com colegas de outros departamentos, mas também com os seus superiores hierárquicos. E mais, durante todo o tempo o seu profissionalismo e comportamento vai estar sujeito a uma observação próxima das suas chefias.
É uma razão forte para manter o pleno uso das suas faculdades, não lhe parece?
 

2. Atenção ao Dress Code!

Vestidos demasiado justos ou curtos e t-shirts podem não ser a melhor escolha de vestuário para usar na festa de Natal da empresa. Opte por algo sóbrio. Apesar de ser uma festa não deixa de ser um evento institucional. Se isso o ajudar, tente saber junto dos seus colegas mais próximos o que vão vestir para que possa escolher algo que se enquadre no estilo adotado pela maioria.
 

3. Evite temas de conversa polémicos

Está num ambiente de festa pelo que deve manter um discurso positivo. Política, dinheiro, religião ou outros temas que possam ser controversos devem ser evitados. Lembre-se que cada um tem as suas ideias e trazer à mesa um assunto desta natureza pode “azedar” os ânimos, provocar discussões e, consequentemente, um ambiente mais pesado. Fale sobre as férias, cinema, música ou outro assunto do género. Mas acima de tudo, mantenha um discurso positivo e leve.
 

4. Não fique na sua “área de conforto”

Ou seja, misture-se no meio dos convidados. Não se limite a falar apenas com os seus colegas mais próximos. A festa de Natal da empresa serve para isso mesmo: para que possa conhecer melhor outros colegas de trabalho que - caso contrário - possivelmente nem vê durante meses a fio. A ideia é que possa contactar de perto com colegas de outros departamentos. E quem diz colegas de trabalho, diz superiores hierárquicos.
 

5.Sair na hora certa

É importante que participe na festa de Natal da empresa, mas saber quando abandonar a festa também é uma virtude. Não seja o primeiro a sair, mas evite ser o último. Quando a “animação” começar a acalmar, despeça-se dos seus colegas e chefias e saia.
 

Divirta-se!

Sim, apesar das limitações necessárias, também é possível divertir-se na festa de Natal da empresa e manter a sua imagem profissional intacta.
 
Pode relaxar, brindar e até dançar. Mas faça-o com moderação e dentro dos parâmetros do profissionalismo. Afinal de contas, mesmo sendo uma festa, é um evento de trabalho.
 
Veja também: