7 festas e eventos de Lisboa a não perder

Música, cinema, festas populares, tecnologia: em Lisboa há eventos para todos os gostos. Confira esta lista e aproveite tudo o que a cidade tem para oferecer.

7 festas e eventos de Lisboa a não perder
A capital é onde tudo acontece

A nossa capital encanta durante todo o ano e não é preciso nenhum acontecimento especial para poder usufruir em pleno a cidade. No entanto, há festas e eventos de Lisboa que já se tornaram marcos culturais incontornáveis e que proporcionam momentos inesquecíveis a todos os que neles participam.

Do desporto à gastronomia e dos arraiais aos melhores festivais de verão, não faltam pontos altos no calendário lisboeta. Confira a nossoa seleção.
 

7 festas e eventos de Lisboa imperdíveis


Santo António e Festas de Lisboa

marchas
As festas ligadas aos santos populares acontecem um pouco por todo o país, mas em Lisboa, as festividades ligadas ao Santo António são um verdadeiro cartão de visita da cidade. O momento alto dá-se na véspera do dia 13 de junho, que é feriado municipal. Nessa noite não faltam bailaricos, arraiais e sardinhadas espalhados pelas ruas da cidade, nomeadamente nos bairros mais típicos como Alfama, Castelo, Graça, e Mouraria.

A Câmara Municipal de Lisboa aproveita esta altura para organizar as Festas de Lisboa, que se prolongam por quase todo o mês de junho e todos os anos são várias as atividades e eventos a não perder, desde as marchas populares aos concertos e às exposições.



WebSummit

summit
O maior evento do mundo de empreendedorismo ligado à tecnologia e à inovação escolheu Lisboa para a última e para as duas próximas edições. Milhares de pessoas invadem a capital para apresentar ideias, dar testemunhos, procurar projetos para investir ou apenas para contactar com este mundo sempre em movimento.

Desde os CEO’s das maiores empresas tecnológicas mundiais ao anónimo que teve uma ideia que vai mudar o mundo, tudo converge para Lisboa nos dias da WebSummit. Se tiver interesse em participar, inscreva-se com antecedência, pois os preços, que já não são meigos à partida, vão aumentando conforme se aproxima a data do evento.



Lisbon & Estoril Film Festival

film
Também conhecido por LEFFEST e prestes a comemorar dez anos de existência, este é já um dos principais eventos de cinema do país. Tem-se apresentado como um festival eclético, com programas de qualidade e com convidados de peso, que ajudam a colocar Portugal no roteiro cinematográfico mundial.

Para além das apresentações dos filmes, muitos em regime de estreia, e da entrega dos prémios, há sempre masterclasses com artistas de renome, exposições, simpósios e outros eventos associados ao festival, como por exemplo o Encontro Internacional de Escolas de Cinema.
 


Peixe em Lisboa

peixe
Portugal tem do melhor peixe do mundo e em Lisboa há um evento que prova isso mesmo. Cozinheiros, chefs, foodies e simples apreciadores juntam-se todos os anos no festival gastronómico “Peixe em Lisboa” para valorizar e celebrar este produto de excelência.

Menus especiais com pratos de degustação, show-cookings, provas de vinho, concertos de fado e muito mais, num evento que costuma acontecer no Terreiro do Paço e traz ao nosso país conceituados chefes internacionais.



Feira do Livro

feira
Um evento cultural clássico, cujo interesse e importância vai sendo transmitido de pais para filhos, ou não fosse já a Feira do Livbro de Lisboa para a sua 83ª edição. Para além dos stands das editoras, há sempre um programa paralelo rico, onde constam conversas e sessões de autógrafos com autores, horas do conto, pequenos teatros, etc. Acontece sempre na primavera, entre maio e junho.
 


Meia Maratona de Lisboa

maratona
Diga lá se não acha impressionantes as imagens dos corredores a atravessar a ponte 25 de abril, todos os anos, por altura da Meia Maratona de Lisboa, um evento que congrega profissionais, amadores e até atletas ocasionais que só querem caminhar.

A próxima está marcada para março do próximo ano e promete, uma vez mais, ser uma grande festa do desporto e da atividade física, tendo como cenário as bonitas margens do rio Tejo.
 


Rock in Rio Lisboa

rir
Mais do que um festival de música, o Rock in Rio é já uma marca internacional de entretenimento. Nascido no Rio de Janeiro em 1985, o festival chegou a Lisboa, ao Parque da Bela Vista, em 2004. Após esta primeira internacionalização, o Rock in Rio estende-se agora também aos Estados Unidos e a Espanha.

Em Lisboa, o evento acontece ao longo de vários fins de semana, trazendo aos seus palcos artistas e bandas famosos. Rolling Stones, Brian Adams, Robbie Williams, Metallica, Shakira e Bruce Springsteen foram apenas algumas das estrelas que já vieram ao Rock in Rio Lisboa. Mas nem só de concertos se faz este festival, que acontece sempre no final da primavera/princípio do verão: o espaço onde se realiza, batizado de “A cidade do Rock”, é imenso, com vários pontos de lazer e entretenimento, comércio e restauração.

Agora que já conhece alguns das melhores festas e eventos de Lisboa, escolha o que mais lhe interessa e aproveite para partir à descoberta da capital.

Veja também: