8 festas e eventos de Barcelona a não perder

Se está a pensar ir a Barcelona, aproveite e participe num evento especial da cidade. Confira este guia e prepare-se para dias animados na capital da Catalunha.

8 festas e eventos de Barcelona a não perder
Há eventos para todos os gostos em Barcelona

Cosmopolita, alegre e criativa, a capital da Catalunha não precisa de grandes motivos para levar as pessoas a sair à rua e conviver. No entanto, há festas e eventos de Barcelona que conferem à cidade uma aura ainda mais atrativa.

Ao longo do ano, o calendário local preenche-se com festas populares, festivais de música e outros acontecimentos culturais. De seguida, confira a nossa seleção, feita de eventos para todos os gostos.

8 festas e eventos de Barcelona imperdíveis

Grande Prémio de F1

grande premio espanha

Se é um apreciador do desporto motorizado, pode usar a desculpa de não termos em Portugal um Grande Prémio de Fórmula 1 para fazer as malas e rumar até à Catalunha para o Grande Prémio de Espanha.

Em 2017 acontece no fim de semana de 12 a 14 de maio e promete emoções fortes ou não houvesse um espanhol – Fernando Alonso – a competir. Por curiosidade, fique a saber que o primeiro Grande Prémio no circuito de Barcelona-Catalunha foi disputado em 1991 e o record da volta mais rápida data de 2008 e pertence ao finlandês Kimi Räikkönnen.

Primavera Sound

primavera sound barcelona

Um festival de música internacionalmente reconhecido, cujo sucesso levou-o além-fronteiras, existindo também uma edição anual na nossa cidade do Porto. Em 2017, os palcos catalães do Primavera Sound recebem os artistas de 31 de maio a 4 de junho e são já mais de 100 as bandas e artistas confirmados.

Rock, pop e dance music underground são os estilos que preenchem o cartaz, ainda que a escolha seja criteriosa e mais assente na qualidade do que no número de discos vendidos. Em paralelo, realiza-se o Primavera Pro, um conjunto de conferências, workshops e showcases, que pretende pôr em contacto artistas e profissionais da área musical.

Sant Joan

sant joan barcelona

Na noite de 23 para 24 de junho, não são só os portuenses que saem à rua em honra de São João. Os barcelonenses, e os muitos turistas que estão sempre nessa altura na cidade, também. Os amigos e os vizinhos organizam jantares conjuntos e bailaricos em cada bairro, fazem-se fogueiras nas praças e dão-se mergulhos no mar de madrugada.

Trata-se de uma festividade de pendor religioso, mas na qual coexistem alguns elementos pagãos, assinalando-se igualmente o solstício de verão. Aliás, as fogueiras têm a sua origem na crença de que afastariam os espíritos maléficos.

Nesta noite mágica não faltam ainda os brindes com cava (espumante espanhol), nem a típica coca de Sant Joan (bolo com fruta cristalizada). Conte ainda com festas na praia, muita música nas ruas e fogo de artifício.

Barcelona Beach Festival

barcelona beach festival

Dançar na praia pode ser uma atividade tão divertida quanto libertadora e essa é uma das premissas do Barcelona Beach Festival, um evento dedicado à música de dança que ocorre anualmente na Platja del Fòrum.

O cartaz costuma ser bastante atrativo e o cenário não podia ser melhor escolhido para uma noite de verão: a praia del Fórum combina uma envolvente arquitetónica contemporânea com uma paisagem costeira privilegiada. Se não quiser faltar a esta grande festa da música eletrónica aponte na agenda as datas deste ano: 15 e 16 de julho.

Fiesta Mayor de Gracia

fiesta mayor gracia barcelona

Todos os anos, as ruas do bairro de Gracia enfeitam-se de forma colorida e extravagante para receber habitantes e forasteiros. Entre o dia 15 e o dia 20 de agosto, todos os caminhos vão dar à Gracia. Ninguém quer perder o ambiente alegre e festivo que ali se vive durante a Fiesta Mayor, incluindo à noite, quando não faltam concertos, bailes, bares e restaurantes de rua.

Passeie pelas ruas deste bairro cheio de personalidade e decida qual delas deve levar o prémio: a disputa é enorme e os moradores de cada calle investem horas e horas em trabalhos manuais, utilizando muitas vezes material reciclado como cartão e garrafas de plástico, para conseguirem uma decoração original e surpreendente. Sem dúvida, uma das melhores festas e eventos de Barcelona.

Sónar

sonar barcelona

Criado em 1994, este festival é muito mais do que isso. É um evento cultural, pioneiro e único, tanto no formato como nos conteúdos. Música, criatividade e tecnologia é o lema deste acontecimento anual, que só em 2016 recebeu 115 mil participantes oriundos de 101 países.

A programação do Sónar oferece arte e lazer, vanguardismo e experimentação, sobretudo no que diz respeito à criação digital e às mais atuais tendências de música eletrónica.

Para além dos concertos que se realizam maioritariamente à noite, há um sem número de atividades como palestras e workshops durante o dia. A edição de 2017 está marcada para 15, 16 e 17 de junho.

La Mercè

la merce fiesta barcelona

La Mercè é a maior festa popular de Barcelona. Acontece sempre por volta do dia 24 de setembro, data em que na cidade se honra a Virgen de La Merced. Desde 1980 que é considerado um evento de interesse turístico nacional. Algumas das tradições mais famosas e acarinhadas são os arriscados castells (torres humanas), os gigantones e os correfocs (pessoas vestidas de diabo que correm, dançam e saltam fogueiras).

Mais recentemente, tem tido lugar de destaque no cartaz das festas a Feira de Vinhos da Catalunha, a Cursa de La Merced (uma corrida de atletismo de dez quilómetros), e o espetáculo de fogo de artifício sincronizado com as fontes luminosas de Montjuïc. Não faltam ainda concertos, exposições e muita animação de rua.

Calçotada

calcotada barcelona

E agora, neste nosso roteiro das festas e eventos de Barcelona, lugar para um acontecimento gastronómico que por certo desconhecia. Falamos da Calçotada, uma festa cujos protagonistas são os calçots. E o que são os calçots? São uma espécie de cebola ou alho-francês doce cultivada na região, que se grelha na brasa e se come com um molho especial.

O festival mais conhecido realiza-se em Valls, Tarragona, a cerca de 100 km da capital da Catalunha, mas em Barcelona não faltam lugares para saborear esta especialidade.

Em quase todos os bairros há restaurantes que organizam “calçotadas”. Se estiver na cidade na época dos calçots, pode sempre tentar comê-los nestes locais: Carmen, El Jardí de l’Àpat, Disbarat.

Barcelona está à sua espera! Reserve já o seu hotel ao melhor preço >>

Veja também: