8 festas e eventos de Londres que não pode perder

É na capital britânica que se realizam alguns dos festivais e eventos mais interessantes do planeta. Condensámos neste roteiro as 8 melhores experiências.

8 festas e eventos de Londres que não pode perder
Com tanta coisa a acontecer em Londres, o difícil é escolher

A capital inglesa é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo e isso reflete-se na enorme oferta cultural que coloca à disposição de quem a visita. Confira a nossa lista das melhores festas e eventos de Londres. Encontrará de tudo e para todos os gostos, da moda à música, do teatro ao desporto.
 

E as 8 melhores festas e eventos de Londres são... 


1. The Proms

the proms

Um dos festivais de música clássica mais conhecidos em todo o mundo. O palco principal dispensa apresentações: é o famoso Royal Albert Hall. O The Proms Realiza-se no verão e consiste em várias semanas de intensa programação, incluindo os concertos nos parques que deram origem ao nome: The Proms é a abreviatura para “Promenade Concerts”, ou seja, concertos em que as pessoas vão ouvindo enquanto passeiam ao ar livre.
 


2. Carnaval de Notting Hill

Acontece no final de agosto e promete pôr toda a gente a dançar no meio da rua. É a maior street party da cidade e a inspiração é caribenha, o que siginifica que a música, o desfile e a maior parte das bancas de comidas e bebidas têm sabor tropical. Curiosamente, tem lugar num dos bairros mais elegantes de Londres.
 


3. Maratona de Londres

maratona

Cada vez há mais pessoas a colecionar maratonas internacionais. Se é o seu caso, saiba que a próxima Maratona de Londres será no dia 23 de abril de 2017. Serão 42,195 quilómetros solidários: parte do valor arrecadado com as inscrições reverte a favor de associações de apoio a vítimas de cancro.
 


4. Torneio de Wimbledon

Este torneio de ténis dispensa apresentações e mesmo que não seja fã da modalidade equacione assistir a um jogo deste grande evento desportivo de reconhecimento mundial: a presença de celebridades é garantida. Realiza-se no mês de julho.
 


5. London Fashion Week

fashion

Paris, Milão, Nova Iorque e... Londres. A London Fashion Week é um dos grandes eventos de moda mundiais e não é preciso pagar bilhete para ver criatividade, estilo e atitude em doses industriais: basta passar nos locais onde se realizam os desfiles e as after-parties para se cruzar com famosos - se tiver sorte! - ou desconhecidos extravagantes e cheios de pinta. Realiza-se duas vez no ano: fevereiro e setembro.
 


6. The Camden Fringe

Os festivais “fringe”, com o mais conhecido a ter lugar em Edimburgo, na Escócia, são eventos dedicados às artes performativas: teatro, dança, marionetas, story-telling, malabarismo, etc., que apostam em artistas emergentes e em espetáculos curtos onde o elemento humano se sobrepõe à tecnologia. O The Camden Fringe existe desde 2006, acontece em agosto, e é já uma das principais festas e eventos de Londres.
 


7. Bonfire Night

bonfire

5 de novembro é um dia muito especial para os londrinos: é a data do maior e mais bonito fogo de artifício da cidade. São vários os pontos de onde é lançado o fogo e há muitos locais que oferecem vista privilegiada. Toda a cidade fica coberta por um manto de brilhos coloridos, garantia de uma noite mágica.
 


8. Abertura das Iluminações de Natal

A época de natal é das que chama mais turistas a Londres e um dos motivos é, sem dúvida, o cuidado com que os comerciantes locais decoram as ruas e as montras. O momento em que as luzes são ligadas pela primeira vez, a cada ano, é uma cerimónia a não perder. 

Em Oxford Street, por exemplo, são ligadas 750 mil lâmpadas LED e a rua é fechada ao trânsito. Em Bond Street, o momento é igualmente assinalado com pompa e circunstância, assim como em Regent Street, Covent Garden e nas galerias Harrods.

Veja também: